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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#151 2014-07-03 13:13:18

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Tens muitos sites de texturas gratuitas e livres mas a mais utilizada por toda a comunidade CG é mesmo a CGTextures

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#152 2014-07-03 15:10:46

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Tive de acelerar um pouquito mas ta aqui uma especie de preview

almost1.PNG

Ja agora... Eu fiz uma bandeira e tal. Mas o vento nao ta a começar logo no inicio... tipo a bandeira começa a pender e aos 65frames e que o vento liga. Como e que mudo pa começar de inicio?

Eu segui um tutorial e nao acontece isso, ja o ano passado fiz uma bandeira e funcionou bem a parte do vento.


PS: eu sei que a imagem ta um pouco fantasiosa xD Ve-se bem a diferença. Mas pro que é nao faz mal, depois de entregar ent preocupo-me em melhorar

Última edição por Bol31a (2014-07-03 15:11:41)


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#153 2014-07-03 15:21:08

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Isso está a ficar bom!

Tenta o seguinte: vai ao separador de física às propriedades do cloth e em cloth cache verifica os frames.

A seguir clica em free all bakes.

Se não resultar faz save, fecha o Blender e volta a abrir.

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#154 2014-07-03 15:36:09

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

A bandeira ta a funcionar bem ao que me parece. A ventoinha e que nao ligava de inicio. Apaguei e fiz outra e esta agora nao da xD

Voltou ao mesmo, so da vento a partir dos 65frames


PS: Importei a ventoinha do outro ficheiro que eu tinha e continua sem trabalhar omfg, vou ver mais tutoriais

EDIT: Criei num ficheiro novo e funcionou -.-', Voltei a cirar a bandeira e o force e funcionou. FDS perdi duas horas com esta porcaria... Ventoinhas de m**** dos chineses...

Última edição por Bol31a (2014-07-03 18:23:11)


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#155 2014-07-03 19:09:45

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

almost2.PNG


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#156 2014-07-03 19:27:10

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Bonito!!

Ás vezes sem querer carregamos em alguma coisa que nos lixa algum setting. Deve ter sido isso que te aconteceu.

Isso ficou mesmo giro.. a seguir vamos trabalhar com o Cycles!

PS: Acho que com os poucos conhecimentos que tens acerca de materiais e rendering conseguiste fazer algo muito agradável e estético. Parabéns!

Última edição por Utopia780 (2014-07-03 19:28:49)

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#157 2014-07-03 19:45:03

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

xD Brigado.  Falta so por a carrinha a bater num postezito pa usar shape keys pra deformar o parachoques (tem de ser xD) e por as portas a abrir

Como e que tiro aquele pontilhado que aparece nas texturas? Nao sei se e de preposito ou nao. Aparece no video no fim?


outro pormenor xD

por3.PNG

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#158 2014-07-04 09:54:05

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Bol31a escreveu:

Como e que tiro aquele pontilhado que aparece nas texturas? Nao sei se e de preposito ou nao. Aparece no video no fim?

Deves estar a falar dos pixeis da textura dos bancos? Essa parte do video é que não estou mesmo a ver de que estás a falar..

Bem.. enquanto o pessoal das outras áreas gráficas se preocupam com o pixel, nós no 3D também temos que ter atenção ao voxel e ao texel.

O voxel é um volume pixel e tem a ver com a resolução de volumes como fogo e fumo e não tem nada a ver com esta conversa..

O texel é um texture pixel. Vou dar-te um exemplo para tentar explicar como funciona.



Imagina que tens uma plane quadrada e como textura estás a usar uma imagem de 1024x1024.
Vamos considerar que estamos a fazer um render com 1920x1080.

Se a plane estiver longe em relação à camera (imagina que ocupa uma área de 300px no render) a relação dos texels em relação ao ecrã vai ser boa (positiva?).

Ao aproximares a plane da camera, vais ocupar uma área maior de ecrã. Imagina agora que a plane ocupa uma área de ecrã de 1024x1024 no render. A relação é de 1:1 por isso vês a textura na sua resolução original.

