Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2014-01-15 21:07:35

Kelux
Membro
Registado: 2013-08-07

Técnica

Gostaria de perguntar a vocês que tipo de técnica usam para modelar cabeças, objetos... tudo.
E também se existe algo que uma técnica apode fazer que outra já não faz tão bem.

#2 2014-01-16 10:34:06

jnascimento
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-24

Re: Técnica

Olá,
Usa referências. Coloca imagens nos Backgrounds, existem muitas páginas web com foto referências.
Se o teu objetivo é modelar cabeças, convêm conhecer a anatomia humana/proporções. Nas palavras de um conhecido escultor, se não souberes que determinado músculo ou osso está ali, não o vais modelar/esculpir corretamente.
Nunca modelar apenas num angulo de câmara, o que se faz modelando pela frente, pode ter outros resultados quando visto de lado.
Não te prendas logo nos detalhes, mal consigas um bom esboço.
Conhecer bem as ferramentas que usas também ajuda.

Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

#3 2014-01-16 21:18:44

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Olha.. há um truque.. praticar!

A sério.. há várias técnicas mas a praticar é que vais descobrindo o que se adecua mais a ti.
Os videos em timelapse são uma boa escola.

Deixo-te aqui estes que me lembrei mal li este tópico e que considero muito bons.

#4 2014-01-17 00:11:01

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Website

Completando um pouco mais do que já foi dito...

Existe basicamente três técnicas: poly-modeling, box-modeling e sculpt.
Poly-modeling é basicamente modelar polígono a polígono.
Box-modeling é quando começas com uma caixa (ou primitivo básico) e vais extrudindo até obteres o resultado final.
Sculpt, bom é esculpir o modelo.
Isto seria uma explicação muito básica do que cada uma destas técnicas é.
Qual delas é a melhor? Todas e nenhuma! Cada artista gosta mais de uma ou outra técnica (eu por exemplo gosto mais de poly-modeling), é uma questão de prática até encontrares a que mais gostas e com a qual te sentes mais à vontade.
Qual delas funciona melhor no que pretendes modelar? Igualmente depende daquilo que queres fazer e de que técnica te agrada mais. A escultura normalmente é usada para modelar objectos orgânicos, mas não exclusivamente.
Podes inclusive usar todas as técnicas para modelar um só objecto.
Para dar um exemplo, podes começar por criar um objecto básico de uma cabeça (box-modeling), depois esculpir os detalhes dessa mesma cabeça (sculpt) e para terminar retopolizar (não sei se esta palavra existe tongue ) usando o poly-modeling.
Também podes criar a cabeça com poly-modeling, o corpo com box-modeling e o sculpt para os detalhes finais.

Vai vendo vídeos e praticando, só então encontrarás a técnica que mais te agrada wink

#5 2014-01-17 01:03:05

Kelux
Membro

Obrigado a  todos que responderam.. mas o SlykDrako entendeu perfeitamente oque eu tentei dizer, e Tambem tirou minhas duvidas...

"técnicas: poly-modeling, box-modeling e sculpt"

apenas estou tentando escolher uma das 3 técnicas para eu foca, pois eu ainda sou iniciante e acho que aprender tudo de uma vez pode ser ruim.

#6 2014-01-17 23:17:16

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Website

Penso que a técnica mais "fácil" seja o box modeling mas também é a mais limitada.

Quanto a não ser bom aprender tudo de uma vez: O box modeling é muito simples, não há muito para aprender. O sculpt é intuitivo mas não é tão fácil como parece. Exige prática. O poly modeling é mesmo o mais complexo de todos mas é o que permite ter uma boa malha bem detalhada.

Acho que vais mesmo acabar por usar várias técnicas em simultâneo desde cedo mas não te deixes assustar porque as coisas ocorrem naturalmente.. e é normal que às vezes te assustes. Às vezes paraliso diante certos trabalhos.

Na minha opinião só existe um requisito para seres um bom artista 3d: tens que adorar isto! Se te dá gozo, nunca vais desistir. Mesmo nos momentos mais difíceis.

Força ai Kelux! Estamos contigo! Conta conosco!

#7 2014-01-20 08:45:37

Kelux
Membro

Obrigado Utopia suas palavras realmente me animam.

Não irei desistir!

Rodapé do site