Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2014-09-08 23:40:35

dark
Membro
De: Ourém
Registado: 2013-04-10
Website

Como posso copiar keyframes de objectos de uma dada frame ?

Ora viva,
Tenho uma dúvida...

Como posso copiar keyframes de vários objectos de uma dada frame (149, no meu caso) e colá-las noutra frame (1500 )?

Tentei fazer isso no editor gráfico, com "ctrl+c" depois de selecionar as frames que queria...e depois colei na frame 1500
e na janela 3D com o "I" inseri uma chave: localização/rotação mas o resultado e que me aparece o resultado todo "desfigurado"...na frame 150..

Devo estar a fazer qualquer coisa mal,  só não sei o que é...?

forno solar artesanal

alguém me pode Elucidar?

cumps
Rui

Última edição por dark (2014-09-08 23:51:31)

#2 2014-09-09 00:35:20

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Como posso copiar keyframes de objectos de uma dada frame ?

A maneira mais simples (acho) é no dope sheet.

.1 Clica no icon que permite ver apenas os objectos seleccionados (icon com a seta de cursor) caso isso te ajude.
.2 Selecciona todos os "diamantes" que te interessam.
.3 Faz Shift+D para duplicar e arrasta-os para o frame desejado.

Tem em atenção que entre o 1º grupo de key frames (frame 149) e o 2º (1500) o Blender vai fazer a transição, ou seja, vai haver movimento entre os dois grupos.
Se quiseres evitar que isso aconteça tens que duplicar o último frame do 1º grupo e move-lo para o frame 1499.

Não tenho a certeza se é isto que pretendes..

#3 2014-09-09 11:28:52

dark
Membro
Website

Obrigado, utopia.
Vou experimentar..
E sim, quero mesmo fazer a transição (animação) entre as duas frames....

Obrigado.

#4 2014-09-09 11:34:12

dark
Membro
Website

Já está, Mais uma vez Obrigado utopia.

#5 2014-09-09 13:07:28

Utopia780
Membro
Website

Resolveu?

Boa! Fico contente por ter ajudado.

Sabes, o copy paste é uma coisa relativamente nova no Blender. Por isso eu continuo, e aconcelho, a usar a duplicação.
Isto também funciona no graph editor mas é preferível fazer no dope sheet onde não te arriscas a alterar a interpolação entre keyframes.

Também tens o action editor onde vês uma série de frames unidos como se fossem uma só "peça" mas nunca explorei muito esse editor.

Força ai e não te esqueças de depois nos mostrares os resultados.

#6 2014-09-10 18:18:36

dark
Membro
Website

Utopia,

sou um leigo curioso. (ficas já avisado, se pensas que vais ver, alguma "masterpiece" .... nada disso!)

isto é uma trabalho muito rudimentar..Ffalta-lhe muita coisa: brilhos; iluminações adequadas..Falta-lhe "realismo"  ..Coisa que não sei fazer (ainda)

Já andei "de volta" de uns tutoriais do compositor ...Um "semáforo verde" de um Andrew Price...O próprio ricaxe deu uma palestra na conferência blender do ano passado, que me esclareceu de algumas coisas e fiquei um pouco mais elucidado a compreender melhor o funcionamento...dos nodes do compositor no motor Cycles,   (mas eu e o compositor ainda "temos um longo caminho para percorrer" ainda tou muito verde).

pois este que vês aqui, foi feito o motor de renderização «normal» (não tem nodes, n foi render com cycles)

Parece um cartoon antigo. Isto é uma "experiência" para uma WorkShop que vamos fazer na escola de Ourém, onde trabalho, acerca da montagem de um forno solar artesanal...e o filme é para embeber num powerpoint...a concluir também..

Isto vai aos poucos...

ficheiro-fonte

Aqui a câmara está parada, mas o fundo é muito claro e os vidros não se notam. ficou um bocado mau...

(Penso que a tábua a piscar se deve ao facto de eu ter posto um modificador booleano de subtração e ainda não o apliquei, penso eu...)

Este ainda não tem, a duplicação das chaves que me disseste... (pois ainda está a renderizar)

Aqui tentei restringir a câmara para fazer trackTo a uma empty mesh... (Mas não correu muito bem)..

Ps. Volto a dizer que eu sou amador-iniciante, não profissional... smile  utopia, gostaria muito que me desses sugestões para melhorar..Claro...

cumps

Rui

Última edição por dark (2014-09-11 10:41:09)

#7 2014-09-11 23:31:00

Utopia780
Membro
Website

Todas as pieces são masterpieces!
Cada trabalho que fazemos é a nossa melhor obra.. até fazermos a próxima.

