Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2015-09-23 04:17:05

GTIH
Membro
Registado: 2015-09-23

Editar audio Dolby Digital 5.1 arquivo (.ac3)

Oi a todos!

Este é meu primeiro post, desculpe-me se eu não estiver fazendo tudo certo. Eu não encontrei um tópico mais apropriado que este.

Preciso da ajuda de vocês.

Eu já procurei muito e não encontrei como abrir um arquivo de audio Dolby Digital 5.1 arquivo (.ac3) separado faixa por faixa no editor de video do Blender.

Há alguma forma de fazer isso???

Agradeço qualquer ajuda.

Cordialmente
GTIH

#2 2015-09-23 12:25:48

sergio
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-09-28
Website

Re: Editar audio Dolby Digital 5.1 arquivo (.ac3)

Olá,
Pelo que que andei a ver
não existe  opção para abrir um arquivo .ac3 em 5.1 separado por faixas.
Mas podes usar um software de audio externo que consiga identificar as multiplas faixas,
para depois importar no blender.

Última edição por sergio (2015-09-23 12:27:05)

#3 2015-09-23 15:50:46

zeroshift
Moderator
De: Palmela
Registado: 2013-02-24

Olá,

Eu só posso indicar para usar o ffmpeg para separar os canais em ficheiros wav diferentes:

Neste forum: https://forums.creativecow.net/thread/291/978

Correndo este comando:

ffmpeg.exe -i 14ch.mov -map 0:1 1.wav -map 0:2 2.wav -map 0:3 3.wav -map 0:4 4.wav -map 0:5 5.wav -map 0:6 6.wav -map 0:7 7.wav -map 0:8 8.wav -map 0:9 9.wav -map 0:10 10.wav -map 0:11 11.wav -map 0:12 12.wav -map 0:13 13.wav -map 0:14 14.wav

(atenção isto é para 14 canais, mas basta tirar os que não estão em uso, 14ch.mov é o ficheiro de entrada, -map 0:1 1.wav por exemplo mapeia um dos canais para um ficheiro wave)

Builds do ffmpeg para windows: http://ffmpeg.zeranoe.com/builds/

Infelizmente não conheço UI para isto, mas também não deve ser dificil de chamar a partir da linha de comandos.

#4 2015-09-23 17:55:25

GTIH
Membro

Primeiro, um obrigado e uma abraço aos colegas do outro lado do oceano Atlântico pelas respostas, todas são úteis.
Eu queria estar ai, uma FEMINAZISTA tomou o poder, a presidência em nosso país e em 5 anos destruiu décadas de conquistas, dividiu o país, está nos afundando na merd* meio a uma guerra civil camuflada como problemas de policia, de segurança pública.

Respondo simultaneamente ao sergio e ao zeroshift.

Para modelagem eu adotei o SketchUp, mas planejo testar o Blender/3DMAX/Autocad oportunamente.

Estou buscando um SW para adotar como meu editor de videos amador oficial! Estou tentando eleger e usar o Blender para isso mas parece que ele não é muito dedicado a esta tarefa. Estou testando o Vegas Pro 13 também mas ele é trabalhoso e parece ter problemas: Para abrir AVI temos que buscar e testar vários métodos, para abrir multicanais é igual e mais problemas vão surgir. Hoje meu Vegas abre AVI e áudio multicanais separados por faixas mas um arquivo/ficheiro .ac3 6C que tenho e que abre os 6C no Audacity, no Vegas só podemos ver 5 canais, ou seja, tenho vários SWs e não tenho nenhum.

Gostaria mesmo é de abrir o audio 5.1 dentro do Blender para não precisar de outros SWs. Atualmente uso o Audacity com a biblioteca FFmpeg que abre e edita arquivos/ficheiros multicanais na maravilha e podemos fazer coisas fantásticas com os canais separadamente e exportar em uma variedade.

Tenho uma outra pergunta sobre como exibir Fotograma por Fotograma no editor de sequências do Blender assim como o Vegas faz nas não sei se aqui é o local adequado para isso ou se eu deveria abrir outro tópico.

Obrigado
GTIH

#5 2015-09-24 15:06:40

sergio
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-09-28
Website

GTIH escreveu:

Primeiro, um obrigado e uma abraço aos colegas do outro lado do oceano Atlântico pelas respostas, todas são úteis.
Eu queria estar ai, uma FEMINAZISTA tomou o poder, a presidência em nosso país e em 5 anos destruiu décadas de conquistas, dividiu o país, está nos afundando na merd* meio a uma guerra civil camuflada como problemas de policia, de segurança pública.

Deixa lá que portugual tambem tem problemas, apesar de ser um pais pequeno.

GTIH escreveu:

Respondo simultaneamente ao sergio e ao zeroshift.

Para modelagem eu adotei o SketchUp, mas planejo testar o Blender/3DMAX/Autocad oportunamente.

Estou buscando um SW para adotar como meu editor de videos amador oficial! Estou tentando eleger e usar o Blender para isso mas parece que ele não é muito dedicado a esta tarefa. Estou testando o Vegas Pro 13 também mas ele é trabalhoso e parece ter problemas: Para abrir AVI temos que buscar e testar vários métodos, para abrir multicanais é igual e mais problemas vão surgir. Hoje meu Vegas abre AVI e áudio multicanais separados por faixas mas um arquivo/ficheiro .ac3 6C que tenho e que abre os 6C no Audacity, no Vegas só podemos ver 5 canais, ou seja, tenho vários SWs e não tenho nenhum.

Sim o blender é um software generalista, se procuras algo mais dedicado, existem melhores opções.
Já exprimentaste o adobe premier pro?

GTIH escreveu:

Gostaria mesmo é de abrir o audio 5.1 dentro do Blender para não precisar de outros SWs. Atualmente uso o Audacity com a biblioteca FFmpeg que abre e edita arquivos/ficheiros multicanais na maravilha e podemos fazer coisas fantásticas com os canais separadamente e exportar em uma variedade.

Tenho uma outra pergunta sobre como exibir Fotograma por Fotograma no editor de sequências do Blender assim como o Vegas faz nas não sei se aqui é o local adequado para isso ou se eu deveria abrir outro tópico.

Obrigado
GTIH

Não sei como se faz no vegas mas estas são as unicas formas que eu sei
para exibir os fotogramas no editor.

DQCwPlX.png

#6 2015-09-24 18:02:32

GTIH
Membro

sergio escreveu:

Sim o blender é um software generalista, se procuras algo mais dedicado, existem melhores opções.
Já exprimentaste o adobe premier pro?

Tenho ouvido falar dele, vou testa-lo.

sergio escreveu:

Não sei como se faz no vegas mas estas são as unicas formas que eu sei
para exibir os fotogramas no editor...

No Vegas, com muito zoom a faixa de vídeo se expande horizontalmente e podemos ver nela fotograma por fotograma alinhados na horizontal onde no eixo horizontal podemos ver o tempo onde cada fotograma esta posicionado, o tempo entre eles, etc. e não apenas um fotograma por vez como no Blender. O Vegas não tem português, tem espanhol, mas apesar que eu atualmente estou vivendo em um país de língua espanhola, eu prefiro usá-lo em inglês.

duLF5zQ.png

Muito, muito obrigado Sergio!

Atenciosamente.
GTIH

Rodapé do site