Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2018-11-23 12:29:46

cames96
Membro
De: Braga
Registado: 2018-10-22
Website

Smart mirror look - problemas com o vidro

Bom dia,

Estou a tentar fazer um render de uma estrutura que vai ser semelhante a de um smart mirror, o prototipo final vai ser ligeiramente diferente de um smart mirror por causa dos custos associados a arranjar touchscreen tao grande e um display decente com boas dimensoes. Por isso, a ideia era usar um display de 7" ->Podem ver o estilo do ecra aqui

E por cima do ecra ter um "two-way mirror", que serve tanto como espelho como vidro que deixa passar a luz do display.

O look que eu gostava de atingir em termos de display era algo parecido a isto, so que com menos informaçao a ser apresentada.
Look
A GUI que esta a ser utilizada neste momento é esta:
GUI_Texture

Com um vidro com a espessura de um plane, fica com este look:
embedded_mirror2.png

Quando adiciono espessura ao vidro, neste caso a espessura do acryllic glass que provavelmente vai ser usada no prototipo final, fica assim:
embedded_mirror3.png

Para o shader do vidro tenho um add shader ligado a :glass shader com IOR de 1.880 e glossy shader, sharp, roughness de 0.
O Ecra tem a textura unwrapped, com a color inverted, ligado a um emission shader com 5 de strength.
Sinto que o falta alguma coisa ao estilo das letras, e quando adiciono espessura as letras ficam com um blur estranho.

Alguem consegue ajudar/ dar alguma dica?

#2 2018-11-23 19:23:03

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Smart mirror look - problemas com o vidro

Boas cames!

Cá vai o que estive a testar e que consegui entender.
Estive a ver uns vídeos de smart mirrors, e parece-me que esse efeito de blur acontece a todos eles, una mais que outros. Isso, quer me parecer, que acontece devido ao reflexo do ecrã no próprio acrílico.
Depois de alguns testes creio que o que determina mais ou menos blur é a grossura do acrílico, quanto mais grosso é o acrílico mais se vai notar esse blur.
No teste que te envio usei um acrílico de 2 cm de espessura, se reparares ainda se nota algo de blur, mas não tão pronunciado como a imagem que colocaste. Não sei qual é a espessura que o acrílico terá, mas convém usares medidas reais para obter o melhor e mais realista resultado.
Se não quiseres que se note isso podes por um IOR de 1.0 no acrílico. Por certo o IOR do acrílico é de 1.490 até 1.492.

No exemplo que te envio limitei-me a criar um plane e depois dei-lhe uma espessura de 2 cm (não me preocupai muito com o tamanho do plano, mas convém que uses medidas reais em tudo). Na face que fica por trás apliquei-lhe um material que seria o ecrã, no resto das faces apliquei-lhe o material do acrílico que é basicamente o shader glass com IOR de 1.49.

Se tiveres mais alguma dúvida, por cá estaremos para ajudar wink
Deixo-te aqui o .blend
smartmirror.png

Rodapé do site