Se aproximares ainda mais, imagina que agora a plane ocupa todo o ecrã, ficas com uma má relação (negativa?). Ou seja.. neste momento estarias a ver uma textura de 1024x1024 "ampliada" para ocupar os 1920x1080 do ecrã. Neste caso começas a ver a textura pixelizada.

Conclusão.. Tens que ter em conta os texels quando estás a texturas alguma coisa.
Se estiveres a texturar um objecto que vai estar sempre longe da camera (ocupa pouca área do ecrã) não vais precisar de uma textura muito grande.
Se for um objecto que vais mostrar detalhadamente (uma pequena área do modelo ocupa todo o ecrã) vais precisar de uma textura enorme feita com imagens de grande resolução para que não fiques com a textura pixelizada.



Fez sentido?
Não sei se era isto que querias saber..

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#159 2014-07-04 13:28:26

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Nao era bem, mas deu pa aprender alguma coisa xD Mas a confusao foi de eu ter posto uma imagem depois.

Por exemplo ve a penúltima imagem, parece tipo cyces... com aqueles pontinhos.


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#160 2014-07-04 14:21:04

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Bem.. segundo a pesquisa rápida que fiz tens que subir o número de samples aqui:
KpzL3.png
Penso que isso chegue para te livrares do ruído mas tem em conta que o tempo de render vai subir um pouco.

Eu não sou especialista (mesmo!!) no internal render mas acho que isto resolve..

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#161 2014-07-04 22:20:54

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Tou com uma duvida. (outra)

Quero começar a mover o carro. Mas se uso a Rig principal que ta agarrada ao chassi, apenas mexo o chassi. Mesmo que junte os outros objectos ao chassi, a rig nao move mais nada de diferente.

Caso mova o objeto "chassi" vai tudo junto como quero mas depois ao guardar a localizaçao se calhar as rodas ja nao vao aparecer a rodar certo? Como posso mover as coisas a usar a rig principal para continuar com o efeito das rodas?


EDIT: Problema resolvido. Era so burrice com um C xD era só fazer parent com a main rig

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#162 2014-07-05 22:22:29

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

ia agora dar-te uma ajuda mas parece que já te safaste!
Boa!

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#163 2014-07-09 00:09:54

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Preciso de ajuda xD Pus a carrinha a dar a volta e tal tudo como quero. Mas vou a ver o tempo e aquilo ta com 4 min!! posso editar o grafico demaneira a acontecer tudo mais rapido ou assim? Nao sei o que fazer

time.PNG
time2.PNG


EDIT: Tou a mexer na dope sheet mas ainda tou a fazer testes

Usei o S e aquilo pareceu ajustar, nao sei se era assim... Tenho de entregar isto na segunda. Se despachasse isto amanha, talvez ainda desse pra fazer um joguito de corridas mas nao sei

Última edição por Bol31a (2014-07-09 02:39:41)


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#164 2014-07-09 10:57:40

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

É exactamente no dope sheet onde deves fazer o re-timing.

O playhead (a linha verde que indica o frame em que estás) funciona como pivot. Ou seja, se seleccionares todos os frames e fizeres S, eles vão encolher na direcção do playhead.

Portanto basta estares no primeiro frame (Shift+seta esquerda), seleccionares todos os frames e fazeres scale.

Tem em conta que tanto o dope sheet como o graphic editor têm um botão com uma seta (à esquerda do fantasma e da bóia). Se este botão estiver seleccionado só te vão aparecer os frames dos objectos que estão seleccionados. Por isso, ou selecciona todos os objectos, ou desliga esse botão antes de fazeres o scale aos frames. De outra maneira arriscas-te a aplicar scale só a alguns objectos e aí ficas com isso tudo dessincronizado..

