Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2016-09-23 12:29:51

zephirus
Membro
Registado: 2016-09-23

Luzes e texturas, como melhorar?

Olá,

Estou a aprender a trabalhar com o Blender há cerca de 4 meses e neste momento decidi tentar replicar uma foto que tirei há dias.
A parte de modelação é bastante simples e o grande desafio é tentar igualar (ou fazer algo de interessante) tanto com as texturas como com a luz.

Deixo aqui também um link para os ficheiros que estou a usar no projecto, se tiverem curiosidade.
link Dropbox para o projecto

Gostava de ter algumas dicas sobre o que posso e devo fazer para melhorar a imagem. Opiniões e sugestões aceitam-se.

Foto original:
20160919_183031.jpg

Render actual:
escada.png

Obrigado!

Última edição por zephirus (2016-09-23 15:00:16)

#2 2016-09-23 18:08:45

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Luzes e texturas, como melhorar?

Olá zephirus, bem vindo ao fórum!

Dei uma vista rápido ao ficheiro e cá vão algumas dicas.

Uma coisa que deves tomar em conta quando usas o cycles, sobretudo para cenas realistas é a escala. Convém colocar tudo a escala real, ou o mais próximo possível. Para teres uma ideia, a largura das escadas está a uns 16m (ou perto disso), o que creio será demasiado para esta cena. Ajusta os objectos para um tamanho correcto e depois usa a combinação CTRL+A e aplica a escala.

Outra coisa que reparei é que há luz a vir detrás da câmara, o que me parece que não deveria de acontecer. Recomendo que coloques um objecto a bloquear o buraco que tens atrás. Isso irá bloquear a vista da câmara, pare resolveres esse problema facilmente, ajusta o valor do clipping da câmara até que consigas ver através do objecto.

Mais uma dica, esta já estás a fazer, mas talvez melhore um pouco. Usa uma imagem hdr de boa qualidade, desta forma poderás dispensar a luz tipo sol que tens na cena, usa apenas a imagem hdr para iluminar a cena. Neste caso acho que seria suficiente. Uma página que contem hdris de boa qualidade seria HDRI Haven, têm uns quantos hdris grátis.

Dá uma vista de olhos a materiais PBR. Este tipo de materiais permitem-te obter muito bons resultados independentemente da iluminação. O Andrew Price criou uns tutoriais sobre PBR, não tenho a certeza se são 100% correctos, mas deve-te ajudar a começar no mundo dos materiais PBR.

Para terminar, dá atenção aos detalhes. Por exemplo, falta-te o corrimão, algum detalhe na textura das escadas, coisas destas, que separadas podem não ter muita importância, mas no seu todo vai ajudar a que a cena pareça mais realista, se não vai acabar por parecer vazia. São detalhes que podes adicionar depois, mas sempre ajudam no realismo.

Se puder tentarei brincar um pouco com o ficheiro e se conseguir fazer alguma coisa de jeito envio-te o ficheiro e dou-te mais alguma dica.

Continuação de um bom trabalho wink

Última edição por SlykDrako (2016-09-23 18:10:15)

#3 2016-09-23 18:27:12

zephirus
Membro

Olá SlykDrako,

Muito obrigado pela extensa resposta que enviaste.

Quando comecei a tentar reproduzir esta imagem esqueci-me de alterar para o sistema métrico. Considerando que na verdade os objectos actualmente estão proporcionais, qual é o problema de estar com uma escala tão grande? Tem a ver com a iluminação por exemplo?

Em relação à luz que vem de trás da camera, também isso me causou algumas dúvidas inicialmente. Atrás da câmara é um espaço relativamente aberto, daí não o ter fechado. O que sugeres, presumo, não é fechar mas sim colocar apenas um plano a bloquear parcialmente a luz?

Em relação ao HDR, eu tenho um igual ao que uso mas com uns 70Mb, apenas não utilizei para já por ser muito pesado (faz realmente muita diferença usar um bom/maior resolução?)

Sobre materias PBR, tenho acompanhado o Andrew Price mas nunca me debrucei muito sobre essa parte, vou dar uma vista de olhos.

Em relação aos detalhes, sim, ainda falta o corrimão e outros detalhes, e de facto, ao adicionar objectos, tudo melhora por causa das sombras e reflexos.

Por último, eu fiz attach do projecto precisamente para quem quiser poder utilizar. Nesta fase onde estou, qualquer ajuda é bem vinda.

Mais uma vez muito obrigado!

#4 2016-09-23 18:52:02

SlykDrako
Membro
Website

Olá de novo!

Quando à escala, sim é importante. Para teres uma ideia, o cycles "envia" raios de luz, quando um destes raios bate em algum objecto o mesmo é reflectido e vai acabar por bater noutros objectos. Imagina por exemplo uma cena onde tens uma parece, um objecto a 2m da parede e outro a 10m da mesma parede, a luz que reflecte na parede vai iluminar mais o objecto que está a 2m do que o que está a 10m. Se a escala não está correcta a iluminação também pode não ficar tão correcta como gostarias.
Também te vai ajudar em certos valores dos materiais. Por exemplo no bump, neste momento tens um profundidade de cerca de 30cm, se usares uma escala correcta podes usar medidas reais, 3cm (0.03) se calhar seria mais correcto.

