Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#51 2014-01-28 23:18:16

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Projecto Gooseberry

Relativamente ao Projecto Gooseberry, aqui ficam as novidades:

http://gooseberry.blender.org/

Última edição por renatogsousa (2014-01-28 23:18:31)

#52 2014-01-29 11:53:03

rogper
Moderator
De: Coimbra, Portugal
Registado: 2013-02-25
Website

Parece que desta vez já está tudo escolhido smile

#53 2014-02-01 11:29:33

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Já chegámos tarde tongue
Estou curioso para ver o resultado final deste novo filme.

#54 2014-02-01 17:13:12

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Pois.. já tinha visto isso..
Fica para a próxima!

Mas a verdade é que não tinhamos hipótese.
Como o Rogper disse isto era mesmo direccionado a estúdios com trabalho já feito.

#55 2014-02-01 18:32:57

Tintasmen
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-28

Mesmo assim acho que não deviamos desistir de fazer algum projecto ou algo que enriquece-se o nosso forum , pelo menos para partilhar algo nacional .

Com o Blender até fa fume!

#56 2014-02-01 23:33:53

Utopia780
Membro
Website

Eu gosto da ideia. Mas vou ser sincero.. eu pago as contas com o 3d. Por cada hora que trabalho de borla é menos uma hora que recebo. (isto é matemática avançada!) Por isso para eu poder entrar numa aventura dessas, que eu gostaria, temos que conseguir fundos.

..e estava a pensar: Se fizermos uma curta baseada na literatura nacional de topo, algo enraizado na nossa cultura, algo que nos una como nação, temos hipóteses acima da média de conseguir fundos e destaque. O que acham?

#57 2014-02-02 00:18:29

Tintasmen
Membro

Utopia780 escreveu:

Eu gosto da ideia. Mas vou ser sincero.. eu pago as contas com o 3d. Por cada hora que trabalho de borla é menos uma hora que recebo. (isto é matemática avançada!) Por isso para eu poder entrar numa aventura dessas, que eu gostaria, temos que conseguir fundos.

..e estava a pensar: Se fizermos uma curta baseada na literatura nacional de topo, algo enraizado na nossa cultura, algo que nos una como nação, temos hipóteses acima da média de conseguir fundos e destaque. O que acham?

Utopia ganhar fundo bassta querer, se ouver um projeto com pés e cabeça acho que as pessoas apoiam para ver esse projeto vivo, basta ter uma boa ideia para algo smile

#58 2014-02-02 14:20:19

rogper
Moderator
Website

Pela minha experiências as coisas não são assim tão simples e tudo se resume a uma coisa muito simples, nós usualmente não compramos nada a pessoas que não conhecemos. Arranjar fundos até pode ser fácil desde que conheçamos alguém com fundos ou muitos alguéns nos conheçam a nós de forma positiva, de outro modo esqueçam lá as ideias pois ideias toda a gente tem várias por dia... torna-las realidade é que é o diabo.

#59 2014-02-02 14:55:57

Utopia780
Membro
Website

Daí a minha ideia. Se fizermos algo para o todo em vez de para um grupo restrito de fanáticos de animações temos muito mais hipóteses de conseguir destaque e fundos.

Provavelmente lembram-se do motion graphics 2d acerca das diferenças entre Portugal e a Irlanda na altura em que os irlandeses recusaram apoiar Portugal nas ajudas económicas (não me lembro ao certo do assunto). Infelizmente não consegui encontrar o video para postar aqui.

Esse video teve milhares de visualizações e divulgação por ser um assunto que toca a todos os portugueses. O público geral identificou-se com o que era mostrado e comunicado.

Por isso a minha ideia era pegar em algo da nossa literatura que nos retrate como um povo de lutadores com um grande legado, um povo que já foi o maior Império mundial (o que nós caímos!!).

Acho que assim teríamos hipóteses.

#60 2014-02-02 15:10:26

Tintasmen
Membro

Utopia780 escreveu:

Daí a minha ideia. Se fizermos algo para o todo em vez de para um grupo restrito de fanáticos de animações temos muito mais hipóteses de conseguir destaque e fundos.

Provavelmente lembram-se do motion graphics 2d acerca das diferenças entre Portugal e a Irlanda na altura em que os irlandeses recusaram apoiar Portugal nas ajudas económicas (não me lembro ao certo do assunto). Infelizmente não consegui encontrar o video para postar aqui.

Esse video teve milhares de visualizações e divulgação por ser um assunto que toca a todos os portugueses. O público geral identificou-se com o que era mostrado e comunicado.

