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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#1 2014-06-29 12:13:39

sergio
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Saloio

Este foi um trabalho pessoal que comecei em Abrir mas deixei para traz devido aos concursos que tenho vindo a participar.

Não era para ficar com um aspecto bêbado mas este é o começo de muitos outros que estão para vir.

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Eu era para utilizar o shader sss que já vem no blender, mas só suporta CPU então para usufruir do GPU tive que pesquisar um pouco na net.
Se alguém estiver interessado no shader sss, disponibilizo aqui o fruto da pesquisa que fiz.

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SqPsGPX.png

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#2 2014-06-29 17:30:20

animalex3d
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Re: Saloio

Esse trabalho está excelente !

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#3 2014-06-29 21:44:08

Utopia780
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Re: Saloio

Então.. então.. mas.. oi?

Onde tinhas isto escondido? Só nos mostras isto agora??

Este trabalho está ex ce len te!
Acho que devias ter usado este senhor no concurso da coca cola!! ehehe!!

Isto está mesmo com muita qualidade! Tem o factor Q.

Só umas sugestões para tornares um trabalho potente como este melhor ainda.
Tem em conta que as minhas sugestões são sempre opiniões pessoais. É normal se não concordares.

O bump da pele está um pouco forte e na zona da bochechas parece estar invertido (rugas para fora (pode ser truque da luz) ).
Os pelos faciais estão com pouca resolução. Notam-se os ângulos das curvas.
As gengivas e os dentes estão permanentemente húmidos. Devias adicionar um glossy com um roughness muito baixo para dar a sensação de molhado.

Está tudo maravilhosamente bem feito e ainda por cima é um tema bem português.. o saloio!!

Como se costuma dizer.. a minha alma está parva!

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#4 2014-06-29 23:23:42

Tintasmen
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Re: Saloio

Que obra de arte deveria até ir para galeira do blender artists


Com o Blender até fa fume!

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#5 2014-06-29 23:25:09

sergio
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Re: Saloio

Obrigado pelos comentários.
É verdade utopia, eu fui ver e o bump map e parece estar invertido.
Eu também acho que a barba precisa de mais qualidade.
E os dentes não tem reflexos
depois mostro os resultados.

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#6 2014-06-30 08:48:36

jnascimento
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Re: Saloio

Gosto muito. Está excelente.
Por curiosidade, qual a contagem de triangulos no highpoly da cara?


Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

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#7 2014-06-30 10:32:50

costa863
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Re: Saloio

impecavel!!! excelente!!! apenas os pelos parecem-me não estar 100%.


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

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#8 2014-07-01 19:09:56

sergio
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Re: Saloio

Estou a ter um problema no render, apos eu alterar a resolução do cabelo começou a aparecer um granulado no render, nunca sai de lá.
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alguém consegue me ajudar?

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#9 2014-07-01 21:23:25

Utopia780
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Re: Saloio

hmmm.. isso são pirilampos?

Tenta aumentar o tamanho das luzes. Se não resultar tenta o clamp indirect ou o filter glossy com 10 ou menor.

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#10 2014-07-04 20:51:42

sergio
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Re: Saloio

jnascimento escreveu:

Gosto muito. Está excelente.
Por curiosidade, qual a contagem de triangulos no highpoly da cara?

Nem tinha reparado na tua mensagem, o busto tem 4 milhões e tal de triângulos.
Acredita que não consegui trabalhar de forma decente na 5 subdivisão do multires, tinha muito lag.

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#11 2014-07-04 21:04:40

sergio
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Re: Saloio

Aqui esta a Actualização, desde já obrigado Utopia pelas sugestões.
Decidi voltar modelar,esculpir , texturizar etc., algumas partes.
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#12 2014-07-04 21:06:13

sergio
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#13 2014-07-04 21:07:28

sergio
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Re: Saloio

eu sei que o spec esta um pouco intenso mas foi por gosto pessoal.

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#14 2014-07-04 21:25:36

Bol31a
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Re: Saloio

Ta incrível mesmo!

Gosto muito do aspecto da pele, mas a minha opiniao e que a barba ainda ta pouco natural, nao se difere a distancia... talvez seja da iluminação nao sei. Consegues por varios tons de cor na barba e sobrancelhas? Tipo preto ou outro tipo de castanho alguns brancos tambem?


Nao leves a mal, eu nao percebo nada disto xD

Última edição por Bol31a (2014-07-04 21:27:14)


Antes estava confuso, agora nao sei.    VW Kombi xD

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#15 2014-07-04 22:12:16

sergio
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Re: Saloio

pois é logo vejo ver isso.

Última edição por sergio (2014-07-04 22:15:09)

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#16 2014-07-05 10:43:48

Utopia780
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Re: Saloio

Ok.. vou ser sincero.. gosto mais da primeira versão do cabelo..
A segunda se calhar até está mais natural e mais fiel a um saloio mas por alguma razão o primeiro parece assentar melhor.

Quanto às gengivas e dentes esse glossy extra ajudou mas agora parece que falta um ligeiro bump para tornar essa secção menos regular.. para quebrar um pouco os reflexos.

A barba ao longe ainda parece como se estivesse chamuscada. Vendo de perto acho (quase certeza) que tens os pelos demasiado encaracolados ou curvos. Os pelos da barba são mais "domesticados".

Outra coisa que também ajudaria era usares o hair info node (dá uma vista de olhos aqui) para variares a cor do cabelo ligeiramente da raiz até às pontas. Isso cria um efeito mais natural.

Também ajuda usar o hair shader, se já não estás a fazê-lo. Pelo que percebi, deves usar este shader em modo transmission como de fosse um diffuse e em modo reflection como se fosse um glossy. Tenho ideia que às vezes este shader mixa-se com o add shader em vez do mix shader com fresnel.. mas não tenho a certeza..

Continua que dá-me sempre gozo ver updates deste projecto.

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#17 2014-07-05 12:47:07

sergio
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Re: Saloio

concordo que os lábios presidam de mais bump e os dentes, a barba não precisa de ter tantos caracóis.
Eu usei  o novo Hair shader, mas não tinha usado um gradiente, vou  tentar misturar o gradiente com o resto.

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#18 2014-07-07 00:07:03

sergio
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Re: Saloio

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Variei um pouco as cores da barba, mais bump nos lábios.
Eu pessoalmente gosto do cabelo Utopia
Vou deixar este projecto por aqui.

Já agora deixo aqui o primeiro render que fiz neste projecto, era para vos mostrar no inicio mas prefiro mostrar o trabalho finalizado 1º.

Nt7676w.png

Última edição por sergio (2014-07-07 00:08:31)

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#19 2014-07-07 16:40:48

Utopia780
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Re: Saloio

Acho que está muito melhor. A barba ainda precisava de mais uns ajustes (adicionar alguma translucidez) mas é compreensível que queiras passar à frente. Temos que saber quando parar!!

Esse 1º render está bem creepy!!

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