Sobre colocar um plano para tapar a luz que entra por detrás, sempre podes criar um espaço aberto que englobe a câmara, mas creio que depois os raios de luz vão andar ali aos "trambulhões" sem necessidade, isto pode tornar o render mais lento, mas posso estar enganado a este respeito. Sempre podes fazer um teste para ver qual te dará um melhor resultado.

Sobre o hdr podes usar o que tens, se vires que te dá bons resultados. Apenas dei a sugestão daquela página porque acho que têm muito bons hdri.

Os materiais PBR, creio, que são importantes para cenas realistas. Mesmo que não queiras usar de momento esse tipo de materiais, talvez possas usar o nó fresnel para controlar os reflexos e uma textura para o roughness do glossy.

Obrigado por partilhares o ficheiro. Como disse se puder tento fazer algo com ele. Talvez mais alguém se junte e entre todos aprendemos a criar uma cena realista smile

Fica bem wink

#5 2016-09-23 19:05:36

zephirus
Membro

Obrigado mais uma vez, SlykDrako.

Estou neste momento de volta do ficheiro a tentar fazer uns tweaks e aplicar as dicas. Se chegar algo melhor faço um update smile

#6 2016-09-24 14:56:13

SlykDrako
Membro
Website

Estive a recriar o material pbr descrito pelo Andrew Price, fiz umas pequenas alterações, mas parece-me que está a funcionar bem.
Deixo aqui o ficheiro para quem quiser usá-lo.
Ainda vou dar uma vista de olhos aos materiais metálicos, de momento só funciona com não metálicos. Depois actualizo o ficheiro.
material PBR

Também tomei a liberdade de tentar modelar a cena. Uma coisa que descobri, entretanto, é que as escadas, normalmente têm uma altura de 21cm e uma largura de 23cm. Quando tentei ajustar o modelo das escadas com a imagem, usando estas medidas, deu-me um comprimento de 4m.
Também usei a informação que está contida na imagem para ajustar alguns valores da câmara. Não fica a 100%, mas creio ter ajudado um pouco. Acho que existe um addon que permite usar valores reais nas câmaras do blender, tenho de ver se o encontro, talvez ajude ainda mais a criar um render mais próximo à imagem.

Se fizer mais alguma coisa voltarei hehe.

Um bom Sábado wink

Última edição por SlykDrako (2016-09-24 20:16:18)

#7 2016-09-24 16:41:05

zephirus
Membro

O addon da camera é o BLAM smile Por acaso não usei neste projecto mas já usei noutros.
Em relação à altura das escadas eu usei 19cm. Neste momento estão com 3m de largura, que me parece uma medida certa olhando para a foto.

#8 2016-09-24 21:02:42

SlykDrako
Membro
Website

Já adicionei os materiais metálicos ao ficheiro, o link é o mesmo. Não tenho a certeza que a explicação do Andrew Price seja totalmente correcta, mas parece-me que o resultado é bom.
uc?export=view&id=0B1JhZ4eBKYjWU0tZaVJpeGVGYTg

O addon que me referia é o Real Camera. Parece-me muito bom, estou agora a dar-lhe uma vista de olhos.

#9 2016-09-24 22:26:59

zephirus
Membro

SlykDrako escreveu:

Já adicionei os materiais metálicos ao ficheiro, o link é o mesmo. Não tenho a certeza que a explicação do Andrew Price seja totalmente correcta, mas parece-me que o resultado é bom.
http://drive.google.com/uc?export=view& … VJpeGVGYTg

O addon que me referia é o Real Camera. Parece-me muito bom, estou agora a dar-lhe uma vista de olhos.

Desconhecia esse addon da camera. No mesmo sítio também tem outros addons muito interessantes.

#10 2016-09-25 22:25:22

SlykDrako
Membro
Website

Cá está o primeiro render e o ficheiro .blend da modelação que estou a fazer, não porque o que tens está mal, mas para praticar, já há algum tempo que praticamente não tocava no blender tongue
Ainda lhe devo adicionar algum detalhe às paredes antes de começar a aplicar texturas.
Ficheiro .blend
uc?export=view&id=0B1JhZ4eBKYjWRVhQWUVqQm5NUk0

#11 2016-09-25 23:33:02

zephirus
Membro

SlykDrako escreveu:

Cá está o primeiro render e o ficheiro .blend da modelação que estou a fazer, não porque o que tens está mal, mas para praticar, já há algum tempo que praticamente não tocava no blender tongue
Ainda lhe devo adicionar algum detalhe às paredes antes de começar a aplicar texturas.
Ficheiro .blend
http://drive.google.com/uc?export=view& … UVqQm5NUk0

Parece-me perfeito. Obrigado por teres pegado no ficheiro.

