Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#26 2014-03-09 20:22:22

Bol31a
Membro
De: Coimbra xD
Registado: 2014-02-11

Re: VW Kombi xD

A pedido de varias familias, aqui estao algumas fotos.

Nao tenho posto fotos porque basicamente sao voces que tem feito o mais dificil. Dai eu nao achar que valha a pena.
Fiz algumas coisas um pouco diferentes e depois tive de adaptar outras. Mas o tutorial tava excelente. Muito obrigado.

cph1.png
01s1.png

A grelha fiz um pouco mais fina e mais inclinada, mas usei o mesmo metodos que o o user Utopia mostrou

ofwz.png
6iwv.png
4k3b.png

Deem ideias ou opinioes xD

Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

#27 2014-03-11 16:24:41

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Website

Vale sempre a pena Bol31a! Vale sempre a pena..
É que mesmo assim é de esperar que hajam coisas a correr menos bem.. mas não te preocupes porque é normal.

Encontrei aqui um "problema" que não é difícil de resolver. Pode não parecer grande coisa mas depois no render, com a superfície brilhante, vai notar-se.

Vê a imagem.
Tens uns altos que estão a ser provocados pela redução de edge loops.
No exemplo que eu fiz em video trabalhei numa superfície plana e por isso não se nota essa transição. Em superfícies curvas temos que ter muito mais cuidado.

Acho que neste caso basta apagares as faces a vermelho, adicionares os loops a verde e ligares as partes.
Assim ficas com uma transição mais suave.

Tem em conta que provavelmente tens que ajustar o novos edge loops para que a superfície se mantenha com a mesma curvatura. Provavelmente bastará seleccionares todo o loop (um loop de cada vez) e afastares um pouco para fora.

Também podes na toolbar (T), em object mode, clicar em shade smooth para que a superfície não fique com esses "quadradinhos".

Tenta perceber o que é explicado naquele último video que postei aqui. Aquilo é mesmo importante.

..e sim.. vai postando imagens do teu progresso!

Bol31a01.jpg

EDIT: é verdade.. percebeste porquê que fiz a zona das rodas assim? Porque assim tens um face loop completo onde podes introduzir edge loops à medida do que for necessário. Como fiz para puxar essa parte para fora, por exemplo.

Como tinhas essa parte inicialmente descontínua, sem ser um face loop, nunca iria ser possível colocares aquele edge loop extra para definir a forma. Tens que ter sempre atenção a como colocas os teus loops em relação ao que queres modelar.

Última edição por Utopia780 (2014-03-11 16:32:14)

#28 2014-03-12 01:09:31

Bol31a
Membro

Nao percebi bem qual e que junto depois. Assim?

mwmc.png

Eu ja conhecia a ferramenta do smooth apenas nao a tava a usar pra ja. Mas ya ja pus.

Tou a percebes ao que te tas a referir. obrigado xD

#29 2014-03-12 02:08:54

Utopia780
Membro
Website

Assim serve.
Não há propriamente uma maneira certa.
Podia fazer de maneiras diferentes, não necessariamente melhores.

A ideia final é conseguires uma superfície o melhor possível.
Mas não te preocupes se não ficar perfeito (nunca fica.. ehehe..). Isso só se consegue com prática.

Estás a fazer um belo trabalho!

#30 2014-03-12 02:30:01

Bol31a
Membro

Com o smooth e aqueles loops, nota-se muito menos do que antes.

Da-me a tua opiniao sobre esta parte xD
Tentei fazer isto sozinho com o que tenho aprendido

utnz.png
2543.png

Acho que o meu problema e que crio faces a mais. Mas penso que seja so de ainda tar a apanhar o jeito, ainda nao consigo ver a melhor maneira de fazer algumas coisas sem exagerar nas faces.

Muitos dos loops verticais sao apenas parafazer os vertices "colarem-se" a face que estou a usar como forma. Tenho usado esse metodo desde que o user SlykDrako o usou a fazer a frente no primeiro video.

