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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#26 2013-11-15 23:51:54

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Por isso é que é bom ter pessoal a criticar o trabalho dos outros!!

Eu já aconselhei algumas pessoas: "nunca usem um fundo completamente preto.. isso não se faz.."
..e vou eu e o quê que faço? pois..

Vou criar uma sala simples só para reflectir alguma da luz e ver como resulta..

Obrigado aos dois!

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#27 2014-01-31 23:37:31

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Isto não é bem um projecto terminado.. quase nem é um projecto.

Estava a modelar esta pedra para um trabalho que estou a fazer e decidi usar os dirty vertex do vertex painting para usar na textura.
Acabei por me desviar do caminho e experimentei usar o dirty como mapa para misturar duas texturas no cycles.

Como gostei do resultado e como o forum está com carências afectivas, deixo aqui o que é agora o meu wallpaper.
Espero que gostem..

zoing.png

Última edição por Utopia780 (2014-01-31 23:39:09)

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#28 2014-02-01 12:02:10

SlykDrako
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Re: _Utopia3D/

Muito bom resultado wink
Usas-te a cor dos vértices directamente no material do cycles, ou fizeste um bake para uma textura?

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#29 2014-02-01 16:01:27

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Pois.. neste caso fiz bake para uma textura porque precisava da imagem para misturar na textura. Aliás foi exactamente por isso que fiz o dirty vertex. Mas podia ter usado directamente através do atribute node. De qualquer maneira, com o bake há sempre a liberdade de manipular a textura.

Já há algum tempo que quero fazer umas texturas assim mais complexas e então decidi aproveitar.. não é que este caso seja complexo.. é uma mistura de duas texturas simples.

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#30 2014-02-01 16:20:11

Tintasmen
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Re: _Utopia3D/

Gostei muito da pedra, diria que ficaria bem no filme dos Senhor dos pastéis(anéis) tongue


Com o Blender até fa fume!

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#31 2014-03-23 12:22:02

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

ok.. mais uma coisinha..

Estou a pensar fazer um Mech. Já andei a rabiscar umas ideias e acabei por desenhar um pé de que gostei. Decidi fazer uns testes das técnicas que vou usar para modelar.

Não vou começar este modelo em breve, primeiro tenho que acabar o Scarab, mas vou mais tarde começar um thread onde vou postar todo o processo incluindo o esboço, concept, técnicas, etc..

Aqui fica o teste acabado.. o pé do meu Mech ainda sem nome:

MechFoot.png

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#32 2014-03-23 22:16:00

SlykDrako
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Re: _Utopia3D/

Gostei bastante! smile
Só faltavam era um wires wink

Parece-me que há ali uma parte da textura que se nota os seams (talvez?), mas como é apenas um teste não é importante.
Vou ficar atento a esse Mech.

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#33 2014-03-23 23:40:00

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Caro SlykDrako.. seus desejos são ordens! ehehe..
Isto foi tudo feito mal e porcamente. Foi só para ver como ficava em 3D e para testar umas coisas.

Mas vou tentar de outra maneira: Para ter um controlo mais livre das proporções e formas vou fazer tudo inicialmente com booleans. Assim se por acaso decidir alterar uma dimensão o objecto actualiza sem ter que andar a remodelar tudo. No fim retopolizo tudo para ficar com uma boa malha.

Quero que isto fique perfeitinho (dentro do possível) porque a minha intenção é por o modelo à venda no TurboSquid e sites do género.

Aqui fica o wire:
MechFootScreen.png


EDIT: sim.. os UV também foram feitos à balda..

Última edição por Utopia780 (2014-03-23 23:43:24)

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#34 2014-03-24 00:57:45

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Aqui está um pequeno video (mais um teste) a demonstrar a técnica que pretendo utilizar:

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#35 2014-03-25 08:36:06

SlykDrako
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Re: _Utopia3D/

Fiquei a gostar mais dos booleans depois de ver o teu vídeo smile
Nunca me teria passado pela cabeça usar esse método, parece-me muito boa ideia wink

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#36 2014-03-25 10:36:45

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

É mais ou menos assim que funciona o software que usava antes do Blender para design industrial, o Solidworks.

Partes de um sólido e vais cortando e extrudindo mas na verdade são tudo operações boleanas.
Quando precisas podes sempre voltar ao modelo base ou a alguma das operações anteriores e fazeres alterações e o modelo actualiza automaticamente sem perder medidas que tenhas definido como importantes.

Como trabalha apenas com NURBS o modelo tem sempre uma superfície perfeita. Afinal de contas o objectivo é fazer algo para produção industrial (injecção de plástico, corte CNC, etc..)

É claro que depois tens todas as desvantagens de um programa extremamente paramétrico. É praticamente impossível modelares uma almofada que não pareça ser feita de.. plástico!! Mas também não é esse o objectivo..

