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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#1 2014-06-08 01:08:51

zeroshift
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Caravela (v2)

Olá

Há uns anos fiz um modelo lowpoly de uma caravela, que nunca ficou bem terminado devido a falta de referências, mas tive a sorte de encontrar no padrão dos descobrimentos o modelo exacto da caravela que andava a procura, por isso aqui está a segunda iteração do mesmo modelo, continua a ser lowpoly mas com um nível de exigência diferente, mais em linha com os dias atuais, numero de triângulos está em 32K.

Modelo novo:
caravela_v2_solid_shading.jpg

Modelo antigo (ainda dei uns ajustes para corrigir a bandeira e posição das velas):
caravela_v1_glsl.jpg

Fica aqui também o link para pasta na cloud com os modelos, texturas e fotos para quem quiser ver:
Caravela Cloud

Agora tenho de avançar para parte de uvmapear e texturizar, o que presumo que vá ser um pouco chato neutral

Este modelo é para servir como demonstração para o meu projecto opensource nctoolkit, espero que um dia consiga tb fazer o push da versão 1.0 tongue

Venham de lá esses comentários ou até uma mãozinha para uvmapear ou texturizar isto big_smile

Cumprimentos

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#2 2014-06-08 01:51:23

Utopia780
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Re: Caravela (v2)

Opá.. isso está muito bom mesmo! Cheio de detalhe..

Vai dar uma trabalheira a fazer o unwrap e a texturar mas vai valer muito a pena!

Força nisso Zeroshift!

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#3 2014-06-08 02:17:00

Bol31a
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Re: Caravela (v2)

WOW ta muito abusado xD Uma diferença do dia pra noite xD Continua quero ver isso a crescer xD


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#4 2014-06-08 13:29:16

Tintasmen
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Re: Caravela (v2)

Está sem duvida muito mais detalhado, mas o outro também não fica atrás! Dava um excelente modelo para um jogo tipo age of empires.

Última edição por Tintasmen (2014-06-08 13:29:53)


Com o Blender até fa fume!

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#5 2014-06-08 15:27:53

animalex3d
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Re: Caravela (v2)

Ficou ótimo o modelo!

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#6 2014-06-08 19:53:43

sergio
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Re: Caravela (v2)

Estão os 2 muito bons.

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#7 2014-06-12 23:55:27

renatogsousa
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Re: Caravela (v2)

Muito bom. É um dos projectos que tenho em stand-by é fazer uma caravela para fazer uma animação estilo épico para o meu Rio Ave, já que a caravela é o elemento central no símbolo do clube.

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#8 2014-06-15 22:41:06

zeroshift
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Re: Caravela (v2)

Obrigado pelos comentários.

@Renato
A minha caravela não tem licença alguma, se der para utilizar para alguma coisa, estás a vontade (deve precisar é de um subsurf em cima para ficar com mais resolução smile ), também posso por na pasta da cloud o resto das fotos que tirei que serviram como referência.

Fica aqui mais uma actualização, já completei o UVMap, ficou em duas texturas 1024x1024, bolas que foi chato ...
caravela_v2_uvmapped.jpg

Na cloud também está o modelo actualizado e as texturas/uvmaps para quem tiver curiosidade.

Pintura ai vou eu, ui!

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#9 2014-06-15 22:53:49

renatogsousa
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Re: Caravela (v2)

ok, obrigado. quando puder dou uma vista de olhos a ver se dá para o que eu pretendo, mas ainda tenho que ver bem como quero fazer a coisa.

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#10 2014-06-16 01:45:51

Utopia780
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Re: Caravela (v2)

Grande trabalheira sem dúvida.. puf puf..
Mas compensou. Tens isso muito direitinho. Está ai um unwrap perfeito!

Olha faz as texturas em 2048x2048 (ou melhor ainda 4096x4096) e depois encolhe para metade.
Nunca se sabe se não vais acabar por querer usar uma textura com mais resolução mais tarde noutro projecto.

Já que vais ter o trabalho de as fazer, faz em grande e no final faz uma cópia reduzida.
Mais vale ter e não precisar..

Cloud? Que cloud?
Também gostava de brincar com o barquinho!

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#11 2014-06-16 10:55:41

zeroshift
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Re: Caravela (v2)

@Utopia780
Pois, tenho de subir a resolução das texturas. O link para pasta da minha cloud, está no primeiro post, é a pasta partilhada onde está os modelos de blender e as texturas todas(são PNG mas estão em formato fireworks, é tipo PSD), os ficheiros com v2 são desta caravela em wip.

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#12 2014-06-16 18:52:05

Utopia780
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Re: Caravela (v2)

Já cá canta!

Obrigado pelo esclarecimento Zeroshift!

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#13 2014-07-20 23:25:04

zeroshift
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Re: Caravela (v2)

Um pequeno update, penso que vou refazer o uvmap para obter mais resolução nas texturas, o barco contém detalhes a mais e a impressão que tenho sempre é que mesmo duas texturas 2048 não é suficiente, e não quero ir para os 4096. Por isso vou mudar as coisas para usar texturas mais pequenas mas que se podem repetir para obter mais resolução gráfica.