Por isso a minha ideia era pegar em algo da nossa literatura que nos retrate como um povo de lutadores com um grande legado, um povo que já foi o maior Império mundial (o que nós caímos!!).

Acho que assim teríamos hipóteses.

Bem pensado Utopia!

#61 2014-02-05 22:56:04

SlykDrako
Membro
Website

A ideia do Utopia também me parece muito boa!
Angariar fundos é que é um problema (como o rogper pode confirmar). Fazer algo relacionado com a nossa história tem vantagens e desvantagens. Teríamos mais apoio do povo português, mas afastaríamos por completo o público internacional, e não sei até que ponto os portugueses gostam de doar dinheiro a este tipo de projectos.
Dava jeito termos alguém que esteja habituado a estas coisas de criar campanhas, que entenda de marketing e esse tipo de coisas. Há serviços especializados nessas coisas, mas aí teríamos de entrar logo com dinheiro, que não temos e correríamos o risco de perder caso a campanha falhasse.

Existe um, possível, outro problema. Teríamos de criar um argumento muito bem elaborado de uma qualquer história (ou literatura) de Portugal muito resumida. Uma animação de mais de 5 minutos, se calhar, é muito para um primeiro projecto. Eu, por exemplo, não tenho jeito nenhum em escrever argumentos, ou o que quer que seja, qual de nós seria capaz de escrever algo que atraia as massas?

De todos modos, acho que deveríamos tentar, se não se conseguir angariar dinheiro nenhum (ou suficiente) coloca-se o projecto em standby.

#62 2014-02-07 10:10:37

Utopia780
Membro
Website

A ideia não seria contar com a generosidade do povo. Seria termos maiores hipóteses de conseguir um desses fundos para cinema ou algo do género (não sei ao certo o que há). Tipo aqueles fundos a que o Rogper se candidatou. Dai a ideia de ser algo para todos. Acho que facilitaria a aquisição de fundos por parte desse tipo de iniciativas culturais.

Quanto ao argumento, se decidirmos andar com isto, posso falar com a Mónica, a minha mulher. Ela sempre foi de letras e é psicóloga, ou seja, a palavra é a sua ferramenta de trabalho. Ela tem uma escrita muito clara e fluida e acho que nos podia ajudar nisso. Até seria uma boa hipótese na escolha da obra de inspiração à curta.

A Mónica já me falou de "A Mensagem" do Fernando Pessoa. Supostamente seria uma boa escolha porque fala do povo e da história. Eu não faço ideia porque o meu conhecimento de literatura é tipo um deserto.. e não é por ser vasto.. é por ser árido!! ehehehe!! roll

Última edição por Utopia780 (2014-02-07 10:12:09)

#63 2014-02-07 15:28:23

Tintasmen
Membro

Utopia780 escreveu:

A ideia não seria contar com a generosidade do povo. Seria termos maiores hipóteses de conseguir um desses fundos para cinema ou algo do género (não sei ao certo o que há). Tipo aqueles fundos a que o Rogper se candidatou. Dai a ideia de ser algo para todos. Acho que facilitaria a aquisição de fundos por parte desse tipo de iniciativas culturais.

Quanto ao argumento, se decidirmos andar com isto, posso falar com a Mónica, a minha mulher. Ela sempre foi de letras e é psicóloga, ou seja, a palavra é a sua ferramenta de trabalho. Ela tem uma escrita muito clara e fluida e acho que nos podia ajudar nisso. Até seria uma boa hipótese na escolha da obra de inspiração à curta.

A Mónica já me falou de "A Mensagem" do Fernando Pessoa. Supostamente seria uma boa escolha porque fala do povo e da história. Eu não faço ideia porque o meu conhecimento de literatura é tipo um deserto.. e não é por ser vasto.. é por ser árido!! ehehehe!! roll

Já somos 2 Utopia, Letras nunca foi a minha especialidade, mas lá me safo

#64 2014-02-08 11:54:00

SlykDrako
Membro
Website

Isto começa a ganhar corpo smile
Estive a ler um resumo sobre essa obra e pelo que percebi, fala da história de Portugal, mas com um tom de fantasia. Parece-me que a tua esposa deu uma sugestão muito boa!
Ainda temos o problema da duração, será que é possível resumir uma obra dessas em uns poucos minutos? Também não sei até que ponto seria justo a tua esposa trabalhar num argumento sem sabermos que se conseguirá o financiamento.

