Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2018-05-27 04:36:26

Licantropus326
Membro
De: Brazil
Registado: 2018-05-27

FPS Template (Em Desenvolvimento)

Fala pessoal, sou o Vinicius Lobo e estou desenvolvendo um pequeno Template FPS para a galera que está iniciando aí no Blender, meu objetivo é na verdade mostrar algumas coisas interessantes para vocês, sou programador a um tempão e tenho pilhas de projetos engavetados, e talvez, isso ajude alguns a crescerem um pouco no Blender, até mesmo para verem como essa simples ferramenta pode ter um poder incrível. Antes de mais nada, vou deixar aqui algumas imagens e algumas explicações sobre o que já foi feito, e ao término, estarei deixando aqui o .blend e um arquivo de documentação para entenderem o .blend que for baixado, espero que gostem!

Informações sobre os Modelos:

A Beretta e a Mão foi extraída do jogo Call of Duty Black Ops, usando meu script. (E foram adaptados para o Blender, por conterem muitos vertices, é garotada, to falando de retopologia);

A AK74 foi baixada no site blendswap, sinceramente, agradeço aquele site, tem muitos recursos;

As RIGs foram feitas nativamente no Blender 3D na versão 2.79;

Contents do Template:

Sistema de Respiração, Movimentos e Mira em tempo de execução, excluindo pilhas de animação;
    'Muzzle Flash', em tempo de execução, rápido e sem muito peso a qualquer placa, chega de imagens;
    'Camera Rig' completo;
    Troca de armas;
    Sistema de detecção de objetos com Crosshair (o + na tela);

Questões do Desenvolvimento:

Bem, com todos estes serviços executados, parece até uma grande piada o personagem ainda não andar, e ainda não ter o Bullet Hole, mas, como estou fazendo todo o serviço sozinho por conta da minha equipe estar trabalhando no nosso jogo que será lançado no final de outubro, então, não consigo ter avanços rápidos, e nem consigo dispor um de meus modelers para trabalhar neste Template (um projeto pessoal) então tenho que me virar da melhor forma possível.

Escreví alguns shaders também, e alguns deles não coloquei aqui ainda... Quero na verdade, saber quantas pessoas ainda estão mexendo no Blender, principalmente quantos da Europa, e quantos ainda querem fazer aquele game na BGE (Blender Game Engine), só por diversão ou sei lá, sem mais enrolação, sei que vcs já viram as imagens abaixo, mas vou passar explicando sobre cada uma delas.

O projeto começou a ficar bonitinho assim:
2083cf95adb07117e4e8b634ec24abd976bdedf7.jpg

Foi tomando uma forma mais pitoresca... Nessa imagem eu tentei pegar o efeito que apliquei sobre o movimento da Camera, lembra do 'CameraRig Completo'? Então, isso que quiz dizer com completo, e mais alguns 'features'... Aqui é a AK74 que mostra mais o efeito.
FU10OCz.png

Aqui abaixo, a tela está com um efeito 'Glow', um Bloom mais focado em áreas iluminadas, e também, já está apresentando o 'Muzzle Flash', mas claro que o projeto não começou assim, pois, se tudo fosse tão fácil na BGE, todos seriam desenvolvedores né....
aef15860aaec681036e994feca786dbce8c84bab.jpg
ad39bdae578826c1ef4a91443a7f3b4c4ff43e7d.jpg

Tirei uns prints de ambas as armas com a aplicação da animação em tempo real da corrida. (O movimento correr do personagem)

Aqui está a Beretta
PJgX9vN.png

Aqui está a AK-74
RTfM6Gw.png

E fiz um recorte para verem por trás das cameras kkkkkkk, bem esse recorte eu estou expondo o CameraRig, e basicamente a organização da cena, que pode ser executada graças ao 'Layer Manager' que agora é nativo do Blender.
O2NcbNu.jpg

Bem, com tudo isso sendo mostrado, não podia deixar de apresentar o 'Muzzle Flash' que é reproduzido graças ao OSL!
6zkoIx5.png

É isso pessoal, eu vou deixando aqui para download apenas o 'Muzzle Flash', por enquanto. Tchau tchau, um grande abraço, espero que curtam a ideia, e até ajudem no desenvolvimento deste belo pacote para a galera, fui!

SincroB - Programador e Artista Visual.