Isso do realismo é uma matéria bastante complexa, tal como o 3D em si.
Temos que saber dominar uma série de valências para sermos bons nisto. E sempre que aprendemos uma coisa descobrimos mais duas que temos que aprender.

Para conseguires obter realismo tens que saber fazer:

Modelos fieis aos objectos reais (usar sempre referências)
Texturas fotográficas que tenham o mínimo possível de informação de luz (sombras, reflexos, variações abruptas de ton, etc..)
Materiais que reajam à luz de maneira mais aproximada possível ao objecto real
Iluminação que replique bem o ambiente que queremos recriar
Imperfeições suficientes para que o objecto 3D não pareça tão 3D (a realidade é imperfeita)

Mas não te esqueças que realismo não garante uma boa imagem/animação. Há o lado artístico, que é muito importante. É por isso que a Pixar e outros estúdios ganham o que ganham.

Eu o que adoro no 3D é a possibilidade que temos de retratar algo que não existe ou algo impossível, como uma caixa a separar-se em componentes sozinha e em pleno ar, por exemplo!
Se for realista.. tanto melhor!

Quanto às tuas animações:

Modelação:

Apesar dos componentes da caixa estarem bem modelados, caíste num dos primeiros "erros" do artista. No mundo real não existem arestas aguçadas. Deves sempre arredondar arestas, nem que seja uma coisa mínima. Há muitas maneiras de conseguir isso mas não posso estar a descrever tudo detalhadamente neste post. Posso ir explicando coisas medida que vais fazendo um projecto. Pede ajuda e opiniões sempre que quiseres.

Texturação:

Essas texturas são procedurais (noise, clouds, etc..), certo? Para criares uma textura procedural credível (principalmente orgânicas como a madeira) tens que te empenhar muito durante anos e ainda assim, para realismo, deixam a desejar.
Tens que usar texturas fotográficas. Tens que saber normaliza-las (retirar a informação de luz) e torná-las seamless.
Depois precisas de specular maps (controlam os reflexos/brilhos) e de normal ou bump maps (criam "micro" relevos), caso contrário os teus materiais vão parecer texturas impressas em papel coladas nos modelos, ou seja, com um brilho homogéneo por todo o objecto, coisa que não se passa no mundo real.

Materiais (shaders):

É nos materiais que defines como o objecto vai reagir à luz. O quanto reflete, se é sólido ou se absorve luz, se é baço, brilhante, translúcido ou transparente, se é de madeira, metal, pedra, pele, etc..
Neste momento tens materiais iguais para todos os componentes apesar de cada tipo de madeira reagir de maneira diferente à luz.

Iluminação:

Aqui é que a vaca tosse! A iluminação, por ser um tema tão subjectivo e artístico, é difícil de ensinar, aprender, intender e aplicar. Não é que seja um bicho.. mas acho que só depois de estares mais à vontade com as anteriores vai poder começar a dar mais tempo e importância a esta disciplina.
Felizmente, neste campo temos a felicidade de termos o Cycles, que tem uma luz fisicamente correcta (dentro dos limites do pouco que o humano sabe acerca da luz) e muito neutra.

Por isso precisas de mudar para Cycles o quanto antes. Na minha opinião nem devias começar a aprender o Internal (Blender Render).
O Cycles é muito mais simples de usar do que parece.
Acredita, acabas por usar a mesma combinação de nodes para a maioria dos materiais. Vale a pena..

A animação é também um tópico complicado.. artístico e subjectivo. É uma coisa de sensibilidade.. que também se aprende com o tempo.

Bem.. já sabes. Pergunta o que quiseres. Vamos melhorar esse projecto mas por fases. Uma coisa de cada vez. Podemos começar pela coisa das arestas arredondadas.

#8 2014-09-12 01:06:59

dark
Membro
Website

Obrigado, utopia pelo teu post.

É um post que ainda vou ter de ler várias vezes novamente....Pis falaste em muita coisa que tenho de explorar melhor
Mas sim, vou deixar a iluminação para último....

E vou, por começar a usar os nodes do compositor (Mas tou ter de mudar de placa gráfica)  smile

As arestas, penso que existe um modificador blevel que faz isso mas ainda vou ver melhor...E as foto-texturas, penso.. que são mapeadas no objecto com o editor de imagem UV ou é a opção mesmo das texturas (ao lado das ditas "nuvens" julgo que aqui também há um mapeamento UV).

utopia, muito obrigado pela atenção, foste muito minucioso na tua avaliação e fico agradecido por isso.

