Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português
Você não está autenticado.
Páginas: 1
Olá a todos, preciso de uma ajuda.
Quero colocar uma imagem como textura num plano. A ideia é fazer uma mesa simples e cobrir o plano com uma imagem de madeira.
Seleciono o plano, adiciono um material e depois uma textura
Mas quando faço render a textura não cobre o plano de forma uniforme como seria pretendido, mas sim em dois triângulos, tal como na imagem seguinte
O que posso fazer para colocar a imagem de forma correta?
Obrigado
Faz o UV unwrap.
Abres uma janela com o image editor com a tua textura, colocas o plano no edit mode e seleccionas tudo e fazes "u"-> unwrap, depois na janela do image editor consegues ajustar a que zona da textura corresponde o plano.
Se não conseguires avisa, faz-se um pequeno exemplo.
Olá,
Obrigado pela resposta.... e agradeço se puder me dar um pequeno exemplo.. é que não estou a ver onde abrir a o image editor...
Olá rfneto!
Deixo-te aqui uma imagem que talvez te ajude e complemente o que o Renato disse.
O image editor (UV/Image Editor) podes-o encontrar naquele icon em baixo do "3D View". Um acesso rápido seria Shift+F10. O ideal, quando se mexe com as texturas, é ter a janela dividida, num lado terias o "3D View" e no outro o "UV/Image Editor", assim verias o efeito que a textura está a ter no objecto.
Também é importante que na textura tenhas seleccionado, no mapping, nas coordenadas a opção UV.
Espero ter ajudado mais um pouco.
Olá, bom dia.
Ajudou sim, aliás, ajudaram.
Graças às vossas respostas já consegui e já entendi o conceito.
Agora está como eu queria.
Obrigado!
Páginas: 1