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#126 2014-06-25 21:00:31

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Epá.. só agora é que vi que tinhas postado!

Clica em extrapolate.. extrapolar significa continuar algo.. acho..

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#127 2014-06-25 21:56:30

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Ja ta a bombar fixe. Agora o stress e mesmo no bone constrain, follow path. Queria por a carrinha a fazer follow path e a direçao mais a frente tambem a dar follow path mas tou a tentar compreender como e que trabalha isto e como e que vejo se ta bem feito.


follow.PNG

Última edição por Bol31a (2014-06-25 22:56:44)


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#128 2014-06-25 23:46:30

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Provavelmente já viste este.. é do mesmo autor daquele que postaste anteriormente.

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#129 2014-06-26 01:25:14

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Sim tou a guiar-me por esse. Tou a tentar por a animação para ver se o carro funciona. Amanha dou noticias

cockpit.PNG

So mais um promenor xD

Última edição por Bol31a (2014-06-26 02:23:45)


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#130 2014-06-26 10:37:30

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Está a ficar muito bom!

Não te esqueças de mudar o shading para smooth nos interiores..

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#131 2014-06-28 22:21:06

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

move.PNG

Tenho uma duvida. Eu acho que nao da mas é possivel ter o bone do carro a seguir o caminho e ao mesmo tempo o do centro da direçao a seguir tambem o caminho?

Ou seja, o carro vai seguir ao longo do path e a direçao vai apontando pro caminho mais a frente


Outra duvida... Quando tento adicionar o primeiro keyframe, recebo um aviso de "F-curve with path = 'eval time' [0] cannot be key framed. Ensure that it is not locked or sampled. Also try removing f modifiers."



edot: TOu a tentar adaptar um exemplo que vi. Usar uma empty a fazer folow curve e depois ponho o bone da direçao, "track to" a um novo bone que esta na empty, faço esse  "child of" empty. E penso que fica a funcionar, segui um exemplo que encontrei num ficheiro, no blenderartists.

Mas continuo sem conseguir fazer os keyframes

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#132 2014-06-29 00:25:53

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Consigo por quase a trabalhar. O carro ta a fazer o que eu quero, mas agora ele fica deformado logo de inicio, e quando chega a meio, fica espalmado -.-


edit: Tao aqui algumas configs que ando a mexer... nao consigo descobrir o que falta
Bone Constrain do carro, Empty da direçao,  e config do path

car.PNGempty.PNGpath.PNG

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#133 2014-06-29 02:23:42

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Bol31a escreveu:

é possivel ter o bone do carro a seguir o caminho e ao mesmo tempo o do centro da direçao a seguir tambem o caminho?

Penso que não. Podes fazer parent de ambos os ossos ao path mas o osso que não coincide com a origem da curva vai fazer um caminho um pouco diferente.

Como é que o tipo resolve isso nesse tutorial?

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#134 2014-06-29 09:54:23

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Olha já fiz alguns testes sem sucesso.. por isso é que te recomendei aquele tutorial..

Não digo que seja impossível. Provavelmente dá para fazer como estás a tentar. Mas até agora não estou a ver como.

Talvez lá para o meio da tarde consiga fazer mais uma experiências.. mas não prometo porque vou passar a maior parte do dia fora.

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#135 2014-06-29 10:16:34

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Eu ja consegui. Mas agora o meu problema e que a carrinha ao percorrer o caminho, distorce toda...   Nao consigo evitar o deform. FIca toda espalmada, ou torcida...


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#136 2014-06-29 10:33:56

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

hmmmmm..

Podes sempre tentar, no separador dos bones individuais (não do esqueleto geral), fazer lock ao scale.

..pensando melhor acho que isso talvez não resolva porque não tens nada a esticar os bones..

Tenta desactivar deform também no separador bone. Talvez resulte..

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#137 2014-06-29 11:16:08

sergio
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Re: VW Kombi xD

Essas partes que estão distorcias ao animar, pode ser porque não aplicaste os weights, (não pintaste ou seja não esta associado ao osso).

ou então

experimenta seleccionar tua mesh, depois no separador dos modifiers e activar ou desactivar o preserve volume.
OxDdLEG.png?1

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#138 2014-06-29 11:19:19

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Se eu desativo o deform, a carrinha fica direita mas nao sai do sitio, alem disso sem o deform os ossos soltam-se da carrinha.



edit: so agora vi a mensagem Sergio. Vou experimentar.

Última edição por Bol31a (2014-06-29 12:56:07)


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#139 2014-06-29 15:49:13

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Boa isso ajudou, obrigado sergio.

Ja ta a andar ao longo do caminho, agora o problema e que nao roda pra continuar no sentido do caminho. Ou seja, ta sempre virado no sentido do Y e vai ao longo do caminho.


