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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#101 2014-06-15 02:05:14

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Ok o pneu roda fixe xD mas nao consigo mover o latice.

Era preciso por o latice parente do pneu?


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#102 2014-06-15 11:23:07

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Precisas de mover o latice?

Acho que não o consegues mover directamente. Só movendo o pneu.
Caso precises de ajustar o latice podes sempre desligar o copy location constrain e depois dos ajustes voltar a ligar.

O quê que pretendias fazer?

EDIT: se fizeres parent o latice vai voltar a rodar junto com o pneu, por isso, não.. não faças parent.

Última edição por Utopia780 (2014-06-15 11:24:12)

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#103 2014-06-16 11:17:25

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

"se rodares o pneu o latice não roda mas se o moveres o latice acompanha o movimento."

Mas pronto se fica tudo bom assim, vou po proximo.

E preferível fazer as rigs no pneu agora ou dar primeiro textura?
A diferença e que ainda tenho a jante e o pneu em objectos diferentes...


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#104 2014-06-16 18:07:16

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

atual.PNG
Vou por uns holofotes nos pilares


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#105 2014-06-16 18:55:28

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Está a ficar porreiro!

Faz primeiro o que te apetecer mais. É igual a ordem que fazes as coisas, desde que faça sentido para ti.
Não há problema para o rig teres objectos separados. A única diferença é que tens que fazer parent de vários objectos ao bone em vez de ser só um.

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#106 2014-06-16 19:17:46

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Mas enquanto tiver varios objectos talvez seja melhor para dar textura. Que achas?

Acho que deveria fazer primeiro as rigs porque assim despachava ja a parte de construçao... e dedicava-me so a pintura

Última edição por Bol31a (2014-06-16 19:18:35)


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#107 2014-06-17 19:09:25

Tintasmen
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Re: VW Kombi xD

Gostei do resultado bol31a continua!


Com o Blender até fa fume!

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#108 2014-06-17 20:34:24

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

A sério faz como quiseres.

Se precisares de dicas nas texturas apita!

Olha.. pode ser do ângulo mas parece que o degrau está transparente. Pode ser que tenhas os normais invertidos.
Entra em edit mode selecciona tudo e faz CTRL+N

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#109 2014-06-17 23:15:27

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Se tas a falar do degrau daquela base esferica, ent nao ta. o chao ta em Z<0


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#110 2014-06-19 02:13:00

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Sabes de algum tutorial fixe pa por as rodas a virar?

Tava a ver este mas ta um pouco estranho.



Ja agora quando poderes deixa-me ai como e que posso por um fundo no render xD tou farto de ver isto cinzento, a minha ideia e ter um ambiente tipo sala de museu xD

Última edição por Bol31a (2014-06-19 03:01:19)


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#111 2014-06-19 09:28:26

costa863
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Re: VW Kombi xD

Para os fundos eu uso um ficheiro hdr. Podes baixar alguns em:
http://www.hdrlabs.com/sibl/archive.html
Nas propriedades, no icon World usa o Environment Texture e aplica o fundo que desejares.

Quanto a tutoriais gostei deste:

https://www.youtube.com/watch?v=TJoGUYWiF-0
https://www.youtube.com/watch?v=3jf9FYLgewM

e este

https://www.youtube.com/watch?v=v_bgexISCSA
https://www.youtube.com/watch?v=0JOp2WJvIkw

Última edição por costa863 (2014-06-19 09:34:04)


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

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#112 2014-06-19 14:29:49

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

janteTF.PNG
Primeiro teste. Que tal?

Vou dar textura as jantes e por apena um objecto e depois faço-as virar.

Ando a ver se encontro mais hdr. Tem ai deles muito fixes mas ainda nao sei encaixar bem, e procuro um mais de interior. Obrigado pelo site e pelos tutoriais xD

Última edição por Bol31a (2014-06-19 14:40:03)


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#113 2014-06-19 15:14:56

costa863
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Re: VW Kombi xD

Podes sempre rodar o teu HDR com este exemplo de node:

https://www.dropbox.com/s/v6aoiqfvabtvh … HDR.png?m=

Mapping adicionado no add Vector e o Texture Coordinate no add Input


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

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#114 2014-06-19 19:19:23

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

atual.PNG

Isso ja e muito a frente pra mim. Tenho de explorar isso melhor.


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#115 2014-06-19 23:17:04

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Esclarece-me uma coisa. Quando te referiste a texturas estavas-te a referir a shaders(materiais)?

Estás a usar cycles?

Se estás a começar no cycles recomendo este do Andrew: http://www.blenderguru.com/tutorials/in … 6Nf_Y1dW6A

Se quiseres algo mais complicado diz, mas esse tut já tem muita informação acerca do cycles.

Já usaste nodes?

Temos que trabalhar esses shaders!

Mas olha.. esses pneu e jantes já estão com muito bom ar!

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#116 2014-06-19 23:31:00

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Calma xD

Sim materiais, cores e assim... Qual a melhor maneira de fazer as textures?

Afinal nao vai ser em cycles, o stor optou por nao trabalharmos isso este ano.

