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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#1 2013-02-26 05:10:36

Just4Fun
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Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Boas Pessoal tenho andado com um problema na modelação de monstros etc , por causa do nariz, da boca, dos olhos e das orelhas , por exemplo as pálpebras ficam sempre estranhas, nariz idem, as orelhas e a boca é melhor nem falar nisso... 
Mas o resto do corpo é fácil de modelar só não sei modelar isso deixo aqui uma print do meu recente trabalho e vejam, ao meu ver ficou bastante feio :S

http://img228.imageshack.us/img228/4496/81893447.png

a Base mesh em si esta gira o problema é mesmo a cara , estraga todo --' se alguém me poder dar umas dicas agradecia :S

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#2 2013-02-26 20:26:50

SlykDrako
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Tens aqui uma série de tutoriais que talvez te ajudem a superar essas dificuldades.
http://cgcookie.com/blender/cgc-series/ … er/#header
http://cgcookie.com/blender/2011/05/06/ … s-part-01/

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#3 2013-02-27 00:33:49

Just4Fun
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Sly não era bem de humano que eu queria :S , tenho dificuldade tipo nos monstros , vê do tipo de olhos etc que estou a falar
(mas obg á msm pela atenção ^^)

http://img.photobucket.com/albums/v294/ … _close.jpg
http://centaurican.files.wordpress.com/ … r-mask.jpg
http://www.waldenfans.com/gallery/album … -24-07.jpg
http://battlecollege.wikispaces.com/fil … /satyr.jpg
http://www.waldenfans.com/gallery/album … -24-07.jpg

Se alguem me poder ajudar nisto agradecia imenso :s

Última edição por Just4Fun (2013-02-27 00:34:11)

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#4 2013-02-27 00:49:04

jnascimento
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Talvez subdividir um pouco mais, possibilitando um pouco mais de detalhe como por exemplo olhos mais arredondados. Com prática aprendes a dar detalhe e vais ver que começa a ficar mais parecido com o que desejas.

Usa videos como os que o SlykDrako colocou para aprenderes as técnicas (igualmente importantes) ou, procura  por exemplo no youtube por timelapses para veres tecnicas usadas por diferentes artistas.

http://cgcookie.com/blender/2010/06/17/ … on-part-1/
http://www.youtube.com/watch?v=J53EenY6mkE
http://www.youtube.com/watch?v=4nQTRlnwDZ0


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#5 2013-02-27 00:52:24

Just4Fun
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

obg Joao , ya era desse tipo que andava á procura ^^

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#6 2013-02-27 04:37:32

Forion
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Aprenda sobre edge loops, então estude a forma ou criatura a qual você deseja modelar, então imagine os edge loops que você irá fazer, planeje tudo, depois modele.

É assim que se faz modelagem orgânica, edge loops é a palavra chave.

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#7 2013-02-27 11:42:25

Just4Fun
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

vejam como ficou apos uma horita em cima dele xD

http://img688.imageshack.us/img688/7483/66713516.png
ainda esta um pouco estranho mas ñ esta acabado esta longe disso ainda xD

Última edição por Just4Fun (2013-02-27 11:43:02)

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#8 2013-02-27 11:59:44

Just4Fun
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

eu queria fazer o tipo do focinho mesmo de um bode mas n sei bem como fazer  ... :x
o que eu pretendia fazer era a cabeça parecida a esta http://www.waldenfans.com/gallery/album … -24-07.jpg

Última edição por Just4Fun (2013-02-27 12:15:41)

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#9 2013-02-27 21:46:03

foxymop
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Primeiro aprende a cena dos edge loops. Depois é veres cenas de anatomia e escultura. Enquanto não tiveres na cabeça o que queres fazer nunca vais  conseguir apenas com conhecimento técnico. Bem muitos tutoriais de modelar olhos e bocas humanas porque enquanto nao conseguires modelar uma cabeça humana também nao vais conseguir modelar um monstro credível.

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#10 2013-02-27 22:10:50

Just4Fun
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

modelar a cabeça humana é o menos que ja domino isso +/- o problema é msm os monstros ainda tnh uma certa dificuldade :s

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#11 2013-02-27 22:56:14

foxymop
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Just4Fun escreveu:

modelar a cabeça humana é o menos que ja domino isso +/- o problema é msm os monstros ainda tnh uma certa dificuldade :s

Sem querer parecer xunga, acho que vendo o teu mostro que ê um humanoide, falta-te ainda as bases da construcao facial. Modelar bem cabeças humanas leva anos, quanto mais dominar... pelo que sei, trabalhas em 3d â poucos meses. Fazer uma cebeça do que seja, que fique credivel ê muito mais complicado e precisa de muitos mais cinhecimentos que modelar bem um carro.

entretanto se queres um monstro com cabeca de bode, ve fotos de bodes e ve fotos deç outros animais que queiras que estejam a fazer parte desse mosntro. Esse monstro do aaron sims que mostraste tem cabeca de bode e o corpo tem umas peles que podem ter vindo de referencia de bracos de morcegos.