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#165 2014-07-10 12:06:57

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Tentei fazer a animação... Deixei a fazer render a noite. E agora a animaçao acontece toda mas em 2 segundos -.-

time3.PNG

Sera possivel que aqueles numeros sejam em segundos e nao em minutos? ahaha xD

Última edição por Bol31a (2014-07-10 13:38:04)


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#166 2014-07-10 15:23:08

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

ehehe.. grande azar pá!

Eu costumo usar isso em frames mas sim.. isso são segundos+frames. Passa de 1+24 para 2+00 (ou 01?). Ou seja 1+12 = 1 segundo e meio se estiveres a 24fps.

É a errar que se aprende!



Aproveita que o Blender é uma calculadora gigante e faz o seguinte:

Define o tempo que queres que a animação dure. Por exemplo 8 segundos.

Escolhe o frame rate (24fps por exemplo).

No campo onde especificas o último frame escreve 8*24 faz enter e o Blender faz a conta por ti.
Todos os campos numéricos do Blender funcionam assim.

Agora é só ajustares os keyframes para coincidirem com a duração da animação.



Acerca do frame rate:

Há quem seja fã dos 30fps que é o usado em HDTV. Eu prefiro os 24fps. O nosso cérebro está muito habituado a distinguir o frame rate e inconscientemente associa os 24fps à produção mais luxuosa do cinema e os 30fps à produção mais "de consumo" da televisão.

Por isso, apesar de os 30fps terem um movimento mais fluido, nós identificamos como algo de orçamento mais baixo que o cinema. É um pequeno truque subliminal.

É claro que uma animação não fica mais cinematográfica por estar a 24fps mas se a produção for boa isso ajuda.

Ainda tens o bonus de teres que renderizar menos 6 frames por cada segundo de animação.. o que é muito bom!

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#167 2014-07-10 16:10:46

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Boa. Tou a fazer o pre render final xD Pra ver como fica e depois e so por musica e ta feito. Acabei por aumentar na Dope Sheet para 40s mas nao sei. Nao posso fazer calculos porque quero o carro a andar de uma maneira fluida e nao o quero a 5km/h xD Tenho de ir ajustando acho eu

O problema e que agora aquilo ficou com 900 frames, pra ter 40s. E normal?? Vai demorar bue e ainda nao e o render final

Última edição por Bol31a (2014-07-10 16:45:12)


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#168 2014-07-10 20:43:43

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Outra... Tou a filmar a volta da carrinha e a camera do nada roda 360º nem sei porque. Mesmo sem keyframes. Nao percebo. Tenho de entregar isto na segunda mas tou a ver que tou f*****

Última edição por Bol31a (2014-07-10 20:44:52)


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#169 2014-07-11 01:21:28

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Pois.. 24fps x 40s = 960 frames!

Mas até não é muito. Quantos segundos por render?

Olha.. renderiza isso em PNG. Depois no VSE (video sequence editor) renderizas a sequência de imagens para um ficheiro de video.
Nunca.. mas NUNCA renderizes directamente em formato de video. Se algo corre mal a meio perdes todos os frames renderizados.

Isso da camera, se não tem keyframes e está a mover-se pode ser que esteja parentada com outro objecto..
Tenta perceber no graph editor se há algo estranho. As curvas devem sempre ser fluidas, a não ser que tenhas movimentos bruscos propositados.
Vê as curvas da parte que te está a dar problemas.

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#170 2014-07-11 09:08:15

jnascimento
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Re: VW Kombi xD

Boas, hoje vi isto e não pude deixar de pensar no teu projecto Boleia.

Combi (pão de forma) no 3dTotal.com

Força aí


Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

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#171 2014-07-11 23:20:34

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

O primeiro render ta feito. Vi alguns bugs. Ja corrigi menos o da camera, vou por a mudar de camera nessa altura a ver se resolve.

Se fizer primeiro render em PNG, o tempo de render diminui?

Última edição por Bol31a (2014-07-11 23:21:03)


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#172 2014-07-12 00:44:07

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Se não conseguires resolver isso da camera se calhar mais vale apagares e fazeres de novo.
Sabes mudar de camera durante uma animação?!

