Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2013-08-02 23:51:01

vitorfa
Membro
Registado: 2013-08-02

modelagem de uma malha curva

Gostaria de saber como se modela com essas curvas na malha, se alguém souber desde já agradeço.
Teste de BBCode FluxBB

#2 2013-08-03 10:36:22

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Website

Re: modelagem de uma malha curva

Na realidade a malha não é curva. É sim, constituída por vários segmentos rectos que depois são suavizados por um "Subdivision Surface modifier".

Dá uma olhada nos tutoriais de modelação em cgcookie.com/blender/

#3 2013-08-03 19:41:21

vitorfa
Membro

Bom, é verdade tem um subdivision surface ai mas nessa imagem aqui não parece ter um subsurf aplicado e mesmo assim a malha possui essas curvas
Teste de BBCode FluxBB

#4 2013-08-03 23:52:13

jnascimento
Membro
De: Coimbra

Acho que mesmo a imagem acima tem o "subdivision surface", só que se colocares edges demasiados proximos nem o subdivision surface arredonda (a 100%) e ficas com quinas e angulos mais rectos como a extremidade das assas

Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

#5 2013-08-06 07:17:30

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Antes de mais, o primeiro exemplo que colocaste é um péssimo exemplo de modelagem e não o deves seguir nunca.
Quanto à tua dúvida, eu não a consigo entender bem. A que te referes quando falas das curvas? À parte da fuselagem ou a outra parte do avião!
A fuselagem é basicamente um tubo deformado. Podes começar por criar um circulo e ires extrudindo até obteres a forma que pretendes.
De todos modos, qual é o teu objectivo? Queres criar um avião? Talvez seja mais fácil explicar-te um método se soubermos o que pretendes fazer.

#6 2013-08-09 23:42:16

vitorfa
Membro

Sim, é a fuselagem, as curvas na fuselagem, a parte central do jato, eu não consigo fazer em qualquer modelagem minha.

#7 2013-08-10 11:48:01

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Olha.. acho que o ideal é desde o início implementares boas práticas de modelação.

Sugiro que vejas este curso de 10 partes do Blender Cookie.
Começa com uma versão antiga do Blender mas mais tarde passa para a versão que conheces. Ainda assim as técnicas de modelação são iguais independentemente da versão.

É muito possível que te pareça complicado ao início mas com prática vais começando a dominar as técnicas.
Podes sempre usar a técnica que o SlykDrako sugeriu. É uma técnica mais simples para começar mas acaba por ser mais complicada quando quiseres colocar mais detalhes.

Fiz este exemplo para te tentar explicar a parte da malha curva. Se ainda tiveres dúvidas diz que tentamos responder.

CurvasSmooth.png

#8 2013-10-16 03:46:14

vitorfa
Membro

agradeço ao pessoal que tentou me ajudar mas não tá dando não, o blender é muito dificil, até de se achar tutoriais que prestem, vou continuar modelando do meu jeito mesmo (aos trancos e barrancos, empurrando com a barriga) pelo menos tá dando certo até agora, depois eu pago um curso de 3ds max, pelo menos alguém que sabe de todas as ferramentas do programa vai me ensinar!!

#9 2013-10-16 10:27:48

ricaxe
Membro
De: porto
Website

Vitor, nenhum programa 3d aprendido na net é facil acredito que o blender seja complicado ao inicio mas o 3d studio max também vai ser, acho que te deves concentrar mais e ver tutoriais que por ai a muita coisa boa ... mesmo não sei onde andas a procurar .

http://cgcookie.com/blender/cgc-courses … beginners/

Quero Renders Muitos renders

Rodapé do site