Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2015-05-06 00:37:50

dark
Membro
De: Ourém
Registado: 2013-04-10
Website

Modificador -> Boolean -> Diference

Viva!

Tenho um problema, pois não compreendo o comportamento do modificador Boolean quando quero subtrair um objecto a outro...

https://www.dropbox.com/s/2xyirlqoohnfv … blend?dl=0

Quero criar um logotipo de acordo com a imagem de fundo que lá tenho na vista de frente.

Mas acontece que o Boolean a subtrair: um cilindro a um prisma tem um comportamento contrário do que esperava. (mesmo quando aplico o modificador)
Na realidade estou a subtrair 2 cilindros ao prisma....(tenho 2 substrações recursivas...)

Alguém sabe o que se passa aqui?
(o cilindro , foi   primeiro um circulo ao qual depois fiz uma extrusão, terá a ver com isso,   tenho de introduzir logo o cilindro ?)

Se alguém me puder ajudar, agradecia...

"Thank's in advance"  wink

Rui Pereira

Última edição por dark (2015-05-06 09:39:04)

#2 2015-05-06 09:51:26

MPorces
Membro
Registado: 2014-09-11

Re: Modificador -> Boolean -> Diference

O boolean do blender nunca foi de fiar.
Normals mal direcionadas, ou faces coincidentes entre os dois objectos do boolean, podem dar resultados indesejaveis. (não tive tempo para ver o teu blend com toda a atenção, mas por exemplo o objecto 'E' e o 'subtracção.E' tem as Normals invertidas, o que faz com que o boolean não produza o que estás à espera.)

Podes, em edit mode, fazer um 'Flip Directions' das normais aos objectos (Ctrl+F > Flip Normals), e também fazer um scale no eixo Y dos objectos a subtrair, de modo a evitar faces coincidentes.

No teu caso especifico, talvez seja melhor criar os 'booleans' enquanto ainda em 2d, talvez usando o intersection em edit mode, ou mesmo outro software como o inkscape para fazer os perfis, e depois fazer a extrusão e os bevels necessarios.

#3 2015-05-07 01:53:02

dark
Membro
Website

ok,

obrigado.

Vou tentar de outra forma.

#4 2015-07-08 23:49:22

LuisCGi
Membro
Registado: 2015-07-08

Esquece o Boolean do Blender, instala o addon para o Blender que se chama BoolTool. Esta ferramenta está a milhas do Boolean Modifier que vem no Blender.
Uma demo rápida, 40 segundos normalmente chegam para convencer qualquer um. Video: https://www.youtube.com/watch?v=qL0RmIxBdB0

#5 2015-07-09 01:58:07

dark
Membro
Website

ok Luis, obrigado.

Precisava de uma alternativa para para criar umas formas "côncavas".

Vou ver isso.

Última edição por dark (2015-07-09 02:00:53)

#6 2015-07-13 01:38:53

ricaxe
Membro
De: porto
Registado: 2013-02-24
Website

Pareceme bem e nao conheia...

Quero Renders Muitos renders

#7 2016-05-02 13:28:21

Paulo Patrocinio
Membro
Registado: 2016-05-02

Bom dia Rui,

Analisei seu arquivo, e encontrei alguns problemas que fazem com que o Modificador Boolean não opere corretamente.
O primeiro deles é que a peça "A" não me parece ser um sólido que esteja completamente fechado. isso faz com que o modificador Boolean gere erros.
Também há vértices duplicados na peça "A", que também atrapalham o modificador Boolean.
As peças "SubtraçãoB" e "SubtraçãoR" têm a mesma largura da peça "A" que você deseja modelar.
Recomendo:
- Ajuste a malha da peça "A", certifique-se de que o sólido esteja "fechado", remova os vértices duplicados e aplique "Recalculate Normals";
- Aumente a largura dos cilindros "SubtraçãoB" e "SubtraçãoR" de modo que estes sejam mais largos do que a peça "A";
- O mesmo comentário dos cilindros vale para a Peça "E".
Acredito que com estas ações, será possível executar o operador Boolean sem problemas.

Quanto a informação do colega Luis sobre o Bool Tool, realmente é uma excelente ferramenta.

#8 2016-05-02 13:29:43

Paulo Patrocinio
Membro
Registado: 2016-05-02

Bom dia Rui,

Analisei seu arquivo, e encontrei alguns problemas que fazem com que o Modificador Boolean não opere corretamente.
O primeiro deles é que a peça "A" não me parece ser um sólido que esteja completamente fechado. isso faz com que o modificador Boolean gere erros.
Também há vértices duplicados na peça "A", que também atrapalham o modificador Boolean.
As peças "SubtraçãoB" e "SubtraçãoR" têm a mesma largura da peça "A" que você deseja modelar.
Recomendo:
- Ajuste a malha da peça "A", certifique-se de que o sólido esteja "fechado", remova os vértices duplicados e aplique "Recalculate Normals";
- Aumente a largura dos cilindros "SubtraçãoB" e "SubtraçãoR" de modo que estes sejam mais largos do que a peça "A";
- O mesmo comentário dos cilindros vale para a Peça "E".
Acredito que com estas ações, será possível executar o operador Boolean sem problemas.

Quanto a informação do colega Luis sobre o Bool Tool, realmente é uma excelente ferramenta.

#9 2016-05-02 14:56:58

dark
Membro
Website

Paulo,

Agradeço desde já, a tua atenção.

Quando tiver um pouco mais de tempo, vou reler isto com mais calma.

Obrigado.
Rui

Rodapé do site