#2 2018-05-27 13:07:45

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Re: FPS Template (Em Desenvolvimento)

Wow, estás a fazer um trabalho excelente, muitos parabéns!
Quanto à tua pergunta de se existe muita gente a usar o blender na Europa, a resposta é sim, mas o BGE já tenho as minhas dúvidas, sobretudo porque deixará de existir na próxima versão do blender. O pessoal, parece-me a mim, que prefere usar outros motores de jogo, Unity, Unreal, Godot, etc.

Continuação de um excelente trabalho wink
Por certo, coloca depois aqui no fórum um post quando o vosso jogo for lançado wink

#3 2018-05-28 03:03:46

Licantropus326
Membro

Obrigado SlykDrako, fico feliz de ver tua atenção no fórum. Bem, o projeto está andando, e como joguei todas as novidades de uma vez só e não ví muitos resultados, fico mais tranquilo de primeiro momento ao ir postando coisas no meu tempo, cá entre nós, programadores são enrolados.... Fico um pouco preocupado com 'flood', que não é aceito em muitos fóruns, principalmente fóruns americanos, por isso penso bem antes de postar algo como resposta.

Grande abraço, no próximo post, o mapa já estará integrado ao Template, como este é um template, e não o projeto de um jogo nem nada do tipo, eu estarei colocando o mapa do primeiro Template FPS da BGE, eu penso mais como uma homenagem, dei uma modificada nele, em questão gráfica e alguns aspectos novos.

Para evitar o Flood estou editando o post, e por enquanto vou me manter assim...

O movimento do personagem, como eu não havia feito antes e vou dar as explicações, foi terminado neste momento, acontece que no Blender não tem uma aplicação fisica pronta para segurar o personagem em algumas elevações, então estava em desenvolvimento um script para cuidar da aplicação física do player no cenário, com essa aplicação pronta, vou trabalhar agora no movimento que vem da camera ao correr, para dar aquela emoção da corrida, e estarei trabalhando nas físicas do cenário, claro também estarei fazendo pequenos assets para o 'treinamento' do jogador, como agachar pular sobre obstáculos, enfim... é isso aí, vou deixando aqui apenas algumas imagens, mas já estou pensando em gravar um video antes de soltar esse template, se puderem me ajudar no youtube depois, o canal é da equipe mas normalmente eu posto mais coisas que o pessoal, SincroB Channel.

[Imagens com Explicações]

Essa imagem demorou um pouco para conseguir dar o print no momento certo (E isso não aconteceu, tive que gravar a tela, e depois pegar o frame que queria kkkkkkkkkkkk) Básicamente aqui mostro um pouco da integração do 'Crosshair', ele ajusta a mira com o 'Aim'. (ainda não trabalhei sobre o run, ou sobre outras ações) E outra coisa que pode ser observada na imagem, é o player parado em um local um pouco inclinado.
nenDMwK.png

Aqui ele em um local bem íngrime.
kZCZofb.png

Nas imagens não há como mostrar, mas apliquei uma relação de peso da arma, para que com armas mais pesadas, ele corra mais lentamente, e isso é configuravel pelo editor do Template, nas propriedades do próprio modelo da arma.
S2NEseI.png

Quero aproveitar muitos recursos para gravar um vídeo, ou seja, quero poder apresentar sons, e apresentar também a facilidade de uso do template, cada objeto que possa ser pisado pelo jogador, tem uma propriedade que diz qual som será disparado no movimento... É isso, espero que continuem acompanhando, grande abraço!

Última edição por Licantropus326 (2018-05-28 23:27:47)

#4 2018-05-29 14:18:50

SlykDrako
Membro
Website

Tenho tentado ficar o mais atento ao fórum quanto me é possível, felizmente ultimamente tem havida mais algum movimento por aqui, o que me alegra smile

Tens vindo a fazer um trabalho excepcional. Isso do personagem ficar parado numa inclinação é muito interessante, são das coisas que normalmente não nos passam pela cabeça, até que o problema aparece hehe. Também gostei do pormenor do peso das armas, muito bom wink

E pelos vistos há boas notícias quanto à continuidade do BGE. Parece que não morreu e vai estar disponível também no blender 2.8, não sei é até que ponto este teu template irá funcionar no 2.8. Pelo que percebi vai ter muitas alterações e estará mais integrado com outros motores de jogo.
De todos modos o blender 2.79 vai estar sempre disponível para quem o quiser usar smile

Quanto ao flood, não creio que te precises de preocupar muito. Aqui estamos entre amigos wink com tal de que não haja insultos ou spam descarado, não creio que o zeroshift se importe muito, digo eu hehe.