Estou quase a desistir e a fazer a animação a unha...



bones_follow_curve
Encontrei este ficheiro no blender artists, tinha 3 bones seguidos mas eliminei um e alterei os outros pa continuar a trabalhar, a apartir daqui consegui por a direçao a virar pro lado correto na curva, mas na carrinha nao a consigo por a rodar pra tar sempre no sentido correto

Última edição por Bol31a (2014-06-29 19:54:06)


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#140 2014-06-29 21:10:29

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Bol31a escreveu:

Estou quase a desistir e a fazer a animação a unha...

Já me aconteceu muitas vezes..

Como estás a planear uma animação simples se calhar mais valias.
Se depois decidires fazer uma animação mais complexa, sugiro que sigas aquele tutorial que postei anteriormente.
Pode parecer (ser) complicado mas assim ficar com um rig a sério que podes usar em qualquer situação.

Se eu fosse a ti fazia à unha..

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#141 2014-07-01 03:04:50

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Ok, siga viagem xD

Tou nas texturas. Tenho uma duvida (outra) tive a ver videos e tal e reparei que ha duas maneiras de fazer as texturas. Atravez de Unwrap ou a atribuir um material e depois uma textura com imagem por exemplo... Qual e a melhor maneira?

Este foi atravez da segunda maneira
texture1.PNG

Última edição por Bol31a (2014-07-01 03:06:55)


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#142 2014-07-01 11:36:38

sergio
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Re: VW Kombi xD

belo assento
A 1º primeira é a melhor mas acho que blender não é a melhor ferramenta para texturizar.

Última edição por sergio (2014-07-01 11:48:17)

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#143 2014-07-02 01:09:31

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Vamos por partes..

Materiais tens que atribuir sempre, seja no internal ou no cycles.

Os materiais podem ser feitos apenas com cor ou com texturas (imagens).

Para poderes aplicar texturas a um objecto, na maior parte dos casos, tens que fazer unwrap para mapeares a textura à superfície do objecto.
Como se tivesses a embrulhar uma imagem a toda a volta do objecto.

No caso dos bancos tens que usar uma textura de pele ou tecido. Caso contrário nunca vai ficar bem.
No caso da pintura da carrinha, basta usares uma cor (ou mais) no material. Neste caso não há grande necessidade de usar uma textura.



Depois ainda tens mais tipos de texturas chamadas mapas.

Vamos usar a imagem do banco como exemplo:

Specular map - O banco tem um brilho homogéneo, sempre constante. Isto não acontece no mundo real. Para um modelo parecer mais natural, este brilho tem que ser quebrado por uma textura em greyscale que vai fazer com que o brilho seja um pouco mais intenso numas partes e menos noutras. Por exemplo, as partes mais "coçadas" do banco vão ter um brilho menos intenso do que as partes que têm menos contacto com o corpo.


Bump map - Também greyscale. A superfície do teu banco é completamente lisa. No mundo real há rugas, poros, pequenos altos/imperfeições. O bump map vai criar relevos na superfície do objecto. Os relevos não realidade não estão lá (não existem enquanto geometria) mas, durante o render, a luz reage como se existissem realmente.

Bem.. isto agora é um mar de dúvidas! Quanto mais sabes mais te apercebes que ainda há muita coisa para aprender. Isto é uma arte.. e demora a aprender!

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#144 2014-07-02 12:36:27

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Tive a falar com o stor e vou fazer isto de uma maneira mais simples, para este trabalho e mais tarde mudo... Ele nao da mais valor a uma coisa bem feita ou uma animaçao com o minimo nexo, Ele quer e os elementos que ele pediu...  (ele nem sabia o que era uma "ponto de forma", foi a expressao que usou e nao tava a perceber o que era).

Vou mexer no banco porque agora a imagem que tinha la desapareceu...


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#145 2014-07-02 13:50:08

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Ponto de forma é muito bom!

Já tiveram sorte de ele não vos pedir para modelar um destes:
4f64afebd44f9654aa680eaa816d7dcf1a5d0506b05e7.jpg
ehehe..

..então depois vais fazer os materiais em Cycles.
Nisso posso ajudar-te à vontade..

Última edição por Utopia780 (2014-07-02 13:50:43)

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#146 2014-07-02 13:59:07

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

AHAHAHA

ya depois faço reset xD e vou para cycles.

atual.PNG


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#147 2014-07-02 20:04:24

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Como e que colo um texto na carrinha de lado? Tipo tenho a dizer Volkswagen e ja pus o tipo de letra e e um pouco de extrude etc. Mas quero colar a carrinha pra nao se perder pelo caminho xD nao consigo fazer crtl+j pra juntar os objectos


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#148 2014-07-02 21:20:48

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

O Ctrl+J só funciona para objectos do mesmo tipo. Não podes juntar letras e curvas a malhas.

Podias transformar o texto em malha mas nesta situação acho que mais vale fazeres parent.

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#149 2014-07-03 03:37:03

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Sabem de um site onde se possa arranjar texturas mas do tipo de interiores? Queria por a carrinha a andar dentro de um pavilhao ou museu uma cena assim. senao tambem a ponho na rua xD Tou a trabalhar como se o mundo fosse um cubo e as coisas acontecessem la dentro


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#150 2014-07-03 05:00:28

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Ja me orientei. xD


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