Nodes? Eu percebi que tem a ver com aqueles hdr e mais qualquer coisa, mas tou mesmo a leste disso, se me podesse explicar assim por alto agradecia xD

Os pneus e jantes foi da maneira mais basica e a unica que conheço. Nao se aprender muito nas aulas que tenho de blender. O melhor professor continua a ser o youtube xD

Última edição por Bol31a (2014-06-20 20:24:52)


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#117 2014-06-21 00:15:06

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

tablier.PNG

volanteixo.PNG

Mais uns pormenores xD



ps: Nao me ralhem por causa daqueles triangulos, sou obrigado a usar bolean em algum sitio... ja usei noutros pilares e agora aqui. Teve de ser num sitio onde houvesse pouco estrago xD

edit: Se calhar podia ter usado um cilindro com menos vertices, fui um pouco burro xD. Amanha quando vier do trabalho troco isso a ver

Última edição por Bol31a (2014-06-21 00:19:30)


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#118 2014-06-21 01:11:12

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Eu sou muito mau com o internal render!
Mas posso tentar ajudar caso tenhas dúvidas.

Tem em conta que quando dizes texturas todos vamos assumir que te estás a referir a imagens. As texturas são images que mapeas nos objectos, que depois ligas aos shaders (materiais). Imagina os bancos da kombi por exemplo. São feitos de pele ou um tecido. Para fazeres um material tens que usar uma imagem de pele para que os bancos pareçam ser feitos de pele.
Podes usar livremente e de borla as texturas do CGTextures por exemplo.

Quanto à modelação, nem reparei que tens triângulos! A parte do velocímetro está muito boa! Vê-se que estás a aprender com este projecto.
A única questão é mesmo a barra de direcção (não sei se é assim que se chama!) ter muuuuuuuuuuuitos vértices mas.. tú próprio já te apercebes desses pormenores! Parabéns!

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#119 2014-06-21 20:56:21

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Ahh tou a compreender isso. Eu lembro-me de ver cenas assim. Vou ver se consigo por as rodas a virar e a acompanhar o carro e depois dedico-me 100% a textura em condiçoes a começar pelos bancos, para testar.

Ja aprendi bastante, obrigado pela ajuda!


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#120 2014-06-23 11:54:19

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Boas!
Tou numa parte um pouco complicada. Encontrei um tutoria fixe mas e noutra versao e ha coisas que mudam e eu nao sei o que fazer

Tutorial car rig -min 11.

Serve para por a rodar as rodas quando elas se movimentam para a frente. Eu ja tenho isso a acontecer com a empty que tenho na carrinha, nao sei se preciso de fazer com os ossos ou nao mas resolvi fazer, corrijam-me se tiver enganado. Tou a seguir o que o gajo faz ao min11 mas esse constrain muda um pouco e eu nao percebo o que me faltou modificar. Alguem me pode dar uma ajuda nesta parte?

carrig.PNG


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#121 2014-06-23 13:37:21

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Bem.. em 1º lugar o osso da roda não parece estar no centro da roda.
Isso vai fazer com que a rotação aconteça fora do eixo da roda.

A maneira mais fácil é ires ao separador armature (o que tem o homem de braços abertos) e ligares a visibilidade dos axes na secção display.
Assim ficas a saber em que eixos queres trabalhar.

No video o Jonathan muda (no constrain) o eixo de x para y. Na versão corrente podes fazer isso no "source to destination mapping".
Tens que dizer que ao mover o bone base em Y (em princípio) queres que o bone de destino (da roda) seja afectado em X.

À partida isso resolve o teu problema.

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#122 2014-06-23 13:46:45

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Eu sei que nao ta ao centro. Mas tava quando as pus na altura de prender a armature a roda, ela descia e nao sei como alterar...

edit: ja tirei o parent e recoloquei o osso, mas quando vou a fazer crtl+P  "Armadure deform with empty group"  jante sai do centro, mesmo que eu mude o origin ela desloca-se sempre

Mas isso e o que eu tenho certo?

Última edição por Bol31a (2014-06-23 15:16:01)


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#123 2014-06-23 15:44:10

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Olha para ser sincero, não faço ideia porquê que nesse tutorial o Jonathan usa o  "Armature deform with empty group".

O que eu faço (e recomendo) é escolher a opção "bone" quando faço Ctrl+P. Tens é que ter as rodas como objectos separados. Fazes o mesmo para todas as rodas e está feito.

O que também pode estar a acontecer é teres mexido nos bones em pose mode. Entra em pose mode selecciona todos os ossos e faz Alt+G e Alt+R para fazeres reset a alguma alteração que tenhas feito em pose mode.

A seguir vai a edit mode e confirma se todos os ossos estão nas posições em que deviam estar.

Volta a pose mode. Selecciona uma roda e shift selecciona o respectivo bone. Faz Ctrl+P > bone.

À partida deve funcionar.

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#124 2014-06-23 18:00:12

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Ok tao os bones tao alinhados vou tentar agora por a rodar

Brigado xD


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#125 2014-06-23 21:31:06

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Nao consigo. ta tudo bonito mas agora na parte do Bone Constraine nao descubro onde por os valores e para rodar ao longo do Y.

Ainda so consegui por a rodar bem mas no eixo do Z e nao compreendo o que alterar... Eu sei que parece logico mas nao descobri a logica. Que nojo que me ta a meter


edit: Consigo por a rodar na posiçao certa mas agora nao começa a rodar logo... anda um pouco e so depois e que começa. Tive de utilizar Space:  World Space,  tambem ja variei aquele Y min para -5 por exemplo mas nao altera nada

contrain.PNG

Edit 2: Ja consigo por a rodar logo mas so da uma volta, e isso ja tem a ver com aquele 360 mas como e que posso por isso infinito?

DESCOBRI!! faltava activar o extrapolate -.-

Última edição por Bol31a (2014-06-24 14:45:38)


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