Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2014-08-14 16:46:53

zeroshift
Moderator
De: Palmela
Registado: 2013-02-24

Bonecos para Poses

Olá,

Há algum tempo que andava a pensar que precisava de um conjunto de bonecos para animar facilmente para as minhas experiências, que servissem para:
a) Para ajudar a desenhar personagens para concept-art;
b) Fáceis de animar com IK e outras constrains;
c) Para criar animações para jogos dentro e fora do Blender;

Por isso peguei num conjunto de referências da forma do homem e mulher, fiz um modelo com uma média para cada género e usei o plugin de rigify do Blender para fazer o esqueleto base, sem grandes alterações.

Acrescentei uns ossos para o IK e proxies para ter as handles azuis que vê na próxima figura.

Existem esferas que definem a posição da parte do corpo através de IK, enquanto os cubos ajudam a orientar os cotovelos, joelhos e barriga.
posable_v1.jpg

Experimentei a desenhar qualquer coisa por cima do modelo para ver o que resultava, não resolve todos os problemas da falta de prática tongue mas ajuda bastante!
kunoichi_test_v1.jpg?format=jpeg&crop=false&size=xl

Como de costume a pasta para nuvem onde está o modelo de Blender para quem tiver interessado: Pasta de Cloud

Coisas que ainda quero corrigir:
1) Acrescentar um manipulador para orientação da zona do peito (só dá para definir posição agora);
2) Acrescentar umas superfícies redondas entre as junções de partes diferentes, tipo rotulas;
3) Melhorar o rigging do pé, não dá para dobrar a ponta dos dedos atualmente;
4) Adicionar uns ossos para ajudar a controlar os dedos da mão (tipo abrir e fechar a mão);
5) Perceber como transferir a animação, constraints e IK para uma armadura limpa para o BGE e outros jogos;

Experimentem os modelos, comentários bem vindos smile

Cumprimentos

#2 2014-08-15 00:07:38

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Re: Bonecos para Poses

Isso é uma excelente técnica para desenhar.
Tenho que me dedicar ao character modeling e ao rigging. É a parte do 3D em que me sinto menos à vontade.
Agora tenho é que ter tempo para isso.. maldito tempo!

#3 2014-08-16 04:24:09

joaocesario
Membro
Registado: 2013-02-25
Website

Olá zeroshift, abri o ficheiro e parece-me bom e eficaz! Um Abraço !

#4 2014-09-21 18:34:32

zeroshift
Moderator

Olá,

Obrigado pessoal, tive a dar mais uns jeitinhos, pelo menos os ponto 4 e 3 estão a ir no bom caminho, está aqui um vídeo com as alterações:

O fórum parecia um pouco parado, por isso, postei alguma coisa smile

Cumprimentos

#5 2014-09-21 19:32:29

sergio
Membro
Registado: 2013-09-28
Website

Para quem so gosta de animar ou fazer outras coisas, acho que o teu modelo ou algo parecido devia ser acrescentado no blender.

Última edição por sergio (2014-09-21 19:33:27)

#6 2014-09-23 09:36:05

Utopia780
Membro
Website

Está muito bom Zeroshift.
As deformações estão a comportar-se muito bem.
Só acho que devias alterar os cubos das mãos.. fica difícil trabalhar os dedos com esses cubos à frente.

#7 2014-10-05 21:58:35

zeroshift
Moderator

@sergio
Concordo, não sei é se os meus modelos eram a melhor referencia smile

@Utopia780
Exacto, já fiz mais umas alterações para simplificar esses pontos de controlo, fica aqui mais umas actualização:

a) 3 Controladores simplificados para os dedos de cada mão, polegar, indicador e os restantes;
b) Osso de IK para Cotovelos, Ombros e Joelhos substituídos por uma cruz verde e menos obstrutiva;
c) Palma da mão substituída por uma forma simplificada e menos obstrutiva;
d) Removido osso de IK para o peito(introduzia instabilidade na animação) e adicionados manipuladores para controlar o peito e torso.

posable_v2.jpg

Na pasta está presente um "posable_v2.blend" com as alterações mais recentes na pasta da cloud partilhada no primeiro comentário.

#8 2014-10-17 00:54:24

Tintasmen
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-28

Que trabalheira deve ter dado!

Com o Blender até fa fume!

#9 2015-01-11 01:41:13

zeroshift
Moderator

Olá,

@Tintasmen, se não tivesse tão enferrujado big_smile, mas não é nada de especial!

Fiz mais umas alterações:
-Superfícies redondas entre junções de partes diferentes do corpo;
-Subdividi o torso para ter mais um osso;
-Mudei manipulador de IK da mão para ser só um elemento (rotação e posição);
-Alteração da posição dos ossos das pernas e braços, para que as rotações destes não desconjuntem o modelo.

posable_v5.jpg

Infelizmente deparo-me com um problema, não consigo rodar os braços sem o IK se passar dos carretos, para evitar isto:
posable_v5_ops_arm.jpg

Dava jeito rodar a mão e o braço acompanhar a rotação, assim obtinha uma pose mais realista, mas não encontro maneira de fazer o IK conviver bem com outras transformações...

Por agora acho que dou isto por completo, não é perfeito mas já dá umas bolas dicas, ficheiro para download AQUI (v5)!.

Cumprimentos!

Rodapé do site