EDIT: Esquece isto em parte. Vou ter de refazer a parte junto a roda, pois esqueci-me de formar loops que depois pude-se usar como forma da porta, para mais tarde a recortar

Apesar de tar a pedir a opiniao ao Utopia, todas as opinioes sao bem-vindas claro xD

Última edição por Bol31a (2014-03-12 02:38:53)

#31 2014-03-14 13:55:54

Utopia780
Membro
Website

Bol31a escreveu:

Da-me a tua opiniao sobre esta parte xD
Tentei fazer isto sozinho com o que tenho aprendido

Acho que o meu problema e que crio faces a mais. Mas penso que seja so de ainda tar a apanhar o jeito, ainda nao consigo ver a melhor maneira de fazer algumas coisas sem exagerar nas faces.

Está bastante bom no geral. Isso das faces é normal. Depois vais descobrindo maneiras de fazer o mesmo com menos faces. Isso vai com o tempo.

O que saltou à vista desta vez (na vista sem o wire) foi a cavidade da fechadura e um vinco horizontal que se nota ao longo da lateral.

Na cavidade, se reparares, não tens um face loop à volta. Isso faz com que, quando quiseres vincar mais essa parte, seja muito difícil. Sugiro que tentes reconstruir essa parte adicionando um face loop à volta. Uma maneira aldrabada de fazer isso é seleccionares todas as faces da cavidade e fazeres I (inset). Pode ser que assim tenhas um ponto de partida para arranjar essa zona.

O vinco aparece por teres três loops próximos uns dos outros. Tenta afastar um pouco seleccionando o loop e fazendo G+G (edge slide). Tem em atenção que o loop do meio também deve estar demasiado para dentro ou para fora. Por isso faz G+X para o moveres só no eixo X.

Desculpa a demora mas ando ocupado.
Vai postando!

Continua que estás a ir pelo bom caminho!

#32 2014-03-15 19:27:12

Bol31a
Membro

So um aparte. Que e que usas para hospedar as imagens pra fazeres upload? E que vi agora que ja nao posso usar mais o imageshack

#33 2014-03-15 20:58:36

Utopia780
Membro
Website

Eu uso o dropbox. Se fizeres o mesmo, tem em conta que tens que ter as imagens na pasta "public".
Eu por exemplo tenho uma pasta chamada "Forum" dentro da public onde alojo as imagens que posto aqui.
Depois é fazeres click direito em cima da imagem e escolher copy public link.

Tens outras alternativas como o Ubuntu One, que te dá 5GB grátis em vez dos 2GB do Dropbox.

#34 2014-03-15 21:53:27

Bol31a
Membro

Ok, ja mexi na maçaneta, acho que ta um pouco aldrabado tenho de mexer mais nas faces

Tentei tirar aquele vinco, juntando as edges que la tavam e tal, mas parece que continua na mesma e agoraao pe da grelha continua a notar-se a aquelas moças. Experimento a afastar so as edges em vez de as apagar?

alto.PNG
altowired.PNG

ps: optei pelo dropbox ja que tenho 29gb xD

Última edição por Bol31a (2014-03-15 21:53:52)

#35 2014-03-15 23:19:08

Utopia780
Membro
Website

Triângulos! Evita-os.
Têm tendência a criar vincos e altos. Tens 3 tris bastante longos (pior ainda) ao pé da grelha e outro mais pequeno, num sítio menos mau, ao pé do puxador.

Livra-te deles. Só estão ai para te aterrorizar.

Para isso vai ter que puxar um bocado pela cabeça. É um bocado como um puzzle. Tens que apagar geometria, adicionar geometria e andar a puxar vértices de um lado para o outro. Lembra-te que as faces (quads) devem ser sempre o mais quadradas (menos esticadas) possível e com um tamanho mais ou menos igual por toda a malha.
É claro que não faz sentido andar a adicionar edge loops na lateral para ficares com quads quadrados e vais ter sempre zonas com a malha mais densa (por teres mais detalhe nessa zona, como a grelha) do que outras.