Continuação de um excelente trabalho wink

#5 2018-05-30 17:25:38

Licantropus326
Membro

Hehe, é complicado o tempo... Normalmente consigo entrar em fóruns e outros só de madrugada, hoje deu um tempinho livre e ainda estou querendo fazer algumas coisinhas a mais... Coloquei no cenário essa grama, a textura não me lembro bem de onde é pois baixo e depois vou usando aos poucos acredito que devo ter baixado do CG Textures. Enfim, fora a textura, eu já tinha escrito para o projeto da equipe e é um movimento procedural para plantas, ela não tem interação com o player apenas com o climax aplicado no cenário, adicionei um empty como "GIZMO" no cenário para mostrar algumas coisas a mais para o pessoal que baixar o template quando ele estiver pronto. Preparei um gif no picasion, abraços!

25cce3a2ac8d130e69924efb036d585a.gif

E o "GIZMO"
3f489572fd33c3fcd355ee5b1c71be1f.gif

[Edit]
Bem, isso não foi bem um update significativo, foi mais por uma questão decorativa. Quero trazer mais novidades ainda hoje!!

Última edição por Licantropus326 (2018-05-30 17:46:07)

#6 2018-05-30 19:05:35

Forion
Membro
De: Brasil
Registado: 2013-02-25

Olá,

Primeiramente meus parabéns pelo ótimo trabalho, gostei da atenção que você tem dado aos detalhes. Estarei acompanhando o progresso.

Agora quando ao questionamento em relação a BGE, o Rui já comentou sobre o fim dela e etc, em cima disso tenho minhas incertezas também, tem um canal que eu acompanho que postou o seguinte vídeo. Não sei até que ponto as informações procedem, não pesquisei sobre, mas se forem verídicas eu ficaria bem animado.

Até mais.

#7 2018-05-31 13:41:34

SlykDrako
Membro
Website

Muito fixe o efeito de relva, parabéns wink

Forion, sim o BGE vai voltar ao blender 2.8, foi confirmado pelo Ton e há um vídeo do Pablo Vazquez a falar sobre isso. Pelo que percebi vai funcionar de uma forma diferente, e vão tentar tornar-lo mais amigável para a integração de outros motores de jogo, ou para que um outro motor de jogo e o blender funcionem de uma forma mais directa, algo do género pelo que percebi.
Um BGE com a qualidade do Eevee seria fantástico smile

#8 2018-06-19 19:50:34

Licantropus326
Membro

Fala aí pessoal! Quanto tempo... Andei mexendo bastante no pacote e coloquei alguns features legais, bem, a mudança da mão aí foi para testar colocar outra mão para fazer o papel do usuário ao adicionar animações e etc... Baixei essa mão aí toda animada num site chamado tf3dm, mas esse não é o caso, o negócio aqui é o pacote, bem, ele está agachando tranquilo, e isso o permite atravessar determinados pontos, resolví borrar o limite da tela, (estava jogando CoD e percebí que os limites não são cortados, mas sim borrados, aí fiz a gracinha aí), ele mostra textos na tela, estou usando o modulo *blf* o que facilita um pouco na hora de ajustar onde o texto vai ficar na tela, sem o problema do texto crescer e tal. Bem, seguem as imagens... Grande abraço, e vou continuar até o final! (Alguns detalhes foram adicionados, mas pretendo gravar um video ainda....)

[EDIT]: Esqueci de comentar, a grama recebeu um shader de cor, assim ela não fica daquele jeito incolor, e a ideia para isso é o ajuste de cores da fauna toda. (isso vou deixar em um pacote separado para trabalhar com relva)

QTNlcRQ.png

SBoQIXk.png

A7Rn6P0.png

ydPnkqz.png

É isso, grande abraço a todos! Bem, finalmente consegui um tempinho a tarde!

Última edição por Licantropus326 (2018-06-19 20:18:48)

#9 2018-06-20 06:52:11

SlykDrako
Membro
Website

Estás a fazer um trabalho fantástico, muitos parabéns!
Fiquei com vontade de ver isso em movimento wink

Rodapé do site