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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#51 2014-03-24 21:52:39

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Ia agora dar-te uma ajuda mas já vi que já não é preciso. Muito bem resolvido!

Há algumas coisas que deves ter em conta quando tens que fechar um buraco.

.1: Quantos vértices tens no total? No teu caso eram 8. Tendo em conta que o objectivo é trabalhar com quads é necessário teres um número par de vértices, como é (era) o teu caso.

Se o total for impar tens que: adicionar 1 loop (ou outro número desde que seja ímpar) ou apagar 1 loop. Ou em último caso, desde que não provoque deformações indesejadas, "esconder" um triângulo algures.

.2: Quantos vértices têm os lados do buraco? No teu caso tanto a parte superior como a inferior têm 2 vértices cada. Como têm o mesmo número está perfeito. Nas laterais tens à esquerda 5 vértices e à direita 3 vértices. Como são ambos números ímpares também está óptimo. Podes fazer como fizeste (que neste caso parece-me ser o ideal) ou então terias que fazer uma redução de 5 para 3 como na parte da grelha.

Ou seja, as situações ideais são: ter o mesmo número de vértices nos lados opostos do buraco ou ter ambos impares ou ambos pares. Nestes casos podes sempre fazer reduções (5 para 3 ou 4 para 2, etc..).

Quando tiveres número ímpar de um lado e par do outro tens que dirigir os loops do lado, por exemplo, para cima ou baixo.



Bem.. estou a ver que a parte inferior já está pronta! Certo?
Vais passar para a paste superior agora?

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#52 2014-03-24 22:49:59

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Acabei de encontrar este aqui e pareceu-me bem partilhar.

É uma outra forma de modelar (geralmente usada para carros) que ainda não tinhamos falado aqui e que se chama cage modeling.
Preocupas-te primeiro só com as linhas principais e só depois é que trabalhar as superfícies.

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#53 2014-03-25 08:42:14

SlykDrako
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Re: VW Kombi xD

Está aí um método muito interessante!
Obrigado por partilhares o vídeo Utopia smile

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#54 2014-03-25 09:30:11

dodi280
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Re: VW Kombi xD

Por acaso era esse o metodo que estava a usar ultimamente, a acho que facilita em muito a modelação. Na minha opinião, para modelar carros, deve ser o melhor estilo.

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#55 2014-03-25 10:21:14

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

De nada.

Já conhecia o método mas foi a primeira vez que o vi em prática. Muito interessante.

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#56 2014-03-25 17:02:40

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Ja tinha visto um tutorial de um mustang que tambem era assim a construçao. E foi assim que tentei o ano passado e correu mal. Mas tambem nao tinha os conhecimentos que tenho agora... E acho que neste video ele tem uma base melhor de trabalho pois a planta e mais limpa..

Agora e passar para a parte de cima, mas uma pergunta antes, como e que posso juntar os objectos mas de maneira a ficarem bem encaixados?

Eu sei que se usa o (CTRL+J) mas como e que posso ter os encaixes bem feitos?


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#57 2014-03-26 02:03:14

SlykDrako
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Re: VW Kombi xD

Talvez seleccionando todo o loop superior (os vértices todos da parte de cima da parte que já modelaste), duplicá-los (SHIFT+D) e depois separá-los para um outro objecto (PKey) te dará uma base para começares a modelar a parte de cima, sem te preocupares com o que já tens modelado, e no final deveria de encaixar tudo.

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#58 2014-03-26 02:16:53

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

sim e uma boa ideia.

Mas referia-me as faces laterais. porque fi-las todas em separado.


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#59 2014-03-26 10:21:41

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Então terá de ser com Ctrl+J. Se os vértices não coincidirem vais ter que reajustar as coisas.. É conveniente ter isso em conta à medida que vais modelando para depois não teres que refazer parte do modelo.

Mas se não se notar que são partes separadas não há problema. Não tens obrigatoriamente que ter uma malha inteira.

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#60 2014-03-27 07:31:09

SlykDrako
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Re: VW Kombi xD

Também podes usar o snap, que talvez te ajude neste caso. Com CTRL+Shift+Tab escolhes o tipo de snap, neste caso os vértices talvez seja o melhor, depois com a tecla CTRL, enquando estás a mexer os vértices (ou outro elemento qualquer), irá fazer um snap ao vértice mais próximo do cursor do rato.

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#61 2014-03-30 20:05:56

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Neste momento estou aqui

teto.PNG
teto%20wired.PNG

Como e que ei de fechar o tecto?
Ja tentei simplesmente fechar com uma face depois as pequenas faces nos quinas ficam um pouco feias

podres.PNG

Tambem nao tem mal ficar assim, o trabalho nao e assim tao exigente mas sempre ficava mais bonito.
Será que agora se justificam triangulos?


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#62 2014-03-31 23:48:09

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Desculpa lá o silêncio mas esta última semana foi um caos. Amanhã dou-te uma ajuda..

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#63 2014-04-01 22:25:49

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Bem.. o problema que tens ai tem a ver com a grande quantidade de polígonos esticados que tens.

O que eu sugiro é que apagues tudo a partir do rebordo e tentes o seguinte:

Extrude os edges da parte lateral (os que vêem das três janelas maiores) até ao centro. Suponho que tenhas a opção clipping do mirror ligada.
Depois vai adicionando loops para ligares à parte da frente e de trás. Sugiro que comeces a ligar do centro para fora. Tem sempre o cuidado de acertares estes novos loops com a altura certa do tejadilho.

A ideia é teres uma malha o mais quadriculada possível.

