Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2013-11-10 12:07:53

BlenderPT
Administrator
Registado: 2013-02-23
Mensagens: 9

Visiokids

low_visiokids_logo_0.jpg

Série sobre ciência tem 65 episódios, o que equivale a um longa metragem

INSIZIUM PRODUZ SÉRIE DE ANIMAÇÃO PARA O VISIONARIUM

– “VISIOKIDS” É SUCESSO NO PROGRAMA “ZIG ZAG” DA RTP 2

Chama-se Visiokids a primeira produção da Insizium no segmento de série televisiva, a qual já está no ar, na RTP 2, no programa “Zig Zag”. Destinada ao público infantil dos seis aos dez anos, a série é composta por 65 episódios de cerca de dois minutos cada um, transmitidos de segunda a sexta-feira, o que fará com que esteja em grelha durante 13 semanas, portanto até meados de Dezembro. A equipa usou praticamente só o Blender na sua produção, incluindo a modelação e o render.

low_visiokids_atomico.jpg

A série, que também está a cativar o público adulto, destina-se a divulgar a ciência de modo informal e divertido, nas mais diversas abordagens, pelo que cada uma das personagens é especialista em áreas do conhecimento: Atómico (odisseia da matéria (energia, luz, química e novos materiais)), Bit (informática e robótica), Cassiopeia (geografia, animais, plantas e ambiente), Cósmico (astronomia e astrofísica) e Vita (corpo humano, ADN e vida). Os ambientes em que as acções decorrem são tanto o de laboratório como o de jardim, ou ainda um sótão, conforme o desenrolar da aventura em que os cinco amigos participam. O motor a jacto, o veículo lunar, a vida no espaço, a oxidação, os sismos e os vulcões, são algumas das aventuras e experiências, recheadas de humor e espontaneidade.

Cada episódio aborda um tema e, à sexta-feira, é sugerido às crianças a realização de uma experiência científica, que pode ser reproduzida em casa. O trailer e demais episódios podem ser vistos nos links abaixo indicados.

low_visiokids_bit.jpg

Personagens em 3D stereo

complementam a série

João Vieira, chairman da Insizium, disse que esta série «resulta do facto de a Insizium ser uma empresa cada vez mais preocupada em divulgar o conhecimento de forma mais apelativa. Por isso, em paralelo com a série televisiva, também haverá no Visionarium aplicações com as personagens dos Visiokids em 3D stereo, nos equipamentos Realidade Virtual da Insizium ali instalados. Desde que começou a ser desenvolvida, em 2012, esta produção envolveu cerca de uma dezena de colaboradores em contínuo, sendo que a equipa sénior tem mais de 15 anos de experiência nas diferentes áreas de competência da empresa. Importa referir que a produção de episódios de cerca de dois minutos pode parecer pouca coisa, mas se multiplicarmos por 65 temos 130 minutos de animação 3D. Isto equivale a tanto tempo de animação como um filme de longa metragem, com a “agravante” de, neste caso, haver 65 argumentos diferentes».

O Visiokids é um conceito do Visionarium, encomendado à Insizium, sendo os conteúdos científicos da responsabilidade do Visionarium, com a consultoria científica da Universidade do Porto. A série tem o apoio do COMPETE-Programa Operacional Factores de Competitividade.

low_visiokids_cassiopeia.jpg

Sobre a Insizium

Fundada em 2008, a Insizium é uma empresa portuguesa high-tech de âmbito global que oferece ambientes simulados completamente imersivos, interactivos e à escala, produzindo experiências autênticas de verdadeiro encantamento. Com o uso de tecnologias interactivas, state-of-the-art, multidimensionais e multissensoriais baseadas em realidade virtual, todas as soluções desenvolvidas podem ser apresentadas e analisadas em tempo e escala reais, inseridas num ambiente completamente imersivo, permitindo oferecer soluções integradas inovadoras, customizadas e chave-na-mão para empresas e instituições de vários sectores de actividade.

Com aplicação em inúmeras actividades, os produtos e serviços da Insizium podem ser utilizados para melhorar e desenvolver procedimentos e processos, para manutenção preventiva, na conceptualização, planeamento, treino, simulação e entretenimento bem como no apoio à decisão e gestão.

low_visiokids_cosmico.jpg

Tudo isto é possível graças a um modelo inovador de tecnologias, que asseguram aos seus utilizadores, em qualquer momento e, virtualmente, em qualquer lugar, soluções perfeitamente adequadas às suas necessidades, com elevada qualidade e desempenho.

