Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2016-09-28 19:29:59

carpetudo
Membro
De: Montemor-o-Novo
Registado: 2016-09-28
Website

Arqueologia Virtual

Olá a todos!

É com muito orgulho que vejo tantos artistas de qualidade no nosso país e me junto a este fórum para poder acompanhar os vossos trabalhos, depois do convite do Ricardo.

Tenho usado por Montemor-o-Novo o Blender enquanto ferramenta para a reconstrução virtual de alguns sítios arqueológicos em conjunto com a investigação científica. A minha formação profissional é em Arqueologia. Partilho convosco, em baixo, a imagem geral da reconstrução virtual do Castelo de Montemor-o-Novo em 1534.

carlos-carpetudo-render-geral1bweb.jpg?1475053269

Se tiverem curiosidade de ver mais algum projecto, podem visitar a Morbase. Temos por lá algumas animações criadas em Blender também.

Espero que gostem.

"Yes, of course duct tape works in a near-vacuum. Duct tape works anywhere. Duct tape is magic and should be worshiped."

#2 2016-09-28 23:10:10

nunoFB
Membro
De: Porto
Registado: 2016-05-16

Re: Arqueologia Virtual

Fantástico trabalho carpetudo ,  gostava de ver mais mais alguns prints. Isso ė pormenorizado ao perto ou tem apenas pormenor QB para renderizares a essa distância?
Tenho um trabalho em progresso bastante similar, o da vila de almeida,  que ė das vilas portuguesas mais antigas ainda habitadas e que ė totalmente circundada por muralhas que formam uma estrela. Deves conhecer já que trabalhas no "métier".

De qualquer modo, gosto muito do render, parabéns pelo trabalho smile

Edit: a névoa é post-processing ou blender?

Última edição por nunoFB (2016-09-28 23:15:41)

A vida é uma Soda, já dizia Fócrates.

#3 2016-09-29 08:31:11

jnascimento
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-24

Muito giro e o site tb é interessante. Mais renders? smile

Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

#4 2016-09-30 13:50:54

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Adoro este tipo de projectos/iniciativas! A reconstrução da nosso história é sempre interessante. Infelizmente, no nosso país, não se investe o suficiente para a reconstrução, ou até mesmo a manutenção, de inúmeras obras de arte que temos, ao menos que se faça a reconstrução virtual e se é feito com o blender melhor hehe.

Excelente trabalho e projecto, parabéns!

#5 2016-09-30 14:44:53

carpetudo
Membro
Website

Obrigado pelo vosso feedback. Fico mesmo muito contente com a vossa reacção.

O projecto iniciou-se com a reconstrução de dois edifícios do interior da vila intra-muros e depois a coisa alastrou-se para a restante vila medieval. Existem, para já, os pormenores desses dois edifícios: a Igreja de Santa Maria do Bispo e o Paço dos Alcaides.

A névoa que se destaca na imagem é pós-processual, embora tenha adicionado no Blender um efeito de nevoeiro e exista também depth-of-field na câmara do render que ajuda de alguma forma.

Nunofb, Almeida tem uma fortaleza abaluartada que é qualquer coisa de fenomenal. Gostaria de ver depois o resultado para Almeida. Boa sorte!

SlykDrako, tens toda a razão. Mas a reconstrução virtual de sítios arqueológicos também tem uma vantagem, sendo um elemento visual forte e mais "legível", chama muito mais a atenção do que a própria ruína e, por Montemor, temos utilizado as reconstruções para chamar a atenção da comunidade para a precaridade da ruína. Um pouco à boleia das reconstruções virtuais, o Castelo de Montemor-o-Novo entrou numa candidatura a fundos europeus e, se tudo correr bem, pode vir a conhecer trabalhos de conservação e restauro brevemente.

Obrigado a todos mais uma vez.

"Yes, of course duct tape works in a near-vacuum. Duct tape works anywhere. Duct tape is magic and should be worshiped."

#6 2016-09-30 23:06:59

nunoFB
Membro
De: Porto
Registado: 2016-05-16

Obrigado pelo esclarecimento quanto à névoa, está bem conseguido o efeito.
Presumo tambem que o modelo esteja à escala?

Relativamente ao site, como programador, aproveito para participar um bugzito no índex, o footer está subido, pelo menos na minha tablet android galaxy, com o Chrome, aparece assim, quase como se a div anterior ao footer tivesse posicionamento absoluto e uma height fixa e o overflow estivesse visível no css. Enfim, chega de ser picuinhas, gostei muito do teu trabalho.

Continua a divulgá-los por cá smile

A vida é uma Soda, já dizia Fócrates.

#7 2016-10-06 16:37:25

carpetudo
Membro
Website

nunoFB escreveu:

Obrigado pelo esclarecimento quanto à névoa, está bem conseguido o efeito.
Presumo tambem que o modelo esteja à escala?

Relativamente ao site, como programador, aproveito para participar um bugzito no índex, o footer está subido, pelo menos na minha tablet android galaxy, com o Chrome, aparece assim, quase como se a div anterior ao footer tivesse posicionamento absoluto e uma height fixa e o overflow estivesse visível no css. Enfim, chega de ser picuinhas, gostei muito do teu trabalho.

Continua a divulgá-los por cá smile

Sim, o modelo está produzido à escala e permite sobrepor com o levantamento aerofotogramétrico que já executámos da colina do Castelo.

Obrigado pela dica do site, não tinhamos reparado nesse bug. smile

#8 2016-10-27 19:29:59

carpetudo
Membro
Website

Partilho agora a animação com este modelo que produzimos para uma exposição.

#9 2016-11-01 08:19:07

rapid
Membro
De: Castelo de Paiva

Parabéns pelo trabalho!

Ando, nos meus poucos tempos livres, a recolher dados sobre o património de Castelo de Paiva para os tratar e divulgar a um público em geral e ao visitar o vosso site fiquei impressionado com a excelência do vosso projeto. Muitos parabéns pela vossa iniciativa.

Esta minha aventura surgiu por verificar uma crescente e implacável deterioração do património paivense. Neste momento ainda só tenho alguns dados soltos e espero mais tarde iniciar um site de divulgação.

Continuação de bom projeto!

#10 2016-11-20 08:41:58

SlykDrako
Membro
Website

@carpetudo excelente trabalho, parabéns!

#11 2016-12-15 11:52:39

carpetudo
Membro
Website

Obrigado aos dois. Entretanto este projecto apareceu na RTP e podem espreitar aqui:

Partilho ainda convosco a versão de Natal de uma das reconstruções. Boas festas para todos.

attachment.php?attachmentid=463973&d=1481797819

#12 2016-12-16 15:20:40

SlykDrako
Membro
Website

Muitos parabéns! Totalmente merecido este destaque na RTP. Ainda bem que a televisão pública ainda vai dando algum tempo de antena a estes pequenos grandes projectos que se vão fazendo no nosso país.
Parabéns e Boas Festas wink

Rodapé do site