VOU MELHORAR!! (E depois dou notícias).

Cumprimentos
Rui

Última edição por dark (2014-09-12 01:16:24)

#9 2014-09-12 02:20:53

Utopia780
Membro
Website

Não tens necessariamente de comprar uma placa gráfica mas se o podes fazer nem penses duas vezes.
Mas renderiza pelo CPU inicialmente. Assim é ainda mais gratificante quando mudares para GPU.

Sim, podes usar o bevel modifier (atenção à escala do objecto. se não for 1:1:1 os resultados não vão ser os esperados), podes usar a ferramenta bevel (seleccionas as arestas que queres em edit mode e fazes Ctrl+B) ou então podes usar o subdivision surface modifier que vai arredondar tudo e depois tens que adicionar loops (Ctrl+R) para controlar a curvatura.

Estou a ver que és um tipo que se safa bem! Sim, antes de aplicares texturas tens que fazer um UV unwrap que é o que vai mapear o objecto 3D num espaço 2D.
Depois usar o UV editor para aplicar a textura. No Cycles terás depois que adicionar um image texture node para aplicares a imagem ao que vai aparecer durante o render.

Mas isso fica para depois..

Já agora.. o Blender Cookie continua a ser a melhor fonte de tutoriais para Blender e o Blender Diplom tem uma série de tutoriais que cobrem todos os modifiers.

#10 2014-09-12 10:51:37

dark
Membro
Website

Obrigado, utopia,

Vou investir mais tempo no blender cookie.

Se me safo bem...Não sei..O meu primeiro contacto com o blender ainda foi na interface antiga.

(v.248 versão que ainda nos Linux Caixa Mágica 15 (e 16 não tenho a certeza) no parque informático das escolas no âmbito do plano tecnológico para a educação não vem na instalação por defeito, mas é a que está no repostório e é instalada.

Foi com essa versão o meu 1º contacto, depois tive um "choque" quando vi a v2.50 ....

Mas tenho tido MUITO pouco tempo para explorar blender, apesar de gostar muito.

O que os meus alunos gostam mais é de sketch up.

Só falo em blender quando querem (tentar) fazer um jogo (SIMPLES), mas agora já há o kodu game lab (gratuito da microsoft), e possivelmente ainda farei uma experiência com eles, mas é muito limitado comparado ao blender.

Esta dedicação ao blender que eu tenho, é apenas um hobbie.

já escreveste muita coisa que vou ter de ler mais que uma vez.

(falamos depois.)

Última edição por dark (2014-09-12 10:53:26)

#11 2014-09-12 12:12:41

Utopia780
Membro
Website

Mas atenção que o Sketchup também é super limitado em comparação com o Blender.
Podes sempre tentar aliciar os teus alunos com a parte de animação do Blender que é uma das melhores do mercado.

EDIT: ..sem esquecer do Cycles que faz render com um nível de qualidade invejável, enquanto o Sketchup..

Última edição por Utopia780 (2014-09-12 12:14:33)

#12 2014-09-12 12:19:59

dark
Membro
Website

Sim, eu concordo.

São coisas muito diferentes...

Tenho visto "jogos de tiros" feitos no blender muito bons...(e já tentei recriar um )..

Quanto ao blender cookie, há uma parte gratuita e outra paga...Os conteúdos gratuitos são acessíveis?

O modificador subsurf é algo perigoso? Há uns tempos, eu segui um tutorial (Blenderella) que quando tinha mais ou menos acabado (ainda um bastante "tosto")
o ficheiro tinha meia duzia de megas apliquei esse modificador, o computador "teve um enfarte" e quando o computador "acordou do desmaio" - o mesmo ficheiro tinha 1 giga e muito!!!

Última edição por dark (2014-09-12 12:30:31)

#13 2014-09-12 23:00:27

Utopia780
Membro
Website

Bem o que o subdivision surface faz é criar geometria adicional para suavizar o objecto.
Isto trás a grande vantagem de, além de ficares com superfícies mais suaves, teres menos geometria para trabalhar.

Como, quanto menos geometria tiveres, mais fácil é controla-la, o subdivision surface permite-te formas que de outra maneira seriam muito difíceis de modelar.

Quanto a aplicar este modifier: poucas vezes vais ter razões para fazê-lo. Porque quando o fazes toda a geometria "virtual" contida no modifier passa a ser real (visível em edit mode) e torna-se um pesadelo de modelar. Além de aumentar brutalmente o tamanho do .blend

Na maior parte dos caso o nível 2 de sub é o ideal.

