Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2014-02-19 16:23:39

nunodonato
Membro
De: Fundão
Registado: 2014-02-17
Website

Dica: remover noise usando o compositor

(já deixei a ideia de termos um subfórum para o compositor, como não existe, deixo aqui na renderização)

Tenho dois problemas frequentes a fazer renders: 1) o meu portatil não tem um gráfica integrada (ouch!) e por isso é extremamente lento e 2) não tenho muita paciência para esperar 4 horas por um render smile
Resultado: baixo número de samples e muito noise com frequência! Especialmente quando faço algo que involve muita luz (reflectida) ou volume!

Para dar um exemplo, eis um render de ontem com subsurface scattering com áreas de muito noise assinaladas:

XRsgq94.jpg

Se tentar ajustar os samples, clamping, ou outros valores, é uma grande seca ter que estar sempre a fazer render e ver se ajuda. Assim, o compositor entra em acção para resolver o problema smile

Para começar temos que separar as várias "passes" do cycles para poder ver qual delas está a causar o noise.
Já que vamos trabalhar as passes individualmente, temos que as compor de volta manualmente da mesma forma que o blender faz. No manual oficial, podemos ver como o fazer:

Rj0uD3J.jpg

Só temos que replicar as mesmas operações usando nodes (note-se que o manual ainda não está actualizado para incluir o Subsurface scattering, mas o método é o mesmo que no diffuse, glossy ou transmission).

9TIHLbD.jpg

Se testarmos o output final destas operações, ele deve ser exactamente idêntico ou render original.

Agora podemos usar um view node para testar cada pass individualmente.
Em baixo, pode-se ver como o culpado pelo noise é o SubSurface Indirect

8tS4TZS.jpg

Como este pass pode sofrer algumas alterações sem de nenhuma forma distorcer ou estragar a imagem, posso aplicar alguns filtros que neutralizam o noise:

2tBQf60.jpg

E assim, chegamos à imagem final (ainda podia levar alguns melhoramentos, mas para demonstração da técnica, serve smile

baby.jpg

Renderizada com apenas 50 samples.

#2 2014-02-19 21:40:08

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Dica: remover noise usando o compositor

Agora estou a ver porquê que querias uma secção dedicada ao compositor!

Obrigado pela explicação clara. Há um addon do Bartek Skorupa que permite adicionar esses nodes todos automaticamente mas nunca experimentei. Nodes Efficiency Tools

#3 2014-02-20 01:03:55

nunodonato
Membro
De: Fundão
Registado: 2014-02-17
Website

Utopia780 escreveu:

Agora estou a ver porquê que querias uma secção dedicada ao compositor!

Obrigado pela explicação clara. Há um addon do Bartek Skorupa que permite adicionar esses nodes todos automaticamente mas nunca experimentei. Nodes Efficiency Tools

Muito bom! obrigado, não conhecia, parece-me ser realmente uma very efficient tool para quem lida muito com nodes wink

#4 2014-02-20 08:41:41

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Muito obrigado pela dica Nuno, isto vai ajudar bastante smile

Rodapé do site