Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#26 2013-06-27 15:17:50

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 814
Website

Re: Resilience Satelle

Obrigado por nunca teres desistido deste magnífico projecto apesar dos altos e baixos! A isso chama-se resiliência.

Mas olha.. para um próximo projecto, tenta não seres tu a fazer tudo. Eu sei que isso tem muito a ver com restrições mas ainda assim..
Sou cada vez mais a favor da especialização.. claro que devemos saber fazer um pouco de tudo mas é completamente diferente quando as tarefas são divididas e tratadas sem outras distracções.

Não estou a dizer que fizeste um mau trabalho.. nada disso! Antes pelo contrário. Às vezes custa-me a acreditar que isto tenha vindo tudo de uma só cabeça (fora alguns modelos feitos aqui pelo pessoal).

Mas agora imagina que podias trabalhar apenas num aspecto do filme sem teres que te preocupar com todos os outros.. Se o Resilience Satelle já está com todo este brilho imagina como ficaria se fosse fruto de trabalho especializado feito por uma equipa..

Por exemplo, no argumento, há pormenores demasiado técnicos. Isto quer dizer que num momento em que todos os teus esforços deviam estar canalizados para contares uma história o melhor possível, estavas ao mesmo tempo a pensar na parte técnica da animação..

Mais uma vez, não me interpretes mal.. Acho que é de louvar todo o cuidado e atenção que deste a todos os aspectos do Resilience Satelle, mas imagina se pudesses focar todo esse cuidado numa única especialidade.. É claro que depois tinhas que encontrar pessoal com o mesmo nível para tratar dos restantes aspectos.. isso deve ser complicado..



Parabéns! ..e continua resiliente!

Offline

#27 2013-06-27 15:57:59

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Eu bem que queria hehe mas nem há pessoal suficiente com capacidade para trabalhar ao nível pretendido, não há dinheiro... não há nada de nada a não ser vontade hmm mas sim tens toda a razão. smile
Eu nunca desistirei, apenas vou levar tempos e tempos até o concluir.

No argumento sim, sem duvida, escrevi-o para o fazer tendo em conta que serei eu a fazê-lo hmm

Offline

#28 2013-06-27 16:56:36

José
Membro
De: Vila Nova de Gaia
Registado: 2013-04-15
Mensagens: 77
Website

Re: Resilience Satelle

Concordo com o Utopia, sempre em frente é que é o caminho por mais dificil que aparente ser, é um esforço muito grande o que te propuseste a fazer e quem andar nestas andanças do 3D reconhece-o.

E conforme foi dito quem sabe não consigas distribuir o "fardo" de forma a atingir mais facilmente o objectivo?

Forca aí !!

Offline

#29 2013-06-27 21:42:15

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Eu distribuiria o fardo de bem grado, mas sou péssimo publicista smile
Obrigado José!

Offline

#30 2013-06-28 00:32:12

MrOverclock
Membro
Registado: 2013-05-13
Mensagens: 20

Re: Resilience Satelle

Eu concordo 100% com o post do Utopia! Incluindo a parte do agradecimento por não teres desistido!

Diria mais, no caso de contributos de modelação poderias abrir uma especie de concurso (usando mesmo aqui o forum) e dizias por exempo:

"Preciso deste objecto X", expecificavas o tipo de pormenores e detalhes que queres ver incluidos, etc... No fim se tudo correr bem tens várias versões do objecto que pediste e podes optar por escolher um deles para incluir (ou mais do que um), ou nenhum se achares que não são suficientemente bons! A escolha seria tua!

É uma opinião!

Eu no teu caso era o que fazia!