#14 2014-09-13 00:38:11

dark
Membro
Website

E (possivelmente) só deve ser aplicado já na fase final da produção....

#15 2014-09-13 00:43:09

Utopia780
Membro
Website

Não não!

As únicas razões que me lembro para aplicar um subdivision, são precisares de uma malha densa (para sculpting por exemplo) ou para exportar para outro software que não tenha o seu próprio subdivision.

Regra geral, os modifiers estão lá para te pouparem trabalho e para aliviarem a carga do computador e nunca são aplicados.

#16 2014-09-13 13:15:18

dark
Membro
Website

ok, Obrigado utopia.

já agora...(se não for pedir muito..)

Captura%20de%20tela%202014-09-13%2014.01.30.png

Podes também dar-me um link que explique "erros de multiuser"..

(dá-me impressão que quando um objecto está bloqueado por "processo" não admite outra alteração...Mas como desbloqueio? Ou com é que vejo esse bloqueio?)

Terá sido alguma restrição que eu adicionei ao objecto e agora estou a tentar transformá-lo de forma incompatível com a restrição, é alguma coisa deste género?

Numa base de dados, sei o que é..Não sei se o conceito se aplica aqui também, ..Se um registo foi bloqueado para edição por um utilizador(em rede) ou processo, esse registo ficará indisponível (dependendo do tipo de lock utilizado, há vários tipos) até que o processo liberte o "lock" e então já outros processos /utilizadores podem ver o registo actualizado. Isto faz (algum) sentido aqui no blender? Este conceito também se aplica aqui?

(utopia, desculpa o abuso).

Última edição por dark (2014-09-13 14:15:39)

#17 2014-09-13 16:34:42

Utopia780
Membro
Website

Não precisas de te desculpar! Às vezes a ajuda pode demorar pela falta de tempo.. mas ela chega sempre!

Isso dos user no Blender confundia-me ao início também. Vou tentar explicar..

Há blocos de data que estão associados a um user. O user, na maioria dos casos (todos se calhar..), é o objecto. A data pode ser inúmeras coisas.

No exemplo que dás, se reparares, o Blender está a avisar que os objectos "Tampa" e "Fundo" partilham a mesma data "Platex".
A data "platex" é a malha ((mesh)vértices, arestas, faces) que vês quando entras em  edit mode.

A data "Platex" é comum aos dois users (objectos). Ou seja, se fizeres uma alteração em edit mode ao objecto "Tampa" estás na verdade a alterar a malha "Platex", e por isso, quando saíres de edit mode vai reparar que as alterações que fizeste também se reflectem no objecto "Fundo" porque na realidade alteraste um data bloc (neste caso a malha) que é comum aos dois.

Nas Properties (a janela à direita), se clicares no icon que tem um triângulo, com um dos objectos seleccionados, vai te aparecer "Platex" com um 2 logo a seguir ao nome. Este dois é o número de users que utilizam a data block "Platex". Se lhe clicares, o dois desaparece e o nome muda para "Platex.000".
Isso quer dizer que duplicaste o data block e que agora cada objecto tem o seu.

Qualquer data block, caso não esteja associado a nenhum objecto (user), é automaticamente apagado quando fechas o Blender.
Caso haja um data block que não queiras perder quando não está associado a um objecto, podes carregar no F que aparece a seguir ao nome para criares um Fake user. Isso faz o Blender pensar que o data block está associado a um user impedindo-o de apagar.

Quando tens objectos em multiuser há uma série de coisas que não podes fazer, como por exemplo, aplicar (Ctrl+A) scale, rotation e location ou aplicar modifiers.

Provavelmente o que aconteceu foi que duplicaste um dos objectos para fazeres o outro mas usaste Alt+D em vez de Shift+D.

O Shift+D duplica o objecto e os data blocks.
O Alt+D duplica o objecto mas atribui os mesmos data blocks aos objectos duplicados.

A vantagem do Alt+D é que podes ter 1000000 de duplicados a usar um só data block. É mais leve para processar e o tamanho do ficheiro é minúsculo porque só tens a malha 1 vez em vez de 1000000 de vezes.

#18 2014-09-13 18:49:28

dark
Membro
Website

Obrigado, Utopia, isto já não era a primeira vez que me acontecia....

E Sim, eu quando fiz o fundo depois da tampa, eu não dupliquei o objecto, eu linkei-o ao fundo (porque (inicialmente eram peças iguais))
havia muita coisa comum aos dois.. quando associei o material e a textura à tampa, estas "propriedades" foram logo "herdadas" pelo fundo.

Rodapé do site