Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2014-03-11 23:52:55

zeroshift
Moderator
De: Palmela
Registado: 2013-02-24

Chat em tempo real para o forum

Olá

Sugeriu-se que fosse acrescentado ao forum, um sistema de chat em tempo real(ao estilo do IRC?). Para que todos os utilizadores registados deste forum, possam discutir pequenos pormenores de forma mais instantânea, sem ter de criar posts.

Há vantagens neste estilo de chat, porque permite estabelecer uma “conversa” fluída sem grandes interrupções. Contudo também trás outros problemas como à falta de indexação dos robots(provavelmente é tudo dinâmico com ajax) e navegação no histórico.

Por isso vinha aqui perguntar o que acham sobre isto, e se for para frente, ajuda, para:
a) Encontrar a melhor solução a implementar(qual a melhor lib se já existir);
b) Ajuda com código de PHP;

O objectivo não é montar um sistema muito complexo, tem de ser algo simples, tempo real, que “fique bem” com estilo do forum.

Cumprimentos,
Luís

#2 2014-03-12 02:01:37

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Re: Chat em tempo real para o forum

Isso não iria "roubar" um bocado a atenção do forum?
Por um lado (claro que) percebo a vantagem mas..

#3 2014-03-12 12:03:10

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Website

Viva.
Sim, partiu de mim a sugestão de se incluir um chat no forum, para que caso se avance para a organização de nova Conferência por exemplo, seja mais fácil termos pequenas reuniões online e todos poderem participar e dar sugestões.
Será mais prático e aberto a todos estar aqui no forum ou pelo menos ter no cabeçalho do forum um link para esse chat que poderá estar alojado noutro local qualquer, do que fazerem-se reuniões por skype onde é preciso estar a convidar as pessoas e esperar que estejam todos online.

" Contudo também trás outros problemas como à falta de indexação dos robots(provavelmente é tudo dinâmico com ajax) e navegação no histórico." isto para mim é chinês smile... mas há muitos anos atrás, inclui facilmente um chat num website que tinha incluindo um pequeno applet, algo como estes exemplos:

http://sixrevisions.com/tools/10-free-w … teractive/

Utopia, penso que não rouba atenção do forum (que não tem tido muita ultimamente...). é algo complementar e que acrescenta a possibilidade de se discutir ou organizar algo em tempo real, que é impraticável com posts.

#4 2014-03-12 13:21:48

zeroshift
Moderator

Passo a explicar a parte dos robots, as páginas da internet, são percorridas por programas dos motores de busca, que indexam o que existe nas páginas. Um chat dinâmico(corre javascript em tempo real para actualizar as mensagens, a tecnologia em geral chama-se ajax, que é fazer pedidos ao site para obter pequenas porções de texto, normalmente formatado em json ou xml) não é correctamente indexavel, porque ou o robot não corre os scripts de javascript, ou indexa apenas o conteúdo activo do dia em que percorreu o chat.

Isto tudo para dizer, utilizadores novatos podem ir ao chat, alguém lhe resolve problema, mas depois esse conteúdo nunca mais é encontrado, nem pelo google, nem pelos utilizadores.

Obrigado pelo link renato vou dar uma vista de olhos nesses.

#5 2014-03-12 14:23:09

renatogsousa
Membro
Website

ok, percebido.
Não te prendas pelo histórico do chat. Não acho que seja necessário manter as conversações para além da sessão em que elas decorrem. Se houver alguma ajuda que a pessoa precise ou se se chegar a alguma conclusão numa discussão de grupo, pode-se sempre fazer copy-paste da conversa.

Zeroshift. dá também uma vista de olhos nos comentários desse link. Há lá outras sugestões que podem ser melhores. Um deles sugere este, por exemplo, que é simples e sem publicidade: http://www.freejavachat.com/

Última edição por renatogsousa (2014-03-12 14:29:48)

#6 2014-03-14 03:26:32

Tintasmen
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-28

Se forem para adiante eu estou de acordo! É sempre bom ter um chat, desde que não venha pessoal para spammar smile

Com o Blender até fa fume!

#7 2014-03-18 11:00:56

renatogsousa
Membro
Website

zeroshift, um detalhe que pelo menos a mim me daria jeito e que aproximaria este forum do formato do anterior seria ter sempre o acesso à lista dos tópicos publicados, por ordem cronológica inversa ( do mais recente para o mais antigo) como já aparece no topo superior direito. O detalhe é que só aparece depois de fazermos login, antes disso só aparecem os activos (últimas 24h penso eu)  e os sem resposta..., o que muitas das vezes faz com que não apareça nenhum post e dê a ideia que isto está parado.
dá para aparecer também o link para os tópicos publicados mesmo antes de se fazer login?
penso que dá uma ideia mais geral do que se vai discutindo e relembra tópicos que podem ter ficado pendurados ou que tenham escapado a quem não passa cá todos os dias.

