Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2014-02-11 19:27:12

Bol31a
Membro
De: Coimbra xD
Registado: 2014-02-11

VW Kombi xD

Boas!

O ano passado comecei um trabalho para uma disciplina. A ideia inicial era fazer uma VW kombi (pao-de-forma) e depois ir evoluindo e fazer 30s de video.

Tive varios problemas... Desde a gestao do meu tempo ate a altura da animaçao. Um user PRÓ (nao sei se posso dizer o nome xD) ajudou-me bastante, mas a minha vw tava cheia de probemas. Acabei por nao conseugir acabar a 100% e no fim quando vou a tentar fazer a animçao, deparo-me com o pc a crashar por todo o lado nem 2s conseguia gravar. (nao sei onde mexi que fosse provocar isto). Tenho um pc razoavelmente bom. Portatil, i7, nvidea 630M 2g com win 7 caso alguem queria dizer que é problema do pc.

A minha ideia e repetir a carrinha mas desta vez uma coisa bem feita. Nao percebo muito de Blender, e o que aprendi foi grande parte graças ao youtube e ao que me foi ensinado pelo user. Ainda nao sei se este ano vao ser pedidos objectos modelados com cycles, coisa que nem percebo nada e nao sei se possa "converter" mais tarde. Pelo que peço ajuda e opinioes ao pessoal que quiser ajudar.

Vou por algumas fotos do resultado do ano passado, e falar tambem de alguns problemas.

E por aqui que me tou a basear para fazer o projecto. E dificil arranjar imagens porreiras para isso. Mas com alguns ajustes usei estas. Nao ta bem a escala mas com jeito da pa fazer alguma coisa

8xu2.jpg

Este foi o resultado "final"

cy84.png

Nao ficou 100% operacional... as rodas nao viram, nao tem interior... Mas basicamente e isto que quero fazer mas com melhor aspecto.

Agora eu queria pedir opinioes. Sobre qual a melhor maneira de fazer. Eu nesse comecei pela frente e fui expendindo mas nao ficou la muito direito... Bem como os vidros... Tive um bug enorme que ficou escondido nas rodas, uma aresta que aparecia em object mode e nao em edit mode e eu nem sabia porque.

Falem tambem um pouco do cycles se poderem pois nao percebo muito e da pra fazer normalmente e mais tarde passar a cycles ou qual a melhor maneira.

Última edição por Bol31a (2014-02-12 04:02:39)

Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

#2 2014-02-12 12:34:24

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Re: VW Kombi xD

O resultado final não está mau de todo. Existem alguns erros, o mais notório os vidros (facilmente corrigido com uns edge loops adjacentes ou, neste caso até com o crease funcionaria). As rodas também me parece que não estão redondas.
Modelar um carro não é tão fácil como aparenta ser a um principio e não creio que exista uma forma mais correcta que outra para o modelar, eu só comecei a modelar um carro e não o acabei tongue
Se mal me lembro, comecei a modelar um farol e fui construindo a parte à volta do mesmo, mas também ia modelando outras partes do carro, até que umas partes se encontravam com outras.
Eu diria que o importante é conseguires entender as formas do carro e ir modelando as partes que te parecem mais fáceis, se vês que estás meio perdido numa parte começa a modelar outra, muitas vezes ao veres a estrutura de outra zona do carro consegues ver melhor essa que te está a dar problemas. Outra coisa importante (a meu ver), sobretudo no início, é manteres uma topologia simples e limpa, depois quando tiveres o carro modelado sempre podes voltar a essas zonas que necessitam de mais detalhe.
Uma oura coisa é tentares arranjar fotografias do veículo de vários ângulos, não te limites apenas a essas imagens como referência.
De momento estes seriam os conselhos que se me ocorrem no que toca a modelação.

Quanto ao cycles, este não tem nada a ver com a modelação. O cycles é outro motor de render que o blender tem. Na barra de cima do blender encontras um botão que diz "Blender Render", se clicares nele vais encontrar o "Cycles Render", selecciona-o e faz um render (mesmo da cena inicial do blender) para veres a diferença, mas a parte do render não necessitas de te preocupar de momento.
Tem é em conta uma coisa, o cycles por norma é mais lento que o render interno, mas ao mesmo tempo irás obter um render mais realista. Creio que a tua placa gráfica é suportada pelo Cycles, isso vai-te ajudar nos tempos de render.
Uma coisa que deves ter em atenção, enquanto modelas algo para ser renderizado com o cycles, é usar medidas reais (ou aproximadas), o cycles usa algoritmos que simula a luz real e, por exemplo, a luz comporta-se de forma diferente ao passar por um vidro de 3cm de espessura que por um de 1m.