Repara que na parte inferior esquerda da porta tens quads muito esticados (pouco quadrados). Deves reparar esta parte também, tornar os quads mais homogéneos.

Bom.. é isso. Continua!

PS: 29GB?!

#36 2014-03-16 03:22:16

Bol31a
Membro

E que tal? Ta la um pentagono perto da maçaneta, nao sei como me livrar dele.

changealto.PNG
changealto%20wired.PNG

eu sei que ainda ta aquele "vinco" ao longo da lateral mas mesmo que o mexa de sitio, nao altera muito. Mas nao penso que seja muito feio.

ps: recebi 25gb por entrar numa especie de concurso da universidade e o resto sao convites e pouco mais

#37 2014-03-16 09:09:46

Utopia780
Membro
Website

hmmm.. Acho que a melhor maneira será adicionares mais um loop em baixo mais ou menos como tens na parte de cima da maçaneta e refazeres um bocado dessa geometria.

Quanto ao vinco, se ainda quiseres tentar alguma coisa, selecciona o loop e faz smooth(vertex) no menu W(specials). Provavelmente terás depois que andar a corrigir alguns vértices. Mas faz isso apenas se achares que vale a pena.

De resto parece estar tudo bastante bom. Pronto para passares à traseira.

#38 2014-03-16 15:43:08

Bol31a
Membro

401%20lateral.PNG402%20lateral.PNG

Nao ta perfeito mas nao me parece muito mau. Siga pra traseira.

Obrigado xD

#39 2014-03-17 00:43:16

Utopia780
Membro
Website

Está uma maravilha Bol31a!
Grande evolução meu caro! Parabéns!

Sem querer ser chato: tens um quad em forma de losango por baixo do puxador, logo acima do arco da roda. Podes fundir (Alt+M) o vértice de cima com o de baixo e assim eliminas uma face e deixas a malha um click mais limpa.

Siga pra traseira!

#40 2014-03-18 16:20:16

Bol31a
Membro

Houve uma cena que ainda nao percebi. Ao longo dos videos, ao formarem faces, chega a um ponto que dexam de precisar de selecionar os vertices todos... Qual e o atalho para isso?

#41 2014-03-18 21:02:43

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Estás a fazer um excelente trabalho Bol31a! Se comparar-mos o que já tens feito neste e com o modelo antigo diria que é uma melhoria da noite para o dia wink
Pessoalmente teria feito a porta separada do resto da lateral e assim não tinha de me preocupar caso tivesse de adicionar vértices, nem de manter a geometria de toda a lateral, mas mesmo assim resultou e é o que importa.

Para seleccionares os vértices/edges/faces podes usar várias combinações.
Alt+BotãoDireitoDoRato(RMB) selecciona um loop
Tendo um vértice/aresta/face seleccionados e carregar em Ctrl+RMB seleccionas uma linha (isto acho que tecnicamente tem um nome que não me lembro agora tongue )
A combinação Ctrl+Alt+RMB também pode ser usado para selecções, mas o resultado é um pouco diferente se estás a seleccionar vértices, arestas ou faces. Vai fazendo testes para veres o resultado.
A seleccção também pode mudar dependendo de onde clicas com o rato, igualmente faz testes para veres o que cada combinação faz.

Continuação de bom trabalho wink

#42 2014-03-18 23:11:44

Utopia780
Membro
Website

SlykDrako escreveu:

Se comparar-mos o que já tens feito neste e com o modelo antigo diria que é uma melhoria da noite para o dia wink

Eu diria que é mais uma melhoria de um ano para o outro!! ehehe!!

Acho que percebeste mal a pergunta mas ainda assim deste boa informação acerca dos vários tipos de selecção.