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#37 2014-03-26 01:55:49

SlykDrako
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Re: _Utopia3D/

Eu conhecia os booleans, mas na altura que os testei davam resultados muito maus e ainda nem sabia do conceito de retopolizar, por isso que a malha ficava uma confusão e acabei por não lhe voltar a tocar.
Para este tipo de coisas parece-me uma técnica bastante viável.

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#38 2014-03-27 18:39:53

José
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Re: _Utopia3D/

Concordo com o Slydrako, aliás se não estou em erro já vi precisamente no polycount (ou será no blender artists..?) um objecto hardsurf feito com esta tecnica no blender.Tenho de aprender a fazê-lo , como é mais paramétrico há maiores probabilidades de re-utilizar objectos feitos assim..

Mas o registo de operações boleanas não torna o ficheiro muito pesado ? ou a visualização ?

Já agora Utopia, por acaso nunca experimentaste o Inventor da autodesk ? até se ouve os parafusos a apertarem as peças quando os posicionas tongue

Última edição por José (2014-03-27 18:43:15)

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#39 2014-03-28 11:06:16

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Os booleans acabam por deixar o Blender muito pesado sim. Para contornar isso a minha ideia é fazer uma parte com os booleans, ajustar até ficar como quero e depois duplicar, guardar o duplicado numa layer à parte (caso precise de refazer alguma coisa mais tarde) e aplicar os modifiers à peça. De seguida começo a próxima parte com o mesmo método. A ideia é nunca usar booleans em mais que uma peça de cada vez.
Quando estiver contente com tudo faço a retopologia das peças todas para poder fazer unwrap, texturar, etc..

Nunca experimentei o Inventor. Como esses programas são bastante complexos preferi concentrar-me apenas no Solidworks que foi o que me chamou mais a atenção. Fiquei com vontade de meter as mãos no Alias da Autodesk que é o menino de ouro da industria automóvel e no NX da Siemens (pois.. essa Siemens!) que é uma espécie de Solidworks em esteroides! Mas nunca tive tempo..

Ficam aqui uns video de demonstração desses bichos..


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#40 2014-04-05 22:44:34

ricaxe
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Re: _Utopia3D/

Programas paramétricos tem os seus fortes mas para definir bem um objecto tem muito que se lhe diga.


Quero Renders Muitos renders

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#41 2014-04-07 00:22:25

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Sim.. os de "polymodelação(?!)" são mais livres para explorar ideias mas para a parte de produção esses "super-paremetricos" são o ideal.
Acho que ambos têm o seu canto garantido e nunca se atropelam porque têm funções diferentes.

Dou sempre o exemplo da almofada.. como se modela uma almofada num programa desses sem que pareça um monte de plástico?

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#42 2014-06-11 15:24:16

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Pessoal!

Passado todo este tempo lá arranjei um tempo para acabar a animação do túnel.

Aqui está ela:

Cliquem em Vimeo para verem em HD..

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#43 2014-06-11 18:57:44

Tintasmen
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Re: _Utopia3D/

Está muito profissional utopia! Parabéns


Com o Blender até fa fume!

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#44 2014-06-11 21:27:17

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Obrigado Tintasmen!

Deu trabalho mas valeu a pena.
Eu já tenho isto renderizado há meses mas só agora tive paciência para editar e juntar som.. acho que ficou porreirinho!

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#45 2014-06-11 22:23:46

sergio
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Re: _Utopia3D/

Gosto da ideia, mas a qualidade da animação está ainda melhor, pronta para o cliente.

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#46 2014-06-12 00:18:45

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Muito obrigado Sérgio!

Neste caso o cliente foi um amigo meu ex-colega de licenciatura.. mas fica bonito no portfólio!!

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#47 2014-06-12 03:00:21

animalex3d
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Re: _Utopia3D/

Ficou muito bom! a animação ficou excelente!

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#48 2014-06-12 23:29:16

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Obrigado pelo apoio Alex!

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#49 2014-07-17 18:48:07

Utopia780
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Re: _Utopia3D/

Malta.. Coisas novas.

Estou a fazer umas animações para um cliente que tem uma empresa de 3D print chamada PrintaBit e uma galeria de arte virtual, a Nyce, onde vende impressões exclusivas em edição limitada. Pediram-me para fazer uma animação para cada modelo. Como se tratam de impressões 3D, já existem os modelos em formato .stl ou .obj, por isso não tive que modelar nada. "Só" fiz os materiais, a luz e a animação da camera.

Por enquanto deixo apenas umas imagens mas quando tiver umas quantas animações feitas faço uma compilação e posto aqui.
Aqui ficam as imagens das 3 que fiz até agora:

ShadowTree.jpg
Goldfish15s0113.jpg
Goldfish15s0229.jpg
Goldfish15s0329.jpg
Heart6s0001.jpg

Já agora podem ver a animação da árvore aqui!

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#50 2014-07-17 20:07:59

sergio
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Re: _Utopia3D/

Ficou bom, a animação parece real.

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