Espero já ter ajudado em algo. Em qualquer dúvida, por muito simples que te possa parecer, não duvides em colocá-la wink

#3 2014-02-12 16:36:49

Bol31a
Membro

Muito obrigado.

As rodas sao redondas, foram feitas em separado do carro e tambem a jante do pneu. E ficaram a rodar bem quando sao mexidas. Parecem "abolachadas" por causa da latice que lhe pus. Para ficarem sempre abolachadas por baixo.

Tive um problema nas rodas, nao as consegui fixar ao carro, com os ossos. No paço de fixar, a roda ia pa frente do vidro do carro, e aumentava de tamanho.

gq02.png

a roda tem um rasto "personalizado", e a jante foi feita tipo uma fatia de pizza e depois com arrays etc etc etc e aparece aquela aresta e nunca a consegui selecionar ou desbrir onde tava. Vou ter de fazer de novo.

Eu usei imagens reais tambem. Foi neste que me baseei para fazer a jante

undf.jpg

Achas que é melhor fazer o carro da frente e indo fazendo extrude pa traz ou debaixo para cima?
Eu comecei so por modelar o chassi. So no fim e que fiz o cortes pros farois, para-choques, portas, matricula e vidros. Todos os elementos extra foram feitos a parte.

Praticamente tudo feito vendo tutoriais, porque as aulas que tive de blender nao se podem chamar de produtivas. Apenas servem pa mostrar atalhos e mexer pela primeira vez nas coisas

Última edição por Bol31a (2014-02-12 19:58:52)

#4 2014-02-13 16:09:24

SlykDrako
Membro
Website

A latice foi a que me enganou a pensar que as rodas não eram redondas tongue

Não penses no carro como um todo, tenta visualizá-lo em secções. A secção do farol, aquela parte em V da frente, o para-brisas, a porta, etc. O para-choques parece-me que o podes modelar por separado.
Não tenho muita experiência a modelar carros, por isso toma os meus conselhos apenas como sugestões.
De certeza que já viste algum tutorial de como modelar um carro, mesmo assim dá mais uma vista de olhos e vê por onde costumam começar e qual o workflow, mesmo que seja um carro diferente.

#5 2014-02-13 17:32:56

Bol31a
Membro

Obrigado pelas dicas.

Eu modelei tudo em separado (vidros, matricula, para-choques,pneu, jante, simbolo da jante, farois). Mas isto foi a primeira vez que fiz um projecto da minha autoria em blender.

Mas o chassi foi num todo, se calhar vou dividir o chassi em partes... e usar formas basicas e mais tarde aperfeiçoo o chassi.

Achas que deva usar algum tipo de medidas?

#6 2014-02-13 18:24:13

SlykDrako
Membro
Website

Sim, tenta usar medidas reais ou o mais próximas do veículo real. Isso vai ser importante depois para renderizares com o cycles.
Vai colocando screenshots do que vais fazendo, assim poderemos ir-te dando dicas.

Última edição por SlykDrako (2014-02-13 18:25:24)

#7 2014-02-13 21:24:00

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Bol31a, para começar deixa-me dizer-te que não está nada mau como 1º trabalho em Blender. Já tinhas experiência em 3D?

O SlykDrako já disse praticamente tudo. A minha maneira preferida de modelar este tipo de objecto é modelar como um todo e depois adicionar loops para destacar/cortar as portas e elementos que não façam parte da forma geral.

Quanto ao teu modelo, parece-me que tens demasiados vértices. Quando tens uma malha muito densa torna-se difícil controlar a forma e começam a aparecer esses artefactos que se vêem nas portas.

Posta uns wireframes de poderes.

ah.. eu começo sempre pela frente porque me faz mais sentido. mas é igual.. podes começar por onde quiseres.

#8 2014-02-14 21:38:01

Bol31a
Membro

Nao, foi o meu primeiro contacto com o 3D, e deu-me um gozo brutal.
Eu neste chassi mais tarde recortei e que recortei as portas por exemplo e aquela "onda" a frente.

Na construçao tive bue problemas... por exemplo em ter aquele formato em V na frente. Nao sabia como o fazer, e deu bue trabalho a te-lo minimamente direito. E quando cheguei a trazeira tive problemas em fazer a parte arredondada a terminar a carrinha. Se alguem tiver umas dicas sobre como poder fazer isso melhor, eu agradecia.

Eu vou por o wired. Mas este e o projecto antigo. Quero ver se começo o novo que vai ser identico mas mais bem feito xD

#9 2014-02-15 00:36:25

Utopia780
Membro
Website

Ora então aqui vai..

