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#1 2014-12-08 15:12:12

dark
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Modificador "Array"...ou Matriz

Viva Pessoal,

' tive a ler:
http://wiki.blender.org/index.php/Doc:2 … rate/Array
mas não consegui fazer o que queria.

pois precisava de preencher uma parabólica grande (daquelas da TV Cabo já velhas)
com espelhos pequeninos 3cm x 3cm, dava-me jeito usar o modificador Array.

E não queria fazer os espelhos um-a-um...(Nunca mais de lá saio)


Penso que a opção que quero é :  curve fit ("encaixar numa curva"), pois quero que o array "preencha" a parte côncava (de dentro)

Mas depois em baixo pede-me uma curva bezier (com o formato da parte côncava da parabólica, penso eu)

https://www.dropbox.com/s/us3zc7yytl63j … 1.png?dl=0

Mas não fiz isso..


Mais abaixo há um End Cap (terminação final)

E aí meti a malha molde,  e já consegui preencher...



Mas fica tudo "certinho" parecem meridianos para medir longitudes... e na realidade eles são "direitos na vertical" e não era bem isto.
https://www.dropbox.com/s/lsio2w6wkz9e0 … 4.png?dl=0



Vejam como queria os espelhos pequeninos aos quadrados, por favor:


https://www.dropbox.com/s/ri9cg4eo2etgs … 7.JPG?dl=0


Alguém tem uma sugestão para mim?



desde já obrigado.

Rui Pereira

Última edição por dark (2014-12-08 15:28:32)

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#2 2014-12-08 19:27:36

sergio
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Re: Modificador "Array"...ou Matriz

andei a ver se conseguia resolver o tey problema e acabei por fazer um video.
acho que não ficou muito técnico mas é um sugestão

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#3 2014-12-08 23:15:41

dark
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Re: Modificador "Array"...ou Matriz

Já vi que usaste 2 arrays de contagem fixa e depois os converteste numa malha, depois usaste um modificador booleano e usaste a intercepção com o cilindro e no fim edição proporcional -smooth e "puxaste" (g z) para baixo...
 
(Hoje, já não tenho tempo, mas amanhã ou 4ª, vou ver outra vez melhor e tentar fazer... Se tiver dúvidas depois .... chateio-te... ;-)  )



É isso.

Muito Obrigado, pelo teu trabalho, Sérgio.

Última edição por dark (2014-12-08 23:37:50)

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#4 2014-12-09 16:34:09

sergio
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Re: Modificador "Array"...ou Matriz

Sim, usei basicamente isso, mas eu não utilizei o   boolean modifier utilizei o addon  boolean (como esta no video).

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#5 2014-12-12 13:44:46

MPorces
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Re: Modificador "Array"...ou Matriz

Eu optaria por usar o brick texture no material, e dar pouca importância à mesh. Com alguns toques nas normais do material, é possível conseguir um bom resultado.

Necessitas realmente de ter os espelhos em mesh? Se for o caso podes sempre usar arrays para duplicar os espelhos, e depois um shrinkwrap para os moldar à superficie da parabolica.
Talvez seja também necessário um boolean no final para cortar os espelhos pela borda da parabólica..

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#6 2014-12-12 17:21:58

dark
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Re: Modificador "Array"...ou Matriz

Sim, ainda estou a "estudar" a situação...Mas a solução do sergio parece-me boa...Mas ainda vou ver a textura...

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