#8 2014-03-18 11:40:37

zeroshift
Moderator

Viva,

A listagem dos últimos tópicos ativos do forum, já existe no código do forum, pode ser acedido usando este url: http://forum.blender-pt.com/extern.php? … ed&show=30 e tem uns modos para xml

Assim tenho só de fazer um wrapper em JS para gerar a visualização na página, tb já tinha pensado que uma coisa destas dava jeito e assim não tenho de andar a meter as mãos no php smile

#9 2014-03-18 11:52:52

renatogsousa
Membro
Website

exacto. aparecer esse link no canto superior direito junto dos activos e sem resposta era o ideal. (com uma formatação semelhante ao forum, mas isso é feito com o tal wrapper em JS que referiste, penso eu).

aquele link dos tópicos publicados que eu me referi não me tinha apercebido que é só dos que o próprio utilizador já participou, por isso faz sentido que só apareça quando se faz login...

#10 2014-03-18 22:01:01

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Porque não criar um canal IRC e colocar isto em vez de teres de andar às turras com o PHP/Ajax/etc. Outra vantagem que vejo é que caso existisse algo interessante para partilhar sempre se poderia guardar os logs do chat e criar um novo tópico no fórum com o log.

#11 2014-03-25 23:46:13

zeroshift
Moderator

Ois,

Está aqui a primeira implementação do código dinamico de listagem dos tópicos mais recentes: TopicsListing
-Dava jeito que o extern.php exporta-se mais uns campos para complementar melhor a informação, tenho de ver o que dá para fazer.
-Falta também acrescentar uns zeros a indicação das horas.
-Ainda não sei também onde meter isto no site...

O source code está aqui para quem quiser dar uma vista de olhos.

Relativamente ao IRC, eh pah, caio mesmo em desuso, se com o cliente de chat em tempo real no fórum o historio é difícil de obter, com IRC nem sei como se obtém os logs sem estar logged in. Um dos clientes de chat que o renato sugeriu tem integração com a pun/flux bb o que parece um bom ponto para começar.

#12 2014-03-26 00:10:14

renatogsousa
Membro
Website

viva,

e é uma excelente primeira implementação.
eu colocaria no canto superior direito, junto aos tópicos activos e sem resposta, acrescentaria essa lista.

#13 2014-03-26 02:46:57

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Não sei se a esta altura já adicionaste os zeros, mas fica aqui uma possível solução

Adiciona esta função no início do javascript

function pad(n) { return n < 10 ? '0' + n : n }

Depois na linha onde imprime as horas ficaria assim

tr.append("<td>"+pad(dO.getHours())+":"+pad(dO.getMinutes())+":"+pad(dO.getSeconds())+"<br/>"+dO.getDate()+" de "+monthName[dO.getMonth()]+", "+dO.getFullYear()+"</td>");

Espero ter ajudado smile

#14 2014-03-29 01:18:16

zeroshift
Moderator

Viva,

SlykDrako, obrigado pelas funções, já lá estão smile

Atualizei a página, fiz uns ajustes minimos no php e sql para dar um pouco mais de informação no xml, já podem consultar novamente a página em questão, tive de complicar um pouco mais e acrescentar um conversor de xml->json porque o safari não dava algumas funções do DOM, agora já deve funcionar bem em safari e tudo resto... quer dizer, não experimentei com IE...

#15 2014-04-23 09:54:25

renatogsousa
Membro
Website

Obrigado zeroshift pela inclusão da lista dos últimos tópicos no canto superior direito, é mais prático para não se perder nenhum tópico para quando se está mais de 24 h sem cá vir, pois desaparecem dos "activos".
Para quem não reparou é o novo link "Ordenados" no canto superior direito.

Fica a faltar o char wink

#16 2014-04-23 11:21:32

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Não tinha reparado nisso!
Boa Zeroshift! Bem jogado!

#17 2014-04-25 00:39:13

zeroshift
Moderator

Obrigado, entretanto mudei a página de sitio e dei uns pequenos ajustes, também muda para o estilo da conta do utilizador, se tiver logged-in.

#18 2014-05-03 21:56:30

zeroshift
Moderator

Experimentei o melhor candidato a integração com este forum e funcionou que nem gingas, mas depois deparei que usa flash para abrir os sockets, o que não parece a melhor politica, por isso de volta a procura.

#19 2014-05-03 23:13:00

zeroshift
Moderator

Bom acabei por dar umas marretadas em cima do programa para remover o flash e usar websockets, parece que não tenho som também, mas podem aceder aqui por agora para experimentar:
Chat

#20 2014-05-05 09:37:44

renatogsousa
Membro
Website

Bom trabalho. Estando por fora desses detalhes técnicos, parece-me tudo ok.

Um "nice to have" quando se colocar o link final algures no forum, se for tecnicamente possível, era ter ao lado o número de utilizadores que estão atualmente online no chat.

#21 2014-05-05 10:35:06

jnascimento
Membro
De: Coimbra

Gostei do chat ZeroShift, achei apenas um pouco complexo (demasiadas funcionalidades ), mas se der para simplificar para mim fica fixe (tipo uma shoutbox).

Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

Rodapé do site