Poder sentir que se está no num deserto ou num oceano, ou num aquário virtual a interagir, tocar e dar de comer a peixes, a explorar uma plataforma petrolífera, desenvolver protótipos virtuais de projectos, construções e edifícios, ou treinar processos de manutenção e segurança, são algumas das soluções que se podem encontrar na Insizium.

A Insizium também produz equipamentos de visualização de grande formato de realidade virtual imersiva, estereoscópica e holográfica 3D (três dimensões), bem como os respectivos conteúdos, de acordo com as especificidades de cada cliente. No entanto, é na área da formação que se regista um grande interesse por parte das empresas que intervêm em sectores que implicam maiores exigências em termos de prevenção, manutenção e formação, isto porque estas tecnologias possibilitam o treino de procedimentos adaptado aos ritmos individuais de aprendizagem.

low_visiokids_vita.jpg

Além disso, a Insizium está equipada com um showroom tecnológico de última geração, instalado no centro de ciência Visionarium (www.visionarium.pt). Esta estrutura e as instalações no centro de congressos Europarque dotam a empresa de amplas competências o que lhe permitem para além de desenvolver os conteúdos também experienciá-los no seu showroom.

A Insizium responde finalmente a todo o tipo de desafios que envolvam experiências de grande alcance e dimensão. De resto, trata-se de uma competência que faz com que esteja hoje a operar em quatro continentes, na área Industrial, educativa e entretenimento.

low_visiokids_lab.jpg

Para mais informações
Amadeu Silva – amadeu.silva@insizium.com
T – +351 917 844 080 | +351 256 318 255
www.insizium.com/visiokids/

Offline

#2 2013-11-12 14:09:19

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 814
Website

Re: Visiokids

Belo artigo BlenderPT.
Espero ver mais com esta qualidade.

..e mais uma vez parabéns à Insizium pelo trabalho inovador que faz.
É bom saber que existem empresas assim em Portugal.

Offline

#3 2013-11-12 14:49:20

Tintasmen
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-28
Mensagens: 431

Re: Visiokids

Boa iniciativa colocar aqui bons trabalhos portugueses!!


Com o Blender até fa fume!

Offline

#4 2013-11-12 16:25:45

zeroshift
Moderator
De: Palmela
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 289

Re: Visiokids

Obrigado ao Amadeu Silva, por ter enviado este texto bastante detalhado e imagens, não tive de fazer alterações algumas smile

Força e Boa Sorte para o Visiokids.

Offline

#5 2013-12-26 23:25:40

zeroshift
Moderator
De: Palmela
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 289

Re: Visiokids

O Amadeu Silva também enviou esta mensagem de boas festas da Insizium:

Offline

#6 2013-12-31 09:08:43

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 369
Website

Re: Visiokids

Muito bom smile
É impressão minha ou melhoraram algumas coisas em relação aos outros renders? Talvez seja o ambiente diferente, mas parece-me que os shaders estão melhores.

Offline

#7 2014-03-06 12:12:51

Phibes
Membro
De: Aveiro
Registado: 2013-03-22
Mensagens: 11
Website

Re: Visiokids

bem, ja não vinha aqui a algum tempo e dessa forma, posso também responder a tua pergunta SlykDrako. sim, houve "melhorias" nos renders. este pequeno filme foi feito rendido em cycles e texture paint. como é um vídeo para enviar a clientes/amigos, não estávamos muito limitados no tempo, coisa que aconteceu durante a série que tínhamos prazos de entrega para a rtp2

Offline

#8 2014-03-08 18:25:58

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 369
Website

Re: Visiokids

Se tivesses de fazer a mesma série, ou um projecto semelhante, usarias o cycles ou o render interno? Qual seria o processo mais rápido ou eficaz?

Offline

#9 2015-07-15 06:13:24

Eitapoh
Membro
Registado: 2015-05-24
Mensagens: 8

Re: Visiokids

Que coisa linda! Têm um ritmo muito bom.

Offline

Rodapé do site