Olhando para o teu trabalho surgem-me duas questões:

1. O "tecto" aparece transparente quando olho de cima para baixo, não consigo perceber porquê...
2. Como fizeste o corrimão? Usaste uma linha e fizeste extrude? Ou algum outro método?
3. Presumo que quando falas em detalhes nas paredes referes-te por exemplo em fazer os buracos ou dividi-la em paineis tal como está na imagem. A minha ideia inicial era apenas aplicar umas boas texturas (que já tenho e posso partilhar). Gostava de perceber qual seria a melhor abordagem nesta parte.

Ainda em relação às texturas, tenho muita dificuldade em pegar nas texturas que tenho (em tons cinza) e transformá-las em algo mais próximo das cores da imagem.

Se por acaso avançares alguma coisa, agradeço muito que partilhes porque estou a aprender algumas coisas que não sabia.

#12 2016-09-26 16:46:00

SlykDrako
Membro
Website

Respondendo às tuas dúvidas wink

1. No painel de da tecla N (esqueci-me agora o nome que isso tem), na parte de Shading há uma opção que diz "Backface Culling". Activando essa opção vai-te esconder as faces que têm as normais do lado contrário da vista.

2. Fiz um vídeo com três métodos que podes usar para criar o corrimão. Eu usei o último, o que vendo nem é o melhor tongue, mas foi o que se me ocorreu naquele momento. Três métodos de como criar um corrimão (O vídeo parece estar um pouco acelerado e não aparecem os botões do rato, mas deve dar para entenderes. Se tiveres alguma dúvida diz).

3. Estava a pensar em modelar os painéis e os buracos. Podes usar perfeitamente texturas, é mais uma preferência pessoal. Os buracos apenas com uma textura se calhar vão se notar um pouco, não sei, só vendo depois. A nova versão do blender traz uma funcionalidade interessante Micro Displacement, mas parece-me que ainda está um pouco verde para usar.

As texturas não são o meu forte, longe disso. Ainda não sei bem como vou abordar essa parte.
Sempre podes usar um mixRGB entre as texturas que tens e uma cor aproximada da imagem, usando Overlay como tipo de mistura. Não sei se funcionará, mas faz um teste para ver como corre a coisa.

Alegro-me estar-te a ajudar a aprender alguma coisa, espero continuar a fazê-lo wink

Continuação de bom trabalho.

#13 2016-09-26 16:50:25

zephirus
Membro

Olá SlykDrako,

Sim, estou a aprender umas coisas. Essa da transparência das faces desconhecia. Em relação ao Micro Displacement, já tinha testado e acho que está a funcionar muito bem, aconselho.

UPDATE: vi o vídeo do corrimão e parece-me que o primeiro método é o melhor. Pelo que percebi, aproveitas o facto de estares a trabalhar com um plano para poderes fazer o extrude ao longo de um dos eixos, é isso certo?

Última edição por zephirus (2016-09-26 16:56:11)

#14 2016-09-26 17:30:24

SlykDrako
Membro
Website

Não propriamente um plano, mas apenas um vértice. No início uni todos os vértices do plano num só. Depois é basicamente trabalhar com uma linha, e podes usar todos os eixos sem limitações. Tens é de adicionar o modificador Skin. A desvantagem deste método, como o de usar splines, é que te adiciona um monte de polígonos desnecessários. Sempre podes aplicar o modificador e eliminar os loops que ficam a mais.

O Micro Displacement funciona bem, mas pelo que vi dá alguns problemas com normal maps, no entanto é mais uma opção a ter em conta.

#15 2016-09-27 20:58:24

SlykDrako
Membro
Website

Ontem não pude adiantar nada. Hoje já terminei a modelação, mas ainda devo fazer alguns ajustes.
Ficheiro .blend actualizado

(por algum motivo o render parece ter ficado desfocado, mas deve dar para ver como está a ficar)
uc?export=view&id=0B1JhZ4eBKYjWR1A3MkR5bUJQdVk

#16 2016-09-27 22:28:02

zephirus
Membro

Bem, está a ficar perfeito, uma réplica da foto. Como eu conheço o sítio posso deixar aqui algumas informações:

- a barreira branca à direita é exactamente igual à da esquerda (grelha). O sol faz com que pareça uma placa lisa mas não é. O edifício à frente não tem nenhum muro antes das janelas, é simplesmente uma parede única com janelas.

Deixo aqui algumas fotos smile

stairs2.png

other_side.png

grelhas.png

#17 2016-09-28 12:23:14

SlykDrako
Membro
Website

Obrigado pelas fotos adicionais, assim que possa faço as correcções e actualizo o ficheiro.

#18 2016-09-29 20:48:00

SlykDrako
Membro
Website

Ainda devo fazer mais algumas correcções e tentar optimizar a grelha, a que está acabou por ficar um pouco pesada e talvez consiga diminuir o número de polígonos.
Em termos de renders este deve ser o último antes de aplicar alguma textura.
uc?export=view&id=0B1JhZ4eBKYjWR1A3MkR5bUJQdVk
Ficheiro .blend

Última edição por SlykDrako (2016-09-30 13:52:05)

Rodapé do site