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#1 2013-07-30 15:52:27

Tintasmen
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o que é Ik Rigging?

Alguém dentro da área pode me explicar o que é ? É que recentemente comecei a trabalhar no unity, mas a versão free penso que não tem essa opção, e eu gostaria de passar as animações do blender para o unity.


Com o Blender até fa fume!

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#2 2013-07-31 09:11:53

jnascimento
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Re: o que é Ik Rigging?

http://cgcookie.com/blender/2011/02/07/ … fk_ik_rig/

Já criei algumas animações que depois usei no Unity (free) e nunca tive problemas com animações feitas no blender que usassem IK Rigging. O Ik Rigging é digamos uma regra que colocas no esqueleto para ele rodar/deformar de uma determinada maneira quando estás a animar. Não me parece que essa regra ou restrição passe/tenha efeito para o Unity.


Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

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#3 2013-07-31 11:55:44

Tintasmen
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De: Coimbra
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Re: o que é Ik Rigging?

Obrigado pela resposta jnascimento smile


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#4 2013-07-31 18:10:35

renatogsousa
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Re: o que é Ik Rigging?

FK - forward kinematics - os filhos não conseguem mover os pais
IK - inverse kinematics - os filhos ao moverem-se, os pais vão-se ajustando

Ex:
se tiveres o rig de um braço que é pai do antebraço que por sua vez é pai da mão:

com o FK, para mudares a mão de local tens de mexer no antebraço (mexe o antebraço e a mão) ou no braço (mexe o braço, antebraço e mão). com o osso da mão só a consegues rodar.

com o IK, podes pegar no osso da mão e mudá-lo de posição que o braço e antebraço ajustam-se automaticamente.

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#5 2013-07-31 21:06:56

Utopia780
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Re: o que é Ik Rigging?

Óptima explicação Renato.

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#6 2013-08-01 13:58:03

Tintasmen
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Re: o que é Ik Rigging?

renatogsousa escreveu:

FK - forward kinematics - os filhos não conseguem mover os pais
IK - inverse kinematics - os filhos ao moverem-se, os pais vão-se ajustando

Ex:
se tiveres o rig de um braço que é pai do antebraço que por sua vez é pai da mão:

com o FK, para mudares a mão de local tens de mexer no antebraço (mexe o antebraço e a mão) ou no braço (mexe o braço, antebraço e mão). com o osso da mão só a consegues rodar.

com o IK, podes pegar no osso da mão e mudá-lo de posição que o braço e antebraço ajustam-se automaticamente.

Exato é mais fácil para movimentar.


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