Agora enquanto nao iveres a sensibilidade de saber que existem ossos por aixo da carne e que estes fazem a estrutura e que depois tens musculos e gordura e pele  que ê esse conjunto q da a forma das coisas humanoides e animais e que os olhos têm palpebras assim ou assado, que a pele curva de uma certa maneira etc e teres a sensibilidade de passar as ideias mais o conhecimento para o 3d, vai ser dificil conseguir um bom resultado.
tens que ter nocoes de proporao dasç coisas, que ê importantissimo.

Depois o facto de ser um monstro ou um alien não significa que pode terç uma forma qualquer. pensa p mostro como algo terrestre com uma mutação, algo que podia muito bem viver aqui. ou seja, com uma estrutura ossea ou cartilagem, com caracteristicas de animais, com peso, massa etc.

modelar o focinho de um bode ê peanuts. pega em 7 ou 8 fotos deç fucinhos deç bone e faz igual.
Eu modelo sempre poly a poly mas se te der mais jeito começa com formas geometricas simples e semelhantes ao que queres. faz as formas base e nao comees logo a detalher. o focinho tem uma forma cilindrica? comeca por ai.

tenho o teclado todo marado.

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#12 2013-02-27 23:21:45

Just4Fun
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

http://img29.imageshack.us/img29/2369/fffffffsd.png

o que axas dessa personagem?
(atenção fiz quando começei a utilizar o blender, fiz alguma animações com ele, mas tem tado parado a uns meses)
só não mexi mt nele porque não sabia muito bem fazer o nariz a boca e as orelhas.
Sculp fui fazendo conforme umas imagens, não esta no seu melhor , podia ter feito melhor.
Mas aposto se trabalhar um pouco na personagem que iria ficar engraçada.
Cumps

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#13 2013-02-28 04:17:50

Forion
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Você está tentando fazer um modelo orgânico. E modelos orgânicos precisam de edge loops, precisam de uma malha planejada, limpa e organizada.

Se você deseja fazer um monstro com nariz de bode então faça o seu monstro como se fizesse um humano, e quando chegar na parte do nariz busque referências do formato desejado, no caso de um bode e imagine os loops, logo após modele-o e adapte-o ao resto da malha.

Para lhe ajudar nos estudos deixo aqui um ótimo link:
http://www.blender.com.br/forum/worksho … m-organica

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#14 2013-02-28 23:09:26

Tintasmen
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

O que acham do meu monstro das bolachas??
540793_604887709527596_1949519465_n.jpg

Última edição por Tintasmen (2013-02-28 23:09:45)


Com o Blender até fa fume!

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#15 2013-02-28 23:53:41

jnascimento
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

Está bastante engraçado. Gosto do sentimento que ele transmite, parece meio gozão.


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#16 2013-03-01 03:16:05

Just4Fun
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

boas ontem tive  fazer uma modelação nova , so n a colocai aqui pq tive  a jogar 1 beca Black ops 2 e quando dei pelas horas era 5 da manha...
ainda esta longe de acabado atenção..
vejam.png

Cumprimentos

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#17 2013-03-03 01:01:40

zeroshift
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Re: Modelar olhos, nariz, boca e orelhas

@Tintasmen
Um bocado de contexto, não atropeles os tópicos de outros utilizadores smile

@Just4Fun

Uma coisa que sempre usei antes de começar a modelar uma cara e fazer o outline/contornos da cabeça, primeiro faço o contorno da cabeça de frente e depois de lado.

De seguida tento unir os pontos de ambos o contornos e faço as faces(quadrados ou triângulos), usado as ferramentas de recorte depois vais criando novos polígonos. Pelo menos ajuda a definir a forma geral da cabeça.

O que também ajuda é ter um modelo de base com forma aproximada do que queres fazer e depois trabalhares em cima do modelo com a ferramenta de projeção de vértices, que permite que os vértices sejam colocados o mais próximo possível dessa superfície, como fossem disparados do teu ponto de vista até baterem nesse modelo. Assim consegues planear um "flow" de arestas bastante bom para qualquer modelo, só precisas depois de unir os vértices para fazer as faces e tens um modelo com uma qualidade excelente.

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