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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#1 2014-02-12 22:38:57

Utopia780
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_Scarab/ WIP

Olá pessoal!

Aqui vai um novo wip. Mas desta vez vou acaba-lo visto ser trabalho!
Felizmente deixaram-me postar aqui o meu progresso neste escaravelho que estou a fazer para um jogo.

.1 Sculpt feito com o dynamic topology.. só 500 000 triângulos!
ScarabWIP01.png
ScarabWIP02.png
ScarabWIP03.png

.2 Render do sculpt:
ScarabWIP05.png

.3 Retopologia..
ScarabWIP06.png
ScarabWIP07.png
ScarabWIP08.png
ScarabWIP09.png

.4 Estado actual:
ScarabWIP11.png

Próximo update em breve..

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#2 2014-02-13 00:36:36

Tintasmen
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Re: _Scarab/ WIP

Awesome! Também quero um dia dar me bem com a retopologia smile. Ela e eu iremos um dia ser os melhores amigos XD. Mas por enquanto ainda tou a dar os primeiros passos .
Continua está com excelente aspeto.


Com o Blender até fa fume!

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#3 2014-02-13 01:43:56

Bol31a
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Re: _Scarab/ WIP

WOW isto e outro nivel xD Ta incrivel.


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#4 2014-02-13 15:19:55

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

Como já nos tens habituado, mais um excelente trabalho wink

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#5 2014-02-14 01:55:43

Utopia780
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Re: _Scarab/ WIP

@Tintasmen: a retopologia não muito difícil.. é quase como fazer um puzzle..

@Bol31a: Desde que isto te dê gozo, também chegaras lá.. e mais à frente ainda!

@SlykDrako: Muito obrigado pelo cumprimento!

Aqui fica mais um bocadinho:

ScarabWIP12.png

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#6 2014-02-14 16:21:13

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

A retopologia está a ficar perfeita!
À primeira vista pareceu-me haver algo estranho num loop à volta do olho, mas depois reparei que era do subdivision surface. Está muito bom, parabéns wink

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#7 2014-02-15 00:20:46

Utopia780
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Re: _Scarab/ WIP

Obrigado SlykDrako! Este é o meu trabalho mais certinho em termos de topologia até agora. Sabe-me bem olhar para o bicho!

SlykDrako escreveu:

À primeira vista pareceu-me haver algo estranho num loop à volta do olho, mas depois reparei que era do subdivision surface.

Qual deles? Este bicho tem dois pares de olhos! É a parte que ainda me causa algum desconforto: a parte que liga o início do "capacete" ao olho grande na zona da sobrancelha e a parte de trás do olho pequeno. Acho que ainda vou rever isso..

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#8 2014-02-15 15:18:02

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

Era precisamente essa parte do olho grande, e voltando a ver melhor há ali um loop, que me parece, que vai em elipse, mas é muito complicado ter um edgeflow perfeito em todas as partes. No geral parece-me que está excelente, sem dúvida um muito bom trabalho!

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#9 2014-02-16 23:44:49

Utopia780
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Re: _Scarab/ WIP

Resolvi a transição do olho grande. Foi só uma questão de rodar a aresta das duas faces que me estavam a preocupar. Deixei o olho pequeno como estava.. resolvi deixar assim.

Fiz também algum trabalho na pata mas não tive tempo para adiantar grande coisa desta vez.. fica ai o update:

ScarabWIP13.png

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#10 2014-02-16 23:53:42

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

Tens ali um pole com 6 arestas, mas como está numa zona onde não haverá deformação não te deve dar nenhum problema. É um objecto mais complexo do que o que aparenta, continuo a achar um excelente trabalho wink

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#11 2014-02-17 17:22:28

Utopia780
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Re: _Scarab/ WIP

Bom olho!

Por falar nisso.. farto-me de usar poles desses devido a maneira como modelo. Basicamente faço o inverso do que é comum: começo por delinear as partes aguçadas e só depois preencho as áreas vazias. Isto cria montes de poles como podes ver na imagem.

Como posso evitar isto? ..e é assim tão mau?

SixPole.png

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#12 2014-02-17 23:02:13

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

Acho que os poles só são problemáticos nas zonas onde há deformações (em animações), possivelmente também em algumas zonas com o subdivision surface (neste caso não tenho a certeza).
Não te saberia dar nenhuma dica de como te livrares deles, acho que alguns poles são inevitáveis ou muito difíceis de eliminar. De todos modos, se não te derem problemas não creio que necessites de te preocupar muito.

Última edição por SlykDrako (2014-02-17 23:02:57)

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#13 2014-02-18 00:59:18

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Re: _Scarab/ WIP

Obrigado pela resposta.. sei que pode haver problemas com o subdivision.. tenho que estudar isto.

Mais um update pequenino. Terminei a 1ª perna!!

