Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2013-05-05 18:40:03

serigraph
Membro
Registado: 2013-05-05

Edgecuts

Boas!

Tenho uma dúvida em cortes de faces:

Imaginemos que temos um hexagono com edges dos vertices ao centro, e no mesmo mesh, outro hexagono (mais pequeno) com edges também até ao centro.
Como faço para cortar as faces grandes, até ao edge dos pequenos?

Deviant_hex

#2 2013-05-05 20:58:14

zeroshift
Moderator
De: Palmela
Registado: 2013-02-24

Re: Edgecuts

Viva,

Posso não ter entendido a questão mas, algumas hipóteses:
Control+R: Loop cut sobre as arestas, ele assim corre com o corte até não conseguir mais;
Selecionar somente as arestas paralelas a aresta exterior do disco e depois W>Subdivide ? Assim faz um corte que é perpendicular a aresta exterior até ao centro.

#3 2013-05-06 00:39:19

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Realmente essa descrição está um pouco difícil mas acho que percebi.

Tens que fazer por partes.. aliás.. há duas maneiras..

Podes usar a knife tool (K) ou então um outro método, mais trabalhoso mas que deixa as coisas mais direitas:

1. Apaga um dos triângulos.
2. Adiciona o loop (CTRL+R) ao poligono.
3. Selecciona os vértices do buraco (agora são 4 uma vez que acrescentaste o edge loop).
4. Faz fill (F)
5. Repete nos restantes.

Vantagem deste método: Os vértices ficam certinhos e ficas só com quads.

#4 2013-05-06 04:08:01

serigraph
Membro
Registado: 2013-05-05

Poiiiiissss......

É claro que podia fazer um loop, inset ou usar o knife, mas não é o que procuro. Para objectos complexos pode demorar muito.

O problema surgiu-me a tentar fazer um parafuso. Para isso, tem de se fazer um screw(ou tool ou modifier). Problema: tem de se cortar/scale-down o topo e o fundo; e ao fazer scale-down ficam faces sobrepostas.

Imaginei que houve-se outra solução tipo "merge complanar faces" smile

Entretanto consegui fazer na mesma o parafuso (cuja ideia tirei de um tutorial), que por acaso resolvi com as faces complanares e tudo. Tive sorte da intersecção da rosca com o hexagono não dar tilt.

Obrigado pelas respostas. Sou novo aqui no fórum e ainda tenho muito a aprender.

Cumps

#5 2013-05-06 13:15:54

dodi280
Membro
Registado: 2013-03-25

Não é por nada, mas esse tópico me ajudou muito tongue Obrigado Utopia, desconhecia a ferramenta Knife (K)... E vou precisar dela daqui uns 2 dias, pois estou a fazer mais um carro e estava a ver como ia separar as peças ( portas, Para-choques...). Assim já é outra coisa smile

#6 2013-05-06 23:27:44

renatogsousa
Membro
De: Vila do Conde
Website

dodi280, para separares as peças podes escolher os respectivos vértices e clicar em "P", depois escolher "separate selection". se as peças não tiverem vértices comuns até é mais fácil, podes fazer por "loose parts"

#7 2013-05-07 07:52:00

dodi280
Membro
Registado: 2013-03-25

Obrigado renatogsousa wink

Por acaso não tenho por habito usar o P para fazer isso... Mas o "problema" é que tenho de cortas algumas faces em sítios específicos, pois fiz o painel lateral como um todo, para as  linhas de reflexos ficarem melhores e depois vou ter que separa.

Para ser sincero, não sou muito aventureiro em usar muitas ferramentas, uso poucas e por vezes tenho muito mais trabalho por causa disso...

#8 2013-05-07 13:00:44

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Uma boa prática é modelares o "todo" tendo em conta a adição de novos loop cuts.
Depois é só adicionares os loop cuts e deslizares para onde queres fazer as separações.

Se usares a knife tem a atenção de não deixares ngons ou triângulos porque estes têm a tendencia de deixar deformações e ondulados quando usas o subsurface modifier.

#9 2013-05-11 07:42:10

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Algo que também te pode ser de utilidade é a tecla V. Basicamente o que faz é separar vértices (ver imagem). Por exemplo, tens dois painéis conectados (por um edgeloop) e queres separá-los, o que podes fazer é seleccionar esse edgeloop e carregar na tecla V e logo de seguida no botão direito do rato para cancelar o movimento, depois como já foi dito podes separar as duas peças em objectos diferentes com a tecla P.
blender_ctrlv.jpg

Última edição por SlykDrako (2013-05-11 07:43:03)

Rodapé do site