Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2013-02-25 12:14:13

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Registado: 2013-02-24
Website

Triangulação e exportação de mesh

Precisava de pegar em modelos criados no Blender e criar uma mesh equivalente o mais aproximada possível  sem ser preciso grande detalhe, mas só com triângulos de tamanho o mais uniforme possível.

Alguém sabe qual o melhor método, dentro do Blender ou usando outro software, tipo Meshlab?

Depois precisava de exportar esse modelo se possível em formato que permita lidar com sólidos e não só com superfícies, como faz o Blender. Alguém conhece um software gratuito que permita converter algum dos formatos que o Blender exporta para ACIS (.sat), IGES ou STEP?

#2 2013-02-25 12:56:59

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Re: Triangulação e exportação de mesh

Existe o modificador "Decimate", que tem opção para converter tudo a triângulos, mas não sei se fará exactamente o que procuras.
Exportar o ficheiro a esses formatos é que já não saberia que te dizer.

#3 2013-02-25 21:00:56

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Triangulate modifier?

Não sei se é uniforme o suficiente.. mas isso também depende da uniformidade dos quads.
Podes sempre exportar para OBJ e abrir em freecad ou meshlab. Não tenho certeza mas acho que estes exportam STEP.

#4 2013-02-26 09:55:14

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Website

obrigado a ambos.
o decimate faz quase o que pretendo, mas não fica tão uniforme quanto eu queria. em último caso avanço para fazer um script em Python para fazer exactamente o que quero...

não conhecia o freecad, supostamente dá para exportar em step e iges, mas dá-me uns problemas, vou ter que explorar melhor. o meshlab não exporta nestes formatos.

#5 2013-02-26 22:25:24

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Pois.. falei sem saber.. ehehe..

Então e o triangulate? Não experimentaste?

Rodapé do site