ScarabWIP14.png

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#14 2014-02-20 01:24:07

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Re: _Scarab/ WIP

Decidi refazer a pata.. não estava a gostar de como estava a malha.
Para poupar tempo desta vez modelei por secções soltas e riggei. Agora é  só uma questão de duplicar e ajustar..
Ai está a patinha!
ScarabWIP15.png

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#15 2014-02-20 08:44:01

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

A mim já me parecia muito bem a pata anterior, mas é sempre bom tentar melhorar.

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#16 2014-02-20 18:47:22

Utopia780
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Re: _Scarab/ WIP

Com o subdivision desligado percebia-se melhor. A malha estava bastante desarrumada e com estas superfícies cilíndricas é difícil (pelo menos para mim) conseguir uma topologia limpa.. ainda mais quando a orientação da malha é um bocado aleatória.

Por isso separei a primeira pata por partes, rodei todos os pedaços para alinharem com o eixo X (ou foi o Y?) para servir de referência e modelei tudo a partir de círculos. Acabei com uma pata esticada com uma topologia limpa e dividida por partes (os insectos têm exoesqueleto por isso não fazia sentido ter a pata numa só parte inteira) e riggei tudo para poder devolve-la à posição inicial.

Agora é só uma questão de duplicar e fazer pequenas alterações para conseguir as restantes patas, o que não vai ser possível hoje porque tenho uma reunião de condomínio! Que seca..

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#17 2014-02-21 00:40:22

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

É realmente complicado manter as coisas alinhadas numa orientação que não as predefinidas pelo blender, e algo circular nota-se bastante. Felizmente o blender tem uma ferramenta que nos pode ajudar um pouco. É possível criar novas orientações tendo como base as normais (de uma face seleccionada, por exemplo) ou outra orientação qualquer.
uc?export=view&id=0B1JhZ4eBKYjWY2gyX19tcXhOR28
Nesta imagem podes ver que criei uma nova orientação, baseei-me para tal numa face seleccionada. Com isto poderia, por exemplo, ter um circulo numa rotação aleatória qualquer, criar uma nova orientação usando a normal de uma face desse circulo, e ir extrudindo nessa mesma orientação. Claro neste caso poderia-se usar a normal que o efeito seria o mesmo, mas se quiseres mexer apenas um vértice já não seria possível usar directamente as normais, mas podes usar a orientação criada.
Não sei se me expliquei muito bem, no vídeo que coloquei hoje do vw kombi usei isso, mais para exemplificar que outra coisa.

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#18 2014-02-21 01:13:15

Utopia780
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Re: _Scarab/ WIP

Obrigado SlykDrako!

Por acaso costumo usar essa funcionalidade.. e até comecei por usar isso. Mas como a perna estava dobrada em vários ângulos estava a tornar-se demorado trabalhar assim. Às vezes mais vale começar do início..

Acabei por conseguir um tempinho.. (a reunião foi curta.. felizmente!)
Já estão todas as pernas no sítio!! \o/

Agora que tenho uma malha limpinha é altura de "sujar" outra vez com algum sculpt.
Fica ai a malha acabada e um render para comemorar.

ScarabWIP16.png

ScarabWIP17.png

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#19 2014-02-21 10:42:52

renatogsousa
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Re: _Scarab/ WIP

Está a ficar com muito bom aspecto.

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#20 2014-02-21 12:15:08

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

Fantástico trabalho wink

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#21 2014-02-21 19:31:06

joaocesario
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Re: _Scarab/ WIP

Parabens... Fantastico mesmo!

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#22 2014-02-22 00:34:29

Utopia780
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Re: _Scarab/ WIP

Obrigado a todos!
Essas palavras de apreço sabem sempre bem!

A fazer:

.1 Separar do resto do corpo a carapaça que esconde as asas.

.2 Modelar o interior, simples mas com boa topologia, da cavidade das asas.

.3 Modelar as asas.

.4 Esculpir, em multiresolution, os pormenores/texturas de todas as suprefícies.

.5 Modelar low-poly.

.6 Bake dos mapas do high para o low. Normal map, dirty vertex, ambient occlusion, shadow/light map.

.7 Ver se falta mais alguma coisa!

Fica aqui esta maravilha a 2000fps que encontrei no país do tubes:
(a parte mais interessante está nos 1:13)

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#23 2014-02-22 09:51:08

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

Ainda tens muito trabalho pela frente, e eu a pensar que já estavas quase a acabar tongue
Esses vídeos em câmara-lenta são sempre impactantes smile

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#24 2014-02-23 22:12:07

Utopia780
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Re: _Scarab/ WIP

Vai uma de cada vez caro SlykDrako!

Desta feita.. Fiz a asa, ainda a rever umas coisas e separei as "tampas" das asas e fiz o tal interior simples.

Próxima missão: multiresolution!

ScarabWIP18.png
ScarabWIP19.png

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#25 2014-02-25 19:25:41

SlykDrako
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Re: _Scarab/ WIP

Gostei bastante de como ficou a asa.
Mais uma vez um excelente trabalho wink

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