Última edição por MrOverclock (2013-06-28 00:36:47)

Offline

#31 2013-06-28 09:20:10

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Bom, a primeira coisa que preciso agora são propostas para re-desenhar as personagens.
Vou re-fazelas de novo de origem. Rigs e tudo. Desde que li o "Animators Survival Kit" que reparei que os meus rigs ñ são maus mas também ñ são bem o que se pretende smile

Offline

#32 2013-06-28 12:04:55

José
Membro
De: Vila Nova de Gaia
Registado: 2013-04-15
Mensagens: 77
Website

Re: Resilience Satelle

Mas vais re-desenhar as personagens ou só os rigs ? parece-me um bocado radical smile

Offline

#33 2013-06-28 12:34:28

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Sim, vou refazer quase tudo

Offline

#34 2013-07-11 11:30:47

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

278225_10201467897724632_1429694386_o.jpg
Ora então finalmente consegui adquirir novo hardware...

Offline

#35 2013-07-11 12:46:25

José
Membro
De: Vila Nova de Gaia
Registado: 2013-04-15
Mensagens: 77
Website

Re: Resilience Satelle

Ha caramba!! tens que lhe pôr umas correntes à volta para não levantar voo - José sets mode: verde de inveja.

Offline

#36 2013-07-11 17:37:50

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 814
Website

Re: Resilience Satelle

WTF!!

O que é isso??

A proposito.. vais refazer tudo?! Assim nunca mais acabas isso!!

Offline

#37 2013-07-11 20:10:59

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Bom é uma APU AMD A10-6800k, 32Gb de ram e uma Geforce Titan...
Pois eu sei... tenho pena de não ter tido este PC à 2 anos atrás, mas enfim um dia hade estar feito, mesmo que não seja por mim.

Offline

#38 2013-07-12 12:28:33

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 814
Website

Re: Resilience Satelle

Isso é que é MÁQUINA!!
Não tenho dúvidas que o RS será uma realidade. Mas quanto mais tempo demorares, maiores serão as hipóteses de quereres mudar tudo outra vez.. cuidado com isso..

Offline

#39 2013-07-12 13:42:02

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

A vida meteu-se comigo... o meu casamento com o blender está agora em apuros smile o tempo das 14 horas de blender por dia já não são mais possiveis. Eu só tive a Sega Mega Drive (sonho de criança) à coisa de 2 anos, ñ é que já não a adore, mas veio de certo modo fora do seu tempo... este PC é o mesmo, ñ é que não seja bom, mas veio fora do tempo. Ouve uma altura que o pedi pelo indigogo, mas nessa altura ele ñ quiz vir tongue

Offline

#40 2013-07-14 22:35:16

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 263
Website

Re: Resilience Satelle

Olha essa máquina é que me dava um jeitaço esta semana.
Vou ter que renderizar 425 frames de um video que estou a fazer e pelos testes que fiz, no meu portátil é coisa para demorar umas 3h/ frame..., numa workstation do cliente, penso que será 1/3 do tempo, mas ainda assim, esperam-me 425h de render pela frente, uma eternidade...
Entretanto queria ver se colocava a fazer o render em máquinas diferentes, mas está a dar-me um problema com as partículas que não sei se não inviabilizará a coisa. Mesmo fazendo o bake das partículas, se saltar para um frame a meio da animação e fizer um render elas não se comportam como devia ser, ficam bloqueadas numa posição anterior. Se renderizar tudo desde o início funciona.
Alguém sabe o que poderá estar a acontecer? dá ideia que o bake não está a funcionar...

Offline

#41 2013-07-15 09:50:38

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Sim, esse problema também já me deu montes de chatices. Como estás a renderizar? É por uma rede onde cada PC abre o ficheiro que está num servidor ou copias-te tudo para cada máquina?

Offline

#42 2013-07-15 10:07:16

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 263
Website

Re: Resilience Satelle

tendo em conta aquele problema das partículas, para já coloquei só num pc, na workstation do cliente, copiando tudo para lá (.blend, cache, texturas).
Parece que afinal só cerca de 100 dos 425 frames é que demorarão ~1h (é onde uso umas transparências). os restantes penso que em 15-20 min/frame, ou seja cerca de 1 semana para renderizar tudo.