Tive a procura de texturas na internet e encontrei uma aparentemente fixe, mas parece que já deve ter passado pela terceira iteração de Gimp > layers > map > make seamless e fica com aspecto estranho quando se repete.

Por isso experimentei fazer a minha própria textura de madeira com o Blender, não saio grande coisa mas com ajustes de brilho contraste e saturação foi ao lugar(uma é a tal da internet a outra é a cgi):

wood_vs_wood.jpg?format=jpeg&crop=false&size=xl

Agora estou a experimentar com nodes para ver se acrescento mais detalhe.

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#14 2014-07-21 12:02:33

Utopia780
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Re: Caravela (v2)

Ficou bastante boa a CGI mas também podes livrar-te das manchas mais aparentes da fotográfica com o heal ou o clone no Gimp desde que uses uma brush rija (com o contorno definido) e com um formato irregular.

Seja como for a tua textura parece-me estar muito boa.

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#15 2014-08-04 16:00:03

zeroshift
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Re: Caravela (v2)

Eu tentei fazer o que tu dissestes Utopia, mas não me saio lá muito bem sad para programador a minha habilidade artística fica-se pela brush de apagar big_smile Mas acabei por incluir um pouco do que fiz no compositor de nós na textura, para ajudar a criar os veios da madeira, ficou assim.

Em resumo, para o que pretendia (tempo real) acabei com:
1 - textura de madeira 1024x1024(+1 para o bumpmap da madeira)
1 - textura para as velas 256x256
1 - textura para as tábuas 256x256 (+1 para o bumpmap)
1 - textura para as cordas 256x256 que mal se nota.
1 - textura para a bandeira 128x128

Resultado após um monte de materiais com cores e blend mode diferentes:
caravela_v3_low.jpg
Ver em HD

Ainda vou optimizar um pouco os materiais, depois adiciono o modelo a pasta da cloud, para quem quiser brincar com o barco.

Obrigado pelos comentários pessoal!

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#16 2014-08-05 01:14:06

Utopia780
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Re: Caravela (v2)

Ficou bem bonito Zeroshift. Belo trabalho!

No entanto, deixo uma última sugestão. Tenta aplicar uma textura procedural no modelo geral para controlar a especularidade e em vertex paint aplica-lhe um dirty vertex color. Não tenho certeza mas acho que isso exporta para motores de jogos.

Só porque está demasiado limpinho.

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#17 2014-08-05 17:02:40

zeroshift
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De: Palmela
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Re: Caravela (v2)

A tentar ir para o realismo estamos nós ? Heheh, nah, eu tendo mais para NPR que realismo, mas agradeço a sugestão smile Pode ser que a aplique noutro lado em breve.

Entretanto, aqui está o modelo e texturas, razoavelmente bem arrumado e sem modificadores:
DOWNLOAD ~ 1MB
Inclui a licença CC mais permissiva.

Cumprimentos

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#18 2014-08-07 00:48:21

Utopia780
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Re: Caravela (v2)

hmmm.. Tenho que dar uma vista nisso!

Já agora.. esse avatar novo está muito porreiro!

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#19 2014-08-07 22:44:50

ricaxe
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Re: Caravela (v2)

Muito bom sr zeroshift... sim sr big_smile e eu que fiz um barco rebelo manhoso para a ultima conferencia big_smile


Quero Renders Muitos renders

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#20 2014-08-14 16:52:16

zeroshift
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Re: Caravela (v2)

@ricaxe Estou a ver que temos de fazer uma competição com os barcos típicos das nossas regiões smile

@Utopia780 É de um dos trabalhos do meu autor preferido, ele tem um estilo industrial e arquitectónico bastante único smile

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#21 2014-08-14 23:32:32

Utopia780
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Re: Caravela (v2)

zeroshift escreveu:

@ricaxe Estou a ver que temos de fazer uma competição com os barcos típicos das nossas regiões smile

No meu caso seria.. um cacilheiro?!

zeroshift escreveu:

@Utopia780 É de um dos trabalhos do meu autor preferido, ele tem um estilo industrial e arquitectónico bastante único smile

Não conhecia.. Muito bom!

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#22 2014-08-16 04:37:39

joaocesario
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Re: Caravela (v2)

Parabéns, sem dúvida um excelente trabalho!

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#23 2014-08-19 22:35:01

zeroshift
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Re: Caravela (v2)

joaocesario: Thnx smile

Utopia780: Oi, atão, no Tejo (se estás a falar de cacilheiros) tens tantos barcos típicos é só escolher!, o mais típico da minha terra seria um Galeão do Sal.

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#24 2014-11-16 18:06:29

MAR71N
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Re: Caravela (v2)

Desde já peço desculpa se conspurquei a tua caravela.
Não resisti vê-la e falares em npr. Deu-me um "ataque" e "destrui" a caravela.
15619209150_966b988c7e_o.png
Caravela_toon

Onde está a tripulação?

Última edição por MAR71N (2014-11-16 19:26:27)


» Itso é prouqe o crebéro lê as pavralas cmoo um tdoo e não lreta por lerta «

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#25 2014-11-16 19:11:48

sergio
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Re: Caravela (v2)

Ficou engraçado, ficava muito bem numa serie de animação sobre os descobrimentos.
Só falta a tripulação.

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