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#1 2013-04-13 15:40:21

renatogsousa
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Onde começar?

Para quem se quiser iniciar no Python, tendo ou não conhecimentos prévios de outra linguagem de programação, aconselho a fazerem os tutoriais e exercícios de Python daqui:

http://www.codeacademy.com/


Depois, para saberem como usar o Python no Blender, pesquisem no Google por Blender Python api e irão dar à versão mais recente das funções de  python que podemos utilizar no Blender, à data de hoje é esta página, para a versão 2.66 do Blender, mas para novas versões o link irá mudando:

http://www.blender.org/documentation/bl … pi_2_66_4/


Dentro do Blender, o Python aparece em vários locais.
Se colocarem o cursor por cima de uma determinada propriedade, aparece uma janela de tooltip que indica como aceder a essa propriedade pelo Python. Por exemplo colocando o cursos sobre a cor difusa do material base, aparecerá bpy.data.materials["Material"].diffuse_color   (onde "Material" é o nome do material)

podem testar o código de modo interactivo na consola do Python do Blender ou escrever num ficheiro de texto no text editor e fazer run script.
no text editor tem que se importar as librarias do Python para se ter acesso a elas, escrevendo "import bpy" no topo do ficheiro.

outro dos pontos onde aparece Python é na janela de info, a que aparece por defeito no topo do ecrã e que se a puxarmos para baixo, aparecem  algumas operações em Python de modificações que fizeram.

finalmente, para debug, convém ter a system console aberta (no menu Window, fazer toggle system console) porque é aí que aparecerão os erros que derem ao correr os scripts.

Posto isto, mãos à obra!

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#2 2013-04-13 19:37:06

janguitos
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Re: Onde começar?

Muito obrigado renatogsousa... Vou dar umas olhadas para ver se aprendo um pouco de pyhon. Vou começar a mexer em game engine. Até ano que vem quero concorrer na próxima PRO Blender. big_smile

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#3 2013-04-16 00:03:54

renatogsousa
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Re: Onde começar?

Entretanto, começou hoje no www.coursera.org um curso de programação interactiva com Python, também começando do zero para quem nunca programou: https://www.coursera.org/course/interactivepython

Aconselho a inscreverem-se que é gratuito e mesmo que não tenham tempo para o acompanhar agora enquanto decorre, sempre ficam com acesso aos conteudos se quiserem ver mais tarde. Penso que só não poderão nesse caso ser avaliados nos exercícios semanais que vão colocando.

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#4 2013-06-10 16:40:57

renatogsousa
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Re: Onde começar?

Esta é já a última semana do curso de Python no coursera que falei acima. Está a valer a pena, para consolidar os conceitos da programação por objectos, como é o Python e que depois facilmente se extende para o contexto do Blender.

Aconselho a quem ainda não se inscreveu que o faça, porque penso que se inscreverem até final da semana ficam depois com direito a acesso aos conteúdos do curso.

Já terminei o último exercício, nestas 2 últimas semanas o objectivo era fazer o asteroids, aqui fica para quem quiser testar:

http://www.codeskulptor.org/#user16_h7U … Obm16_0.py

É só clicar no play no canto superior esquerdo.
Os gráficos são todos fornecidos por eles, mas podemos usar os nossos se quisermos. Parte do código já vem escrito, só temos que ir acrescentando o que se aprende de novo.

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