Essenciais:

http://cgcookie.com/blender/cgc-courses … ollection/
http://cgcookie.com/blender/2012/10/29/ … -topology/

Esta série é loooonga.. começa com o Blender 2.49 e no 3º ou 4º video passa para o 2.5.

http://cgcookie.com/blender/cgc-courses … 11-gt3-rs/

Pronto.. já tens com o que te entreter no fim de semana!

#10 2014-02-18 17:12:45

Bol31a
Membro

Tinha-me esquecido xD

so8w.png

c0p5.png

1xy4.png

Eu sei que isto ta muito podre xD

Mas deu bue trabalho a ter uma boa aparecia e so la cheguei assim xD
aqui da pa ver bem que nao sabia como fazer aquela parte em V á frente, bem como aquele bug nas rodas.

Isto foi feito na versao 2.65 mas agora vou usar a 2.69

Última edição por Bol31a (2014-02-18 17:16:35)

#11 2014-02-18 19:50:35

SlykDrako
Membro
Website

Usaste muitos ngons e triângulos, por isso que tens algumas deformações na malha ao aplicar o subdivision surface.
Eu queria fazer um vídeo a mostrar uma, possível, forma de fazer a parte frontal desse veículo, mas estes dias tenho andado mais ocupado e ainda não tive tempo. A ver se durante esta semana faço isso, fica atento wink

#12 2014-02-19 11:03:17

Utopia780
Membro
Website

Epá.. não me leves a mal.. vendo os wires eu não compreendo como conseguiste um resultado tão razoável!
Quando usas o subdivision surface (quase sempre) bastam 3 vértices para fazeres uma curva, ou seja, adiciona arestas só quando elas são mesmo necessárias.

É claro que estou a ser um pouco simplista, 3 vértices não chegam para nada mas a regra é usares sempre o mínimo para que seja mais fácil obteres uma superfície mais suave.

Smooth.png

Neste exemplo o resultado final é semelhante mas como é claro é muito mais fácil fazeres alterações ao objecto com menos vértices.

Também andei a brincar com esse tipo de formas e deixo aqui as fazes:

Da esq. para a dir.: malha simples; a mesma malha com o subdivision ligado; adicionados edge loops (Ctrl+R) para vincar as formas.
Atenção que se ligares o modo de ver a malha, como fizeste na imagem da Kombi, deves também ligar o Draw All Edges.

PseudoKombi01.png

Aqui podes ver a malha em edit mode e o objecto sem os wires a atrapalhar.

PseudoKombi02.png

#13 2014-02-19 20:28:00

Bol31a
Membro

A cena e que eu como nao sabia que volta havia de dar, ent dei sub division, e "sobressaí" aquele V e depois dei um jeito aos vertices pra ficar mais ou menos xD

#14 2014-02-20 08:50:35

SlykDrako
Membro
Website

Como prometido, cá está o vídeo.

A topologia poderia ser bastante melhorada, mas não queria prolongar ainda mais o vídeo. Tem em conta que isto é apenas uma forma de modelar a parte frontal do veículo, pode nem ser a melhor.
Atrevo-me a recomendar o vídeo a todos, usei um par de ferramentas que, se não conhecem, pode-vos ser útil em algum projecto wink

#15 2014-02-20 15:20:14

costa863
Membro

Muito interessante a tecnica usada. Gostei. Pena que não comentes passo a passo o que vais fazendo, seria a "cereja no topo do bolo".
Parabéns pelo excelente trabalho.

Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

#16 2014-02-20 17:38:00

SlykDrako
Membro
Website

Obrigado costa863!
Tutoriais com voz é algo que gostaria, mas, além de não ter micro, as condições não são as propícias. É algo que gostaria fazer num futuro. Quando? Não sei! tongue

#17 2014-02-21 22:32:53

Bol31a
Membro

wow ta incrivel.

Ate parece facil xD realmente estao ai umas ferramentas novas. E algumas partes que nao compreendo ainda mas vou experimentar pra aprender.

Obrigado pela ajuda xD

#18 2014-02-22 00:06:09

Utopia780
Membro
Website

Agora.. ao trabalho!
Vamos.. vamos.. quero (queremos!) ver essa kombi a materializar-se.
Segue o método que te for mais natural e vai postando os progressos para podermos ir dando umas dicas.
Ao trabalho!

#19 2014-02-25 18:05:37

Bol31a
Membro

Essa parte do video ja esta feita. Agora duvidas xD

Nao compreendi porque usas-te 2 "planos". Eu fui seguindo o video, e no fim tu tinha o plano, com as "marcas" do outro a frente, e no meu as marcas ficaram atras. Eu acabei por esconder o de tras e usei so um.

