Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2013-09-10 14:30:38

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Registado: 2013-02-24
Website

nanoXIM - Fluidinova

Segue o video que me ocupou grande parte do tempo nos últimos meses, para promoção de um ingrediente usado entre outras coisas em produtos dentífricos para tratar/prevenir hipersensibilidade dentária e ajudar no branqueamento.
Tecnologia portuguesa.

Última edição por renatogsousa (2013-09-10 15:11:46)

#2 2013-09-11 01:01:38

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Re: nanoXIM - Fluidinova

aaaaaahhhhhh grande Renato!!

Está excelente!
Muitos parabéns!

Feito todo por ti?

Tenho umas questões.. se não te importares de responder.

1 Como fizeste aquele zoom ao dente?
2 Como geriste todas aquelas esferas? São partículas? Como conseguiste que ficassem tão bem distribuídas?
3 Como conseguiste fazer com que as esferas se fundissem?
4 O computador pegou fogo?

Agradeço se me puderes esclarecer..

#3 2013-09-11 01:17:53

Tintasmen
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-28

Ahah Utopia adoro a tua ultima pergunta XD.
Parabéns Renato realmente estás de parabéns , só mostra o quanto evoluiste nos ultimos tempos.

Com o Blender até fa fume!

#4 2013-09-11 02:03:27

renatogsousa
Membro
Website

obrigado a ambos. seguem as respostas:

Feito todo por ti?
sim, excepto a modelação da face humana e respectiva dentadura que "fiz" no Makehuman e depois só dei uns jeitos no Blender e fiz o cabelo.
o restante, exceptuando os logotipos que já existiam e o mapa mundo que extrudi de um em formato svg disponivel na net, foi tudo feito por mim.

1 Como fizeste aquele zoom ao dente?

suponho que te estás a referir à transição por volta dos 35s. Se assim for, a transição é feita entre duas cenas diferentes porque na realidade têm escalas diferentes. uma com o dente partido a meio e outra em que só tenho a superfície com os orifícios. usei o compositor para fazer um motion blur crescente quando faz o zoom in no final da primeira cena e um efeito semelhante de blur decrescente no início da cena seguinte, para dar a ideia que a câmara se moveu a grande velocidade de uma escala para outra.

2 Como geriste todas aquelas esferas? São partículas? Como conseguiste que ficassem tão bem distribuídas?

relativamente às esferas, as primeiras que aparecem vão em direcção ao dente porque tenho lá uma face com uma força negativa.
depois, na cena já aumentada, usei vários sistemas de partículas.
a) um primeiro sistema onde elas vão caindo e depositando-se na superfície com os orifícios (que usei como collision, "matando" as partículas quando colidem com a superfície e activando a opção de mostrar as partículas "mortas".
b) um segundo sistema de partículas criado na própria superfície com orifícios, para não ter que esperar que as partículas se depositem todas
c) um terceiro sistema de partículas criando um plano logo por cima da superfície com orifícios, para poderem ficar bem arrumadinhas e com uma superfície uniforme

usei depois a transparência no material das partículas para fazer a transição entre os diferentes sistemas de partículas.
d) existe ainda um outro sistema de partículas em planos verticais para mostrar que elas entram nos orifícios

3 Como conseguiste fazer com que as esferas se fundissem?
usei shape keys na partícula de cada sistema, fazendo com que a partícula fique mais achatada e aumentando o diâmetro, de modo que passem a tocar umas nas outras

4 O computador pegou fogo?
não mas quase, por acaso nas últimas semanas tem-se desligado ao renderizar penso que por excesso de temperatura e estou agora a tentar resolver esse problema, de qualquer modo, as imagens para o vídeo foram maioritariamente renderizadas remotamente numa workstation da Fluidinova.

Última edição por renatogsousa (2013-09-11 02:08:51)

#5 2013-09-11 08:45:55

costa863
Membro

Excelente trabalho!!! Parabens!!

Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

#6 2013-09-11 15:35:29

Utopia780
Membro
Website

Obrigado por teres tido a trabalheira de responder a tantas questões Renato!

Tens ai soluções muito inteligentes. Vê lá que eu até achei que tivesses usado aquele molecular script.
Muito bom!

#7 2013-09-11 21:15:49

ricaxe
Membro
De: porto
Website

Renato queres que to abra e que to ponha como novo ? big_smile o PC do rui ja levou do meu remédio ... big_smile

A coisa esta muito bem feita big_smile

Quero Renders Muitos renders

#8 2013-09-12 00:46:07

renatogsousa
Membro
Website

Utopia, cheguei a experimentar o molecular script, mas não me dei bem com aquilo à primeira e não tinha tempo para explorar, mas um dia destes volto a testar.

Ricaxe, para já estou a re-instalar o windows 7 (desta vez não faço o upgrade para o 8) e a colocar dual boot com Ubuntu. ontem testei renderizar e a coisa portou-se bem, não desligou (sim, ontem já tinha instalado os dois sistemas operativos, mas não sabia da limitação das 4 partições primárias e fiquei com 270 gb pendurados, pelo que hoje estou a refazer o processo), , hoje pelo sim pelo não dei uma sopradela com ar comprimido nas alhetas de saída do ar e saiu algum pó, vamos a ver se se aguenta, senão deve ter que se mudar a pasta térmica, não?

Última edição por renatogsousa (2013-09-12 00:48:57)

#9 2013-09-15 15:18:27

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Muitos parabéns Renato! Fantástico trabalho!
Agradeço-te também pela explicação smile

#10 2013-09-15 22:53:09

zeroshift
Moderator
De: Palmela

Parabéns, está muito bem conseguido!

Já há pastas de dentes a venda por cá com essa tecnologia ?

#11 2013-09-15 23:21:33

renatogsousa
Membro
Website

obrigado.
Não te consigo confirmar mas penso que sim, não necessariamente da Fluidinova. O que a Fluidinova produz é a hidroxiapatite, um dos ingredientes usados nas pastas dentífricas e noutros produtos análogos, mas não é a única. Penso que existem vários produtos a usar hidroxiapatite, vou tentar saber quais os que usam hidroxiapatite da Fluidinova.

#12 2013-09-26 16:07:35

renatogsousa
Membro
Website

relativamente aos produtos finais com hidroxiapatite da Fluidinova, não será possível colocar aqui por razões de confidencialidade, mas se alguém tiver mesmo interessado, pode tentar contactar directamente a Fluidinova que eles podem dar mais informações.

Última edição por renatogsousa (2013-09-26 16:08:31)

Rodapé do site