Bol31a escreveu:

Se fizer primeiro render em PNG, o tempo de render diminui?

Não.. nada disso. Além do tempo de render ser o mesmo ainda tens que perder algum tempo a montar a sequência no VSE e a renderizar de sequência de imagens para video. Mas isso é um render rápido.

A única (grande.. enorme!) vantagem é que ao renderizares em PNG (ou outro formato lossless(sem perdas)) o Blender vai guardando cada frame à medida que vai renderizando.

Se alguma coisa acontecer, tipo ficares sem corrente, tropeçares no fio do computador, o Blender ou o OS crachar enquanto estás a renderizar, os frames ficam a salvo no teu disco.

Se estiveres a fazer render directo para um ficheiro de video, perdes tudo.
Imagina passares 48 horas a renderizar e no último frame o computador bloquear! É f****o!!

Vê este:

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#173 2014-07-12 04:08:11

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Remediei a camera. Como nao resolvia por acontecia sempre em algum local. Entao adicionei outra camera que na altura em que a principal se passa, começa a outra a gravar e depois voltam a trocar e continua tudo normal. Ja ta a fazer render, assim em imagens fico muito mais descansado esse video tambem bem mais simples do que o que vi. Obrigado xD

Tentei mexer no grafico para tornar o movimento da carrinha mais fluido mas acabou por ficar uma borrada fluida xD sem querer alterei a localização e nao tinha nenhum save pra repor e tive de repetir e acabei por deixar ficar. A condutor as vezes tem uns espasmos no acelerador xD

Mas pro que é serve. Amanha depois do render adiciono o som. E ja comecei a fazer os objectos para fazer um jogo de corridas. Encontrei um tutorial fixe.


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#174 2014-07-13 00:06:33

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Alguem me pode dar uma ajuda a respeito de Blender Game? Tou a seguir um tutorial com o gao a escrever o codigo tudo calmo, mas no inicio tento dar preview "P" para tentar mover o carro na mesma altura que ele e nao da nada. Nao sei se tou a mexer bem ou nao...



EDIT: Ja reparei que o blender ta a dar erros estranhos

" Python controller found the module but could not acess the funtion - object 'VW', controller 'Up':
AttributeError: 'module' objecthas no attribute 'Update'
Python controller found the module but could not acess the funtion - object 'VW', controller 'fwd':
AttributeError: 'module' objecthas no attribute 'Acelera'"


EDIT2: Fiz asneira xD lembrei-me mudar o ficheiro .py pra mesma pasta no .blend, e deu cabo de tudo. Ja fiz apaguei todos os ficheiro criados e fiz gravei o .pu de novo mas continua com buee erros estranho -.-

EDIT3: Corrigido xD A qualidade do video nao e la muito boa e escrevi mal uma classe. Encontrei este site que me deu jeito talvez de jeito a mais alguem.

Classes

Última edição por Bol31a (2014-07-13 00:46:15)


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#175 2014-07-13 05:18:27

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

O video ta feito com e som e tal. Nao ta nada de especial mas pronto.

Agora quando ao jogo precisava de um ajuda. Segui o passos do video para por o carro a andar em frente. Mas quando carrego ele anda pro lado (eixo X). Ja comparei com o video e tenho o carro virado no mesmo sentido. Tentei alterar alguns valores mas como nao entendo bem  codigo, nao me adiantou muito.

O video e este Racing Game Tutorial min 11:20


ps: O jogo e um extra pra nota. Pesa muito pouco, logo apenas preciso de uma coisa simples. Ja tenho o mapa criado so falta mesmo ter o carro a andar


EDIT: Remediei. Esta e a linha que a fazia acelerar. Pelo que percebi sao os valor X Y Z. Ent pus a decrementar o Y e ela anda pa frente. Nao deve tar correto mas funcionou, se alguem souber que me corrija.

a.actuators[0].dLoc = mathutils.Vector([vel[0], vel[1] - 0.02, vel[2]])

Última edição por Bol31a (2014-07-13 05:45:45)


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