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#1 2014-09-16 16:05:16

MPorces
Membro
Registado: 2014-09-11
Mensagens: 35

Bake de Normais no Cycles

Oi a todos.

Na passada semana, descobri que afinal o baking das Normais do Cycles apenas funciona para transferir as normais de um objecto de alta resolução para um outro de resolução mais fraca.

O que o Bake não faz, para atraso de vida, é converter as Normais de um material numa textura no espaço de Tangentes.

(as normais do cycles, são em 3D e podem apontar para qualquer lado, mas aquelas texturas azuladas, são só 2D e necessitam sempre de um vector tangente à normal da face)

Como estava mesmo a precisar de fazer o baking das normais, para exportar para outro programa, decidi por mãos à obra para criar um conversor de coordenadas World para coordenadas Tangent, que partilho aqui com a malta.
World2Tangent.jpg
Para usar basta ligar o node ao color de um diffuse, e fazer o bake apenas da cor difusa.

Espero que seja útil

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#2 2014-09-16 18:13:05

sergio
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De: Lisboa
Registado: 2013-09-28
Mensagens: 231
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Re: Bake de Normais no Cycles

Pelo que entendi, o blender não consegue converter as texturas do objecto para normal maps.
Normalmente costumo utilizar o addon "Insane Bump" do gimp ou então o xnormal mas se poder fazer no blender é muito melhor.
Grande partilha, o teu exemplo demostra o poder criativo que os nodes podem oferecer aos utilizadores.

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#3 2014-09-16 22:31:01

MPorces
Membro
Registado: 2014-09-11
Mensagens: 35

Re: Bake de Normais no Cycles

O problema é que o Bake do Cycles não foi pensado sobre esta questão..
Ele usa a geometria do objecto hires, e do objecto lores, e cria na textura uma normal no espaço do UVmap.

Acontece que há coisas que eu faço apenas com as normals.. e que não seriam nunca transmissivéis pelo bake de um hires para um lores.
(coisas que estão apenas no shader, por exemplo)

O Dalai Felinto, simplesmente se esqueceu que há gente a usar normals vindas de outros lados que não da hires mesh (como do bump node)!

Enquando ele não criar um patch para esta questão, o pessoal com deadlines pode sempre usufruir do node que criei para se safarem.

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#4 2014-09-18 19:19:58

MPorces
Membro
Registado: 2014-09-11
Mensagens: 35

Re: Bake de Normais no Cycles

Aconteceu noutro forum, um utilizador querer unir as normais de um bake, com as normais do material....

Juntar duas texturas de normais, não é tão fácil quanto parece, mas heis o resultado, que deixo aqui também:
CombineNormals_Heavy.png

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