Boas estou na criação de um pequeno jogo de rally, mas tenh uma duvida...
Queria kriar um jogo arcade tipo se o carro n chegar a meta dentro do tempo limite perde, caso chegue passar de nivel...
O problema é k nao sei criar contador de tempo (relogio) para que isso aconteça...
se algem me poder explicar como se fax agradecia muito
contador de tempo
(4 posts) (2 voices)-
Escrito há 10 years #
-
Um contador de tempo é uma variável (property), à qual somas uma unidade negativa a cada segundo que passa, e várias unidades positivas em cada checkpoint da tua pista. basta criares uma variável do tipo "integer", um sensor "always" com o pulse a 60 (o tempo no motor de tempo real do blender é medido em frames, e deves ter o teu 60 frames por segundo) ligado a um actuador "property" que adiciona uma unidade negativa à propriedade tempo que acabaste de criar... para confirmares, activa o "Debug" em frente à propriedade e liga a opção "Show Debug Properties" no menu Game.
Escrito há 10 years # -
Muito obrigado meu, não so m ajudas t com esse problema como m fixes t descobrir cenas importantes k ainda n sabia faxer....dix m so apenas mais uma cena...kand estou a testar o game com a tecla "p" n blender mostra m o tempo, pk habilitei o k m dixes t, mas kand gravo como runtime .exe ja n aparece nada, como faço aparecer la o tempo?
Escrito há 10 years # -
Esse passo é um pouco mais complexo e obriga-te a investigar um pouco mais sobre o blender game engine...
De qualquer forma, para abreviar, precisas de criar um plano com uma propriedade chamada "Text", que vai servir como contentor no ecrã do valor do tempo. A esse plano associas uma textura especial: uma imagem da fonte de letra que queres usar (uma imagem de todas as letras e números da tabela ascii reduzida, o que quer dizer que não inclui acentos nem caracteres especiais). Tens um exemplo de uma imagem de fonte em http://www.blending-online.co.uk/site_images/Tutorial_Text2.jpg
Fazes isso em "UVFace Select". Depois de associares essa textura tens de reduzir as coordenadas UV para englobar apenas o primeiro caracter da fonte e activas a propriedade "Text" e a propriedade "Alpha" no painel de Texture Face, que está disponÃvel sempre que entras em "UVFace Select" nos painéis de geometria (F9).
Se tudo correr bem, a partir desse momento, quando activares o motor de jogo, deves ver no plano não o caracter inicial que mapeaste, mas o valor que tiveres na variável "Text".
Essa variável "Text" pode ser a tua variável de tempo e pode ser do tipo "integer", apenas o seu nome tem de ser "Text"... e tens de criar um plano com uma variável com este nome para cada linha de texto que queiras usar no game engine.
De qualquer forma, podes aprofundar um pouco mais a informação que aqui te deixo em http://www.blending-online.co.uk/8501/17001.html
Espero que a informação seja útil. Abraço e bom trabalho!
Escrito há 10 years #
Responder
Tem de iniciar sessão para enviar uma mensagem.