#65 2014-03-30 16:04:47

brita_
Membro
Registado: 2014-03-30
Website

Olá a todos, registei-me para poder responder smile

Vejo aqui uma grande vontade de participar de forma activa no projecto Gooseberry. Isto é uma óptima mentalidade que tem pernas para andar smile

Quanto à pergunta de se já há portugueses a participar nisto: sim smile Aquela bolinha no mapa, na península ibérica, não é em espanha, mas sim no Porto big_smile
O estúdio é este: http://www.insizium.com/ , contudo não é um dos principais é um dos vários estúdios de backup.

Em relação à grande vontade de participação que vejo, acho que a cloud é a resposta. A ideia daquilo é conseguir envolver os participantes no projecto, incluindo submissões de assets como houve para o projecto durian (sintel). O trabalho que for escolhido e usado será acreditado no fim, numa secção própria (de modelação, etc).
Claro que isto será algo competitivo, mas acho que é uma excelente oportunidade para aprender, evoluir, e ter qualquer coisa nossa num projecto tão especial como este, incluindo o nome nos créditos. A nota menos boa é que não será trabalho remunerado e até pode nem ser aceite.
Quanto a participar como uma equipa/estúdio: também é possível! Existem contas comerciais e contas de equipa, mas que neste momento ainda funcionam manualmente (sem registo automático).

Inês Almeida / brita_

#66 2014-04-05 20:05:22

brita_
Membro
Website

Então pessoal? Onde está o entusiasmo que eu vi?
Só vejo 6 participantes de Portugal no estado da campanha e um sou eu...
Que tal pôr uns banners do projecto aqui no forum para ajudar a divulgar?

Inês Almeida / brita_

#67 2014-04-05 21:50:42

ricaxe
Membro
De: porto
Website

Olá Jorge ... es tu ? (brita)

Quero Renders Muitos renders

#68 2014-04-06 11:44:59

brita_
Membro
Website

Não sou o Jorge smile o meu nome é Inês.

Inês Almeida / brita_

#69 2014-04-06 14:04:33

ricaxe
Membro
De: porto
Website

Ups ... ola ines ... Sê bem vinda ... tens que mostrar coisas ... big_smile

Quero Renders Muitos renders

#70 2014-04-06 18:40:07

Tintasmen
Membro

aHAHAH x) O Ricaxe trocou a Inês pelo Jorge tongue

Sobre o projeto Brita, eu posso ajudar no que puder mas não sou profissional... Ainda estou numa fase de aprendizagem.

Última edição por Tintasmen (2014-04-06 18:43:46)

#71 2014-04-07 00:18:18

Utopia780
Membro
Website

A parte do não remunerado é que lixa as coisas..

Depois de passar um dia a modelar, passo o pouco tempo livre a trabalhar para algo que eventualmente será remunerado ou em projectos pessoais que tenho muita vontade de fazer.

Mas se admito que seria uma boa escola aproveitar essa oportunidade.
Como está a ser a experiência Brita?
O que estás a fazer ao certo?

#72 2014-04-11 17:35:30

brita_
Membro
Website

Para quem está numa fase de aprendizagem, a cloud é um muito bom investimento. Mesmo para os que já estão estabelecidos profissionalmente, a fase de aprendizagem nunca devia parar smile
Portugal continua apenas com 6 participantes.. O que é que se passa? Não acham o projecto interessante ou estão a guardar para o último momento?
Podem ao menos divulgar a campanha nas redes sociais e nas escolas/universidades perto de vocês?

Quanto a mim, ultimamente tenho estado de volta da cloud e do projecto gooseberry, para além da eterna tese ...

Inês Almeida / brita_

#73 2014-04-11 21:44:29

rogper
Moderator
Website

Eu acho que se quiserem apoiar alguém devem apoiar vocês mesmo e os vossos próprios projectos. Caso considerem apoiar o projecto um investimento na vossa aprendizagem então tudo bem na mesma... mas regra geral evitem trabalhar de graça smile

#74 2014-04-12 11:40:35

brita_
Membro
Website

Eu decido apoiar os meus próprios projectos ao investir na ferramenta que uso para os fazer. Uso o Blender há anos, fico contente por poder dar alguma coisa de volta.
Acho o projecto, o tipo de desenvolvimento, a ideia, o blender em si, tudo espetacular smile

Inês Almeida / brita_

#75 2014-04-12 12:53:30

rogper
Moderator
Website

Pois... eu também, já à 14 anos que o uso todos os dias... no entanto acho que o melhor que podemos dar à fundação não é dinheiro mas sim publicar trabalhos nossos feitos no Blender smile

Rodapé do site