Acho que o que o Bol31a queria é o seguinte:

Addons sem os quais não sei viver!

.f2: Por defeito a tecla F cria uma aresta quando tens 2 vértices seleccionados e uma face quando tens 3 ou mais vértices. O addon f2 dá uma nova vida a tecla F! Vê esta demonstração.

.Loop Tools: Adiciona ferramentas muito úteis ao specials menu (W), como bridge, loft, relax, space, etc.. Uma das ferramentas que mais uso é o circle: Transforma a selecção num círculo. Vê este aqui.

.Quick Tools: Do Jonathan Williamson do CG Cookie. Reune uma série de ferramentas muito usadas num único menu de acesso rápido. Basta premires a tecla Q e voila! As ferramentas mais usadas. Muito útil! Video aqui!

Todos estes addons já vêm com o Blender. Basta ires a file>user preferences>addons e activar. Faz save user preferences antes de fechares!

Há muitos mais bons addons mas estes são os que uso diariamente e que considero essenciais.

Era mais ou menos isto que querias saber?

@SlykDrako: Tens mais algum que uses frequentemente?

#43 2014-03-18 23:33:37

SlykDrako
Membro
Website

Normalmente só uso o f2 e o quick tools, ambos muito bons. Não costumo usar muitos addons, a não ser para algo muito específico.

#44 2014-03-19 02:27:07

Bol31a
Membro

E isso tudo. Realmente ate da algum jeito.

So nao percebi no f2 qual e a tecla que ele usa para criar uma edge ate ao cursor.

#45 2014-03-19 09:47:39

Utopia780
Membro
Website

A única tecla que usas no f2 é o F. Isso do cursor só quer dizer que vais criar faces na direcção do cursor (a seta do rato, não o 3d cursor) como demonstrado no video aos 03:05.

#46 2014-03-23 19:45:42

Bol31a
Membro

Será que devia ter feito ja a porta? Ou no fim crio edges e corto por elas? E que tou na traseira e tenho a porta do motor. Dai tar a perguntar pela melhor maneira

#47 2014-03-23 19:59:44

Utopia780
Membro
Website

O método que prefiro é fazer tudo em uma só peça, mas colocando logo os edges onde vão ser necessários, por exemplo, nas linhas que separam os painéis. Depois de tudo estar feito, selecciono os edges das partes que quero separar e carrego em V.

O V é a ferramenta edge split que vei cortar a malha nos edges seleccionados. Há umas versões atrás o Blender às vezes ia a baixo quando carregava em V e por isso ganhei o hábito de salvar antes, mas acho que isso já não acontece.

O SlykDrako, pelo que disse há uns posts atrás, prefere modelar logo tudo em separado para evitar surpresas. Depende do que te der mais jeito. Nestas coisas não há uma forma mais correcta do que outra de fazer as coisas, apenas as que te dão mais jeito.

Tendo em conta que estás a modelar tudo como um bloco, mais vale continuares e destacares as partes quando tiveres tudo pronto.

Não te esqueças de postar uns screenshots!

#48 2014-03-23 22:10:01

SlykDrako
Membro
Website

Como disse o Utopia, é uma questão de preferência, não implica que uma seja melhor que outra!
Fazer tudo num bloco provavelmente terás uma maior consistência na estrutura da malha. Com a prática depois vais encontrar a forma que mais te sentes à vontade, neste projecto aprece-me que é melhor que continues a modelar da mesma forma, assim evitas possíveis confusões wink

#49 2014-03-24 17:41:59

Bol31a
Membro

Preciso de ajuda nesta parte xD

ajuda.PNG

Como e que fecho estes pontos? fiz as coisas em separado com o minimo de vertices possiveis. Mas Tou com problemas nesta parte.

#50 2014-03-24 20:59:58

Bol31a
Membro

Resolvi assim.

Que acham?

tras.PNG

Rodapé do site