Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2013-08-31 22:21:22

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

loop5seg Competição Agosto 2013 - SlykDrako

Como prometido aqui fica uma breve explicação de como fiz a animação, junto com o ficheiro .blend.

Como tinha dito, o processo é bem mais simples do que o que parece.

O cubo inicial é um simples cubo dividido em 4 partes. Usei o vertexpaint para pintar cada parte com uma cor diferente e 3 shapekeys, o cubo inicial, um paralelepípedo e uma caravela (alusivo ao logo do fórum e à época dos descobrimentos).
Um material simples que usa uma cor cinzento no inicio e mais tarde usa as cores dos vértices.
uc?export=view&id=0B1JhZ4eBKYjWMnJ3amhKMzlrbkE

O outro objecto principal é um simples plano subdividido umas quantas vezes. Com um cubo parentado uso-o como duplicado em todas as faces do plano.
A primeira parte da animação (do plano), usei um modificador oceansimulation como displacement, para dar o efeito de ondas. para segunda parte usei umas shapekeys que deformam o plano numa esfera, nesta parte diminuí o scale do oceano para 0 e aumentai o valor de um modificador displacement com uma textura do mapa mundo (apenas preto e branco).

Basicamente a parte complicada da animação é só isso. O resto são keyframes no momento certo e manipulações simples dos objectos.
Para a composição final (juntar o som), usei o openshot, o que me acabou por dar bastante mais trabalho do que o que pensei. Não descobri forma de ver as curvas do som (ou com quer que se chamem), por isso tinha de andar a ajustar a posição das faixas de som a "olho", e para complicar tinha de renderizar o vídeo cada vez que fazia alguma alteração, o player incluído no openshot não funcionava bem. No final arrependi-me de não ter usado o blender para fazer isto, mas para a próxima já sei smile

Se tiverem alguma dúvida em alguma parte digam, que tento explicar melhor.

Download ficheiro .blend

Última edição por SlykDrako (2013-09-01 08:46:59)

#2 2013-09-01 00:10:41

jnascimento
Membro
De: Coimbra

Re: loop5seg Competição Agosto 2013 - SlykDrako

Brutal nunca me lembraria smile ... muito bom SlykDrako. Obrigado

Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

#3 2013-09-02 11:23:11

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Já?! Foste rápido SlykDrako!

Realmente até é simples. Mas olha que é preciso uma grande dose de criatividade para fazer o que fizeste.
Eu nunca me lembraria de usar esses modifiers dessa maneira.

Muito obrigado por partilhares!

#4 2013-11-22 00:25:07

joaocesario
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-25
Website

Olá SlykDrako, tenho que estar mais atento a iniciativas, quanto mais não seja, para comentar...
A competição-loop, nem se quer me tinha apercebido, agora a tua animação já a tinha visto, e tenho que te dar os Parabéns... que está FANTÁSTICO, está!

#5 2013-11-22 02:18:04

Tintasmen
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-28

Sem dúvida é obra de arte! Parabéns!

Com o Blender até fa fume!

#6 2013-11-23 15:48:28

SlykDrako
Membro
De: Portugal