Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2014-01-22 02:01:25

José Petri de Lima
Membro
Registado: 2014-01-22

Mudar coordenadas do Mapa UV sobre a Textura quando se usa o Array.

Olá a todos, estou modelando um sofa, e encontrei um problema, o sofa é feito de capitones, são pequenos gomos que se repetem, utilizei um array e um mirror modifier para chegar ao resultado que desejava.

Quando fui aplicar as textura percebi que o array não se aplicava ao mapa UV, ou seja, as peças eram copiadas lado a lado, e a textura se mantinha a mesma em todas as peças, o que é o comportamento padrão, mas não para o que eu desejo, já o mirror modifier foi aplicado ao mapa UV, ou seja, no meio uma textura ficou de "frete para a outra" mas isso foi facilmente contornado clicando no box U ou V que fica na caixa do modificador mirror, já o mesmo procedimento não pode ser aplicado no Array modifier.

Alguém sabe me dizer se tem alguma forma do array ser aplicado no mapa UV ou que o mapa UV se movimente em cada copia feita?

Ouvi falar sobre os modificadores UV mas eles só fazem a projeção da imagem utilizando um outro objeto ou então o posicionamento que é repetido pelo array =/

Obrigado pela ajuda pessoal =]

#2 2014-01-26 00:04:24

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Mudar coordenadas do Mapa UV sobre a Textura quando se usa o Array.

Olá Petri.

A ajuda tarda mas chega!

Quanto ao array modifier.. esquece. Não dá para fazer o que pretendes.

Mas há sempre uma maneira de dar a volta.
Uma alternativa ao array modifier são os dupliverts:

1. cria uma fileira de vértices com o espaçamento necessário às peças do sofá.

01.png

2. faz parent da peça do sofá à fileira de vértices: selecciona a peça (o cubo no meu caso) e selecciona com shift a fileira de vértices, faz ctrl+P, set parent to object.

02.png

3. com a fileira seleccionada vai ao tab object e em Duplication clica em Verts. De imediato tens a repetição da peça do sofá. Estas repetições são instancias, o que quer dizer que, como com o array modifier, são elementos virtuais.

03.png

4. Aplica o material com a textura. Espero que estejas a usar o Cycles porque o "truque" está aqui. Também deve dar para fazer o mesmo com o internal mas não faço ideia de como funciona. Neste momento ficas com a textura igual em todas as instancias. Vamos tratar de mudar isso..

04.png

5. Magia: no node editor Shift+A > Input > Object Info e ainda Shift+A > Converter > Vector Math. Liga o UV ao socket de cima e o Random ao socket de baixo. Isto, só por si já faz a textura mover-se aleatoriamente em cada peça do sofá. Se quiseres ter um pouco mais de "controlo" (aleatório) adiciona Shift+A > Vector > Vector Curves. Ao movimentares as curvas fazes a aleatoriedade de x, y ou z mudar.

05.png

Ajudou? Espero que sim..
A mim ajudou porque também tinha esta dúvida e a tua questão fez-me (finalmente) pesquisar este assunto. Espero também ajudar outros com esta resposta.

Não te esqueças de postar uns renders desse sofá quando o terminares!

#3 2014-02-01 11:44:46

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Muito obrigado pela técnica Utopia, isto pode ver a ser muito útil smile

#4 2014-02-01 17:27:34

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

De nada SlykDrako! Também me vejo a usar esta técnica brevemente.
Já há muito tempo que andava com esta dúvida também mas só agora, com um empurrão do Sr. Petri, é que me mexi e pesquisei.

Rodapé do site