EDIT: ja percebi. E pra nao ficar a parecer que ta oco certo?

Realmente a mandeira como fizes-te o V da frente ficou muito mais simples, realmente nao conhecia algumas das ferramentas que usas-te. Muito obrigado pela ajuda, e agora vou continuar a fazer alguns elementos em separado. Talvez faça a lateral agora.

Acham que devia de a fazer? E mais tarde entao juntar e fazer a "quina" para as ligar?

Obrigado pela ajudar xD

Última edição por Bol31a (2014-02-25 18:14:20)

#20 2014-02-25 19:23:29

SlykDrako
Membro
Website

Bol31a escreveu:

EDIT: ja percebi. E pra nao ficar a parecer que ta oco certo?

Não! hehe tongue

O primeiro plano é para facilitar a modelação de toda a parte frontal. Este tem a forma base dessa peça e serve como "alvo" dos vértices do segundo. Por isso que mostrei a parte em que activas o snap, sem esta parte irias ter mais dificuldades em colocar os vértices na posição certa. Quando terminares de modelar essa peça podes apagar (ou move-lo para outro layer) esse primeiro plano, não te vai servir para mais nada.
Se visto de frente vês tudo oco, talvez tenhas as normais invertidas, no Edit Mode selecciona tudo e carrega em CTRL+N para recalcular as normais.

Podes começar a modelar a lateral do veículo, mas parece-me que esta não está ligada à parte da frente, quer-me parecer que são duas peças separadas, tens a porta pelo meio (talvez na parte de cima haja uma ligação, mas não te preocupes por isso).
Modela a parte lateral sem a porta, isto vai-te facilitar a modelação e terás mais controle no fluxo dos edge loops.

Mostra-nos o que já tens feire, se puderes.

#21 2014-02-25 20:00:22

Bol31a
Membro

Percebi. Ta oco por dentro, logo ta tudo ok. Tou a fazer a lateral antes da porta. Depois ponho aqui. Nao adianta poe a frente uma vez que ta identica a do video xD

Ja agora, eu esqueci-me de mencionar. Esta VW e fechada dos lados, mas vou tentar faze-la com janelas e uma porta de correr. Mas talvez adicione a porta mais tarde

Última edição por Bol31a (2014-02-25 21:24:41)

#22 2014-03-02 13:07:48

Bol31a
Membro

Boas. Tenho uma duvida.

Estou a fazer a secçao dos respiradores na traseira. Eu ja sei como os fazer (um rectangulo, e faço extrude da edge debaixo) o meu problema e nao sei a maneira mais correta de fazer.

Por exemplo ja os fiz em separado e depois fui construindo faces, ja fiz uma secçao e depois dei os recortes todos (ctrl+R) será que assim é a forma correta? Nao estarei a complicar?

zibt.png

após 1500 edits xD

Como e que posso ligar agora esta camada que fiz a lateral que ta a esquerda? e que no topo ja tem aquela "onda" feita.

ieft.png

Juntei os dois objectos mas a unica maneira e por criar mais faces para fazer merge? Ou existe outra maneira?

Última edição por Bol31a (2014-03-02 15:55:37)

#23 2014-03-03 02:35:37

Utopia780
Membro
Website

Desta vez fiz eu um videozito para dar uma ajuda.
Tem em conta que existem muitas mais maneiras de fazer isto.. esta é apenas a que me pareceu melhor.

Isto está um pouco lento porque fiz isto no portátil e já não estou habituado a trabalhar sem a pen tablet.
Tens no canto inferior esquerdo as teclas de atalho que vou usando.

Qualquer dúvida apita!

EDIT: repara nas duas técnicas que uso para reduzir o número de edge loops. De 3 para 1 e de 5 para 3. Cuidado ao usar isto em superfícies curvas.

Última edição por Utopia780 (2014-03-03 02:38:27)

#24 2014-03-05 17:05:32

SlykDrako
Membro
Website

Muito bom vídeo Utopia smile
Desde já o meu agradecimento também wink

#25 2014-03-05 21:57:29

Utopia780
Membro
Website

Obrigado SlykDrako!

Fica aqui mais este para o Bol31a.
Acho que este tipo explica bem os alguns conceitos básicos importantes.

Estão e como vai a Kombi Bol31a?
Vai postando imagens homem!

EDIT: muito bonito este theme não acham? Acho que vou passar do Energy para este.. o Dark Blue Gradient theme.

Última edição por Utopia780 (2014-03-05 22:01:24)

Rodapé do site