Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2016-09-07 11:56:11

nunoFB
Membro
De: Porto
Registado: 2016-05-16

Estação de São Bento [WIP]

Boas,

o meu nome é Nuno, sou do Porto, tenho 41 anos e para além de ter a minha própria empresa, sou programador e pai a tempo inteiro big_smile
Apesar do pouco tempo que tenho, sempre tive este hobby, adoro 3D e utilizo-o muitas vezes para gerar imagens sempre que estou envolvido em algum projecto de desenvolvimento web ou app.

Durante alguns anos utilizei o 3DSMax e Maya, mas quando o Blender deu o salto para a v2.5, fiquei convencido e mudei definitivamente smile
Desde então tenho dedicado o pouco tempo livre que tenho a fazer "bonecada" e conto, caso o tempo o permita, "expor" o meu trabalho aqui. O meu grande problema sempre foi conseguir finalizar um projecto 3D, pois na maioria das vezes, tenho como se costuma dizer, mais olhos que barriga.

Canso-me facilmente de um projecto e avanço para outro, pois o mais difícil por vezes é encontrar motivação para continuar.
Talvez os logs aqui me permitam de algum modo encontrar a motivação perdida.

Considero o meu trabalho bastante amador, pois nunca tive qualquer formação, sou aquilo que se costuma chamar, um auto-didacta.
Espero que me possam dar também algumas críticas construtivas, a ver se melhoro o meu trabalho.

Quanto a este WIP, aqui vai:

a estação de São Bento, AKA Estação Ferroviária do Porto, localizada na Praça Almeida Garrett, é de influência marcadamente francesa e foi concebida pelo arquitecto portuense José Marques da Silva. Foi inaugurada a 5 de Outubro de 1916. Já lá apanhei muito comboio big_smile

Uma das muitas imagens de referência que estou a usar:

bento444444.jpg

Lembro-me de desenhar a sua fachada num trabalho para a escola quando era puto e sempre a quis modelar. Há uns meses atrás meti mão à obra e é neste ponto que me encontro:

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Um preview render com 100 samples, materiais placeholder e um HDRi como única fonte de luz:

image.jpg

Espero que gostem do que viram até aqui e já agora venham daí essas críticas.
Tentarei postar mais alguns projectos que considere serem dignos de mostrar por aqui, consoante o tempo livre que tiver.

Obrigado!

A vida é uma Soda, já dizia Fócrates.

#2 2016-09-07 22:25:34

zeroshift
Moderator
De: Palmela
Registado: 2013-02-24

Re: Estação de São Bento [WIP]

Viva,

Bem vindo ao forum e com um trabalho em mãos bem puxado!

Acho que está bastante detalhado, parece só precisar de mais divisões/placas? nos "pilares" das torres.

Força!

#3 2016-09-08 17:52:59

Maralbas
Membro
Registado: 2015-10-23

Bem vindo,

Não consigo dar nenhuma critica construtiva, por isso a única coisa que vou dizer é que acho que está a ficar muito bom, bem detalhado e que não te canses dele porque está mesmo no bom caminho big_smile

"Considero o meu trabalho bastante amador, pois nunca tive qualquer formação, sou aquilo que se costuma chamar, um auto-didacta."
Para mim, ser auto-didata e não ter formação não quer dizer que seja amador. Até porque existe muitos auto-didatas melhores que pessoal que tenha formação wink

Última edição por Maralbas (2016-09-08 17:53:22)

#4 2016-09-08 18:06:23

nunoFB
Membro

Obrigado pelas boas vindas, zeroshift e também pela crítica.

Se te referes aos pilares propriamente ditos, ao nível do solo, conto utilizar o material para simular a divisão entre os blocos de pedra, com um normal map.
Para já o material "pedra" é apenas um placeholder e a maioria das peças que compõem o edifício ainda não têm UVs (por acaso têm, mas apenas um Smart UV Project), o que decerto não demonstra ainda o que pretendo como produto final.

Algumas partes podem aparentar ter algum aliasing, porque não tinha activado o subdivision para o viewport render que postei.
Por norma utilizo uma combinação dos modifiers Array, Mirror, Bevel e Subsurf para edifícios simétricos como este e funciona lindamente, à excepção de alguns cantos que por vezes dão problemas quando se combina o Bevel e o Subsurf. Nestes casos é necessário implementar alguns edge loops para evitar artefactos.

#5 2016-09-08 23:01:48

nunoFB
Membro

Olá Maralbas, obrigado!

Eu também penso como tu, mas obviamente quando comparo alguns dos meus projectos acabados com o que vejo pelo blender artists, (já para não referir o zbrush central, entre outros) tenho de me render às evidências big_smile
Principalmente no que toca a modelação anatómica, sinto-me a anos luz daquela gente. Uma coisa ė conheceres bem o software que utilizas, outra é criares arte com ele. E só lá vamos com muito trabalho e insistência, o que implica tempo, algo que na maioria das vezes me falta.

Mas afinal, isto é apenas um hobby,  por isso, sem pressões big_smile

#6 2016-09-11 20:05:32

nunoFB
Membro

Este fim de semana consegui avançar mais um pouco.
Para variar, comecei os arruamentos e outros elementos como muros, candeeiros, gradeamentos, etc.
Também avancei um pouco mais com a fachada lateral.

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Entretanto, fiz algo que devia ter feito desde o início: conferir as proporções comparando com imagem aérea do google maps, e devo dizer que modéstia à parte, o edifício bate certinho, só os arruamentos é que não. Entretanto foram ajustados e deverão estar fiéis às dimensões/proporções reais.

#7 2017-02-25 20:40:56

ricaxe
Membro
De: porto
Registado: 2013-02-24
Website

Esta a ficar muito bom .. sim Sr:D
Eu lembro-me disso não foi um concurso da camera do porto ?

Quero Renders Muitos renders

Rodapé do site