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#1 2014-05-20 10:08:33

joaocaroso
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textura difrente no blender e no jogo

boas pessoal estou com um problema e já tentei muita coisa mas tudo sem resultados.
eu tenho este trabalho no blenderad734580-d8fa-4536-b932-db6347052853_zps44467c66.png

mas quando exporto o modelo para o jogo este objecto aparece-me com uma cor difrente dos outros mais escuro parece-me um problema de iluminação esta assim como na imagem a baixo!!

f15e9691-fac9-41e2-8f7d-887bfd584c64_zpsa0d1cc0e.png

alguém que me possa ajudar nisto??

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#2 2014-05-20 12:25:40

Utopia780
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Re: textura difrente no blender e no jogo

hmmm.. suponho que estejas a falar dos pneus?

À partida o motor de jogo funciona em GLSL por isso o que sugiro é que no painel N do Blender mudes de multitexture para GLSL e experimentes os shaders em texture shading.

Ou tenta dar-lhe um material completamente diferente para ver o que acontece. Se este novo material exportar como deve ser pode ser que tenhas ligado alguma opção sem querer.

Lembrei-me de outra coisa que deves experimentar primeiro: No Blender, em edit mode, selecciona todo o objecto e faz CTRL+N. Pode ser que tenhas os normais virados para dentro e por isso o material nem sequer esteja a receber luz.

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#3 2014-05-20 13:19:09

joaocaroso
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Re: textura difrente no blender e no jogo

vou tentar, mas vou-te dar mais alguns pormenores.
isso é um pneu que anexei ao projecto, é um eixo sem movimento que se encontra levantado,os outros dois eixos que tem o mesmo pneu mas que não é anexado a esse projecto é depois através das definições do jogo que fica atribuído ao reboque ficam mais claros parece mesmo da luz.
Já me mandara fazer backe ou algo assim do género ao material mas não sei fazer isso!!!
mas desde já o meu muito obrigado pela resposta.

cumps

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#4 2014-05-20 19:20:38

Utopia780
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Acho que o bake não vai resolver isso.

Experimentaste a sugestão dos normals? (CTRL+N em edit mode com a malha toda seleccionada)?

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#5 2014-05-21 10:15:07

joaocaroso
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Obrigado mal tenha testado essas opções que me deste dou um feedback.

cumps

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#6 2014-05-21 18:26:23

joaocaroso
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Re: textura difrente no blender e no jogo

boas Utopia780;

tentei todas as opções que me deste e nenhuma resolveu o meu problema,no menu N já estava em GLSL, o Ctrl+N também não surtiu efeito até deixou mais estranho, contudo eu coloquei uma textura toda ver e o pneu manteve-se preto no jogo e no blender no menu onde se adiciona a imagem como textura nessa janela a textura mantem-se sempre preta independente da textura que se coloque.será que isto leva a mais alguma sugestão de tua parte amigo??

cumps

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#7 2014-05-21 19:56:03

Utopia780
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Parece que tens algo a correr mal no material ou na textura no Blender.

Várias opções:

Postas aqui uns screenshots das definições dos materiais e texturas.

Postas aqui o .blend

A solução mais prática é postares o .blend porque assim posso ver pessoalmente as definições e encontrar o "culpado".

De resto não sei o que mais podes fazer.

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#8 2014-05-22 01:24:27

joaocaroso
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Re: textura difrente no blender e no jogo

boas

Deixo então aqui o link para o ficheiro .blend
https://drive.google.com/file/d/0B6cdH9 … sp=sharing
Muito obrigado pela ajuda!!!

Abraço

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#9 2014-05-22 18:45:48

Utopia780
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Bem.. cena estranha!

Não tenho certeza mas parece que o vertex color está a ser utilizado no material e, por alguma razão, essa roda não tem o mesmo vertex color que as outras.
Faz o seguinte:

Selecciona o pneu e carrega em V para entrares em vertex paint mode.
No menu da esquerda (T) escolhe um cinzento a 50% como na imagem abaixo.
Carrega em Shift+K para fazeres um flood fill (pintar todo o objecto).
Carrega em V novamente para saires do vertex paint.

Repete para todos os objectos que necessitem.

Salva com um novo nome (caso não resolva tens sempre o ficheiro original), exporta e vê se o problema ficou resolvido.. espero que sim!

PneuVertexPaint.png

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#10 2014-05-23 01:19:01

joaocaroso
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Boas

Pintar o vertex também não resolveu o problema mas eu arranjei uma solução adecionei um novo material e uma nova textura.
Deixo-te aqui uma foto do resultado, mas desde já o meu muito obrigado pela ajuda que deste e pela tua partilha!!
Se fosse possibel gostava de te o teu mail para uma futura ajuda que seja precisa:):)

ets2_00061_zpsfd1a824f.png

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#11 2014-05-23 10:33:03

Utopia780
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Isso está a ficar com óptimo aspecto João!

Felizmente conseguiste resolver isso.
Tem em atenção que, se isso é para um jogo, tens ai um modelo extremamente pesado.

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#12 2014-05-23 11:06:05

costa863
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Só por curiosidade; está a usar esse modelo para o ETS2 ?


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

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#13 2014-05-23 13:52:23

joaocaroso
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Re: textura difrente no blender e no jogo

->costa863
A usar ainda não porque não esta feito mas sim e para o ets2!!

->Utopia780

existe alguma forma de isto ficar mais leve??
Pelos testes que tenho feito não tenho notado muita dificuldade no pc, só no loading fora isso é norma!!

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#14 2014-05-23 20:20:43

Utopia780
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Tens que ter o mínimo de triângulos possível por modelo.

O que tens neste momento é um high poly e o que precisas é de um low poly.
Encontrei estes videos acerca desse tema mas não tive tempo para os ver por isso não sei se são bons ou não:

https://www.youtube.com/watch?v=FpeA1wmDWX4
https://www.youtube.com/watch?v=ApzVWuPa4A4

Tens um bom curso no Blender Cookie mas tens que pagar para teres acesso:

http://cgcookie.com/blender/cgc-courses … -unity-3d/

Mas basicamente tens que te livrar do máximo número de faces tentando não alterar muito a silhueta do modelo.
Depois tens "truques" como os normal maps que permitem transferir detalhes de um high poly para um low poly.

Dá uma olhada no Polycount. É um site excelente para que quer fazer 3D para jogos.

Podes não notar arrastos agora, mas à medida que vais adicionando objectos ao jogo as coisas começam a somar e o jogo começa a ficar cada vez mais lento.

Geralmente são os objectos mais importantes para o jogo que têm mais triângulos.

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#15 2014-05-25 13:58:58

Utopia780
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Re: textura difrente no blender e no jogo

Enviei-te um mail do forum ontem.
Recebeste? Vê no spam..

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