Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2013-02-27 20:54:19

wann3000
Membro
Registado: 2013-02-26
Mensagens: 8

Como criar um filme de animação

Fazer um filme de animação (mesmo que seja um curta) pode parecer simples, mas muita gente se perde no meio do processo. Eis o passo-a-passo de um filme de animação:

- Idéia: aqui nasce o ponto central da história. Geralmente uma frase simples em forma de pergunta. Por exemplo: "o que acontece ao se colocar um cão e um gato em um bote numa lagoa?"

- Formação da equipe: aqui as pessoas que irão trabalhar no filme são selecionadas e uma ou mais tarefas são atribuídas a cada um, de acordo com suas habilidades.

- História: Aqui a história de fundo é criada. A história de fundo não é a história principal, mas sim uma história complementar que dá sentido à história principal. Digamos que se trata da moral da história e de uma história passada à história principal. Os personagens começam a surgir e cada um tem uma pequena história também. Essa fase é basicamente um brainstorm para criar algo que as pessoas irão se interessar em ver.

- História principal: uma vez que temos uma base para nossa história, devemos escrever a história que as pessoas irão ver. Aqui surge o roteiro do filme (veja como criar um roteiro aqui). A combinação de história de fundo e história principal formam o que chamamos de "história de um filme", que é o elemento mais importante.

- Cronograma: é importante ter prazos para se fazer as coisas. Aqui é criado um cronograma dizendo quais as etapas, quanto tempo cada uma irá levar, quem será o responsável por cada uma e quais irão acontecer em paralelo ou em seqüencia.

- Concepts: ao mesmo tempo em que o roteiro é escrito, os concepts são criados para dar cara aos personagens, cenários, objetos, etc. Essa é uma das fases mais importantes, pois é ele que irá ditar o visual do filme. Também podem ser criadas esculturas de argila dos concepts para ajudar a visualizar os personagem em três dimensões.

- Criação: uma vez que os concepts finais para os personagens, objetos, cenários etc. são definidos, pode-se começar a criar esses modelos. Nessa parte faz-se: modelagem, rigging e texturização dos elementos principais.

- Storyboard: os storyboards são a representação visual do roteiro e ajudam a definir como as cenas serão mostradas. Ângulos de câmera, detalhes a serem valorizados, posição dos personagens etc. Isso tudo ajuda futuramente a criação das cenas.

- Música: quando tem-se os storyboards definidos, pode-se começar a compor e gravar as músicas que irão fazer parte delas.

- Animatics: versão animada dos storyboards. É uma animação rudimentar que ajuda a determinar exatamente o tempo de cada cena, os efeitos de câmera, etc. Isso também ajuda na hora de animar e editar.

- Vozes e sons: quando tem-se os animatics, pode-se começar a gravar as vozes (lendo o roteiro) e os sons (passos, portas, motores, etc). Ao fim desse processo tem-se algo muito parecido com uma "radio-novela".

- Produção: uma vez que sabe-se exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito, começa-se o processo de produção. Nessa etapa, novos modelos são criados de acordo com a necessidade de cada cena e a iluminação e animação são feitas. A animação é feita com base nos animatics, concepts e vozes e sons. Isso tudo para que a cena represente fielmente o que se ouve.

- Pós-produção: aqui são adicionados efeitos especiais adicionais, música e a animação é fundida com as vozes e sons. Isso tudo é feito com ferramentas de edição de vídeo.

- Edição: quando todas as cenas estão prontas, chega a hora de editá-las. Nessa parte algumas cenas são cortadas, outras são reduzidas, misturadas, etc. Também são adicionados letreiros de abertura, apresentação, créditos, etc. No fim das contas têm-se o filme terminado.

Pode-ser notar que fazer um filme não é, definitivamente, um processo simples, embora seja muito compensador no final das contas. Espero que depois de ler esse artigo, você esteja melhor preparado para não deixar que seu projeto "morra na praia".

Offline

Rodapé do site