Offline

#43 2013-07-15 10:18:24

José
Membro
De: Vila Nova de Gaia
Registado: 2013-04-15
Mensagens: 77
Website

Re: Resilience Satelle

Se calha vai parecer-vos ridículo, mas e se tentares motor interno do blender ? (scanline) sabe deus que adoraria fazer testes e mais testes com o cycles luxrender yafaray e afins mas infelizmente não tenho máquinas à altura, inclusivé no trabalho tenho de me contentar com a última máquina que ainda não pifou - dual core com 2GB.

É claro que também estou a falar de cor - não sei que partículas estás a usar e com que fim, depende da cena etc etc etc.. se quiseres explicar melhor  (ou tivers tempo pra isso)

Offline

#44 2013-07-15 10:19:30

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

hmm então mas ñ dá para usar uns truques nessas transparencias!? Talvez renderizar solido (com refexos se for necessário) numa layer diferente e no compositor simplesmente meter metade da opacidade e adicionar a camada de mirror, por exemplo?
Eles já nos tempos do Durian disseram ter tido problemas semelhantes com as particulas hmm mas ainda não há solução para elas penso.

Offline

#45 2013-07-15 11:40:44

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 263
Website

Re: Resilience Satelle

josé, o Blender interno com certeza que diminuiria bastante os tempos de render, mas uma vez que todas as outras sequências foram feitas no cycles, esta também será, para não se notar nenhuma discrepância e para não ter que estar agora a afinar os parâmetros todos do render interno para dar um aspecto semelhante ao cycles smile

rogper, isso poderá ser uma boa alternativa, mas tenho que testar. não sei se não haverá problema depois com as sombras, mas jogando com as layers é capaz de dar.

nesta sequência vê-se uma parte de um dente, a dentina, que tem uns orifícios, a ser coberta por partículas, tornando a sua superfície homogénea e obstruindo os tais orifícios.
mas para as partículas cobrirem toda a área seria muito demorado, por isso começam a depositar-se umas partículas, depois uso mais dois particle systems onde as partículas já estão depositadas, um a cobrir a área parcialmente e um final com a área toda coberta. Estes dois particle systems adicionais é que aparecerão progressivamente com o uso da transparência.

éh pá, mas não quero "infestar" este tópico do rogper com isto, logo testo e entretanto crio outro tópico se isto não funcionar.

Última edição por renatogsousa (2013-07-15 11:43:41)

Offline

#46 2013-07-15 12:41:33

Tintasmen
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-28
Mensagens: 431

Re: Resilience Satelle

Com essa máquina até fazia filmes para a Pixar tongue


Com o Blender até fa fume!

Offline

#47 2013-07-17 14:21:33

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 814
Website

Re: Resilience Satelle

É verdade! Mudar o nome ao RS?!

É pá não faças isso!!
Já muita gente conhece o nome e acho que faz parte do charme da curta. Quando ouvi falar (li na net..) foi algo que me aguçou a curiosidade. Se se chamasse "a estrela dos desejos" ou algo do tipo não me chamaria a atenção.

É o que dá.. já andas com isto à tanto tempo que já te esqueceste do que te fez sentido quando baptizaste o Resilience Satelle!

Offline

#48 2013-07-17 14:35:55

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Sim, eu cheguei a essa conclusão também hehe fica Resilience Satelle sim, registei o guião assim e tudo. Estou à espera de mais concursos públicos de apoio ao cinema... o fundo de apoio ao cinema da FNAC/Indie Lisboa 2013 por exemplo... mas ainda parece estar para demorar a sair.
Isto é simples, quando algo não resulta nós tentamos ver o que a fez falhar e se o titulo tivesse sido uma das razões, então mais valia muda-lo hmm Dantes fazia algo por querer e como tal fazia como me apetecesse, mas agora já há mais despesas para pagar e com tendência a aumentarem por isso faz-se o que for preciso... Velhice é tramada hehe.

Offline

#49 2013-07-26 21:43:48

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Primeiro trabalho no re-design do Noam:
e4h3.jpg

Offline

#50 2013-07-27 15:52:31

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Mensagens: 293
Website

Re: Resilience Satelle

Concept do Moget:
bexz.jpg

Offline

Rodapé do site