Encontrei um exemplo na net. Esta pobremente modelado e a imagem tem péssima resolução mas pelo menos o tejadilho está mais ou menos como te estou a sugerir.

post-2404-0-34723900-1366382074.jpg

EDIT: tenta, se possível, reduzir o número de loops com aquela técnica que falamos anteriormente. Mas vê se não fica com deformações estranhas..

Última edição por Utopia780 (2014-04-01 22:28:43)

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#64 2014-04-04 20:59:34

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

final%20model.PNGFjanelas.PNGFtop.PNG


Usei essa ideia mas lembrei-me de outra coisa. Uma ve que ia ter de ajustar os vidros com loops nas quinas dos pilares etc, ia ficar com um excesso de loops, entao optei por separar em 2 objetos. Assim posso mexer á vontade no tecto e nas janelas sem estragar nada, e nao fico limitado aos loops que tiver nas janelas pra fazer o tecto.

O que acham?


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#65 2014-04-04 22:24:17

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

porta.PNG
porta%20wired.PNG

Isto foi para simular o recorte da porta para quando as fizer abrir.

Que acham?


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#66 2014-04-05 08:54:12

Tintasmen
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Re: VW Kombi xD

Eu de topologia em carros ainda não percebo nada, mas noto que perante o primeiro que fizeste, este notasse que a topologia está muito mais limpa, bem destribuida e coiso. Continua!


Com o Blender até fa fume!

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#67 2014-04-05 10:42:28

ricaxe
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Re: VW Kombi xD

Muito bom ... o pessoal anda lhe a dar ...
big_smile


Quero Renders Muitos renders

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#68 2014-04-05 12:13:22

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

O primeiro que fiz foi apenas com as aulas que tinha (que nao sao grande coisa) aqui e que aprendi tudo xD


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#69 2014-04-05 21:03:37

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Va so mais uma. Tou de volta do simbolo xD

frente.PNG

E ja corrigi o recorte da porta com alguns loops

Última edição por Bol31a (2014-04-06 17:22:46)


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#70 2014-04-07 00:26:34

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Óptima solução para o tejadilho!

A porta também ficou boa. Apesar de não teres posto os wires não vejo nenhuma deformação na superfície, por isso, o que fizeste, fizeste bem.
Para mim, a solução ideal é modelares logo de início a contar com esses cortes para que no fim seja só escolher os loops e cortar as peças.. mas safaste-te bem!

Já não falta muito para começarmos a ver renders!

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#71 2014-04-07 14:53:58

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

wired.PNG

Tenho andado a pensar no resto do trabalho... (fazer um filme) e uma vez que tou a apostar forte na VW pensei em fazer uns interiores, e a animação que lhe dava era por exemplo numa exposição, em cima de um "prato giratorio" (nao tem de ser giratorio mas nao sei o nome daquilo xD) com alguma altura, descer, dar a volta a essa base, voltar a subir e abrir as portas etc.

Qualquer coisa pa mostrar melhor o carro ou assim, uma vez que ta a ficar com bom detalhe. O filme so precisa de ter no minimo 30s


PS: Tambem me rendi ao Dark Blue Gradient. Ta lindo xD

Última edição por Bol31a (2014-04-07 17:24:44)


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#72 2014-04-07 19:52:53

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Muito bom Bol31a! Óptimo trabalho.
Vejo que tens ai uns NGons e parece-me haver também um triângulo. São ambos de evitar.. daí eu ter dito que é sempre bom teres logo em conta as zonas de corte e os detalhes em geral logo desde o início. Mas desde que não se note em object mode e nos renders, não há problema.

Antes de passares à animação ainda tens que te deparar com os nodes do Cycles. Já tens alguma experiência nisso? Se não, não te preocupes que damos uma ajudinha!

Parabéns pela grande evolução que tens vindo a conseguir!

EDIT: muito bom trabalhar com o DBG theme, não é? Muito calmo!

Última edição por Utopia780 (2014-04-07 19:55:07)

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#73 2014-04-08 00:37:27

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Realmente nem liguei a isso, fiz o recorte e pronto, vou tentar mexer sem estragar.

Ainda falta as rodas. Vou quase usar as mesmas, mas vou refazer a parte da jante, gostei da que fiz da primeira vez mas tive um bugzito e vou repeti-las.

Cycles tou a 0. O ano passado nao foi dado na materia de aulas nem usado para fazer render. Este ano é uma das coisas novas.

O DBG nao e tao agressivo a vista

Última edição por Bol31a (2014-04-08 00:38:51)


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#74 2014-04-21 14:17:23

Utopia780
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Re: VW Kombi xD

Então essa kombi?

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#75 2014-06-08 00:28:16

Bol31a
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Re: VW Kombi xD

Boa Noite. Isto tem andado parado porque se meteram bues trabalhos a frente mas agora surgiu aqui um problema xD

roda.PNG

roda1.PNG


Tudo feito por mim. Isto neste momento sao 3 objectos, tou na fase em que os junto... mas surgiu um problema, eu coloco o ponto de origem no centro da massa (eu tenho isto em ingles mas acho que o nome mantem-se xD) para ser mais facil ter as 3 coisas centradas pra poder juntar num so objecto. Acontece que o pneu o centro tao alinhados, ou seja, eu se eu rodar ta tudo bem encaixado. agora a jante ta "empenada" acho estranho por a jante foi feito com array etc logo forma um circulo, e o ponto de origem devia de ficar no centro mesmo... 

Nao consigo ter a jante centrada atravez do centro da massa. Alguem me pode ajudar, e dizer como e que a posso centrar ou so da apenas a olhometro?


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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