Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2014-10-07 18:19:52

domus
Membro
Registado: 2014-10-07
Mensagens: 18

Exportação

Boas pessoal!
Bem sou novo pelo forum e iniciante amador no Blender!
Tenho uma pilha de duvidas que precisava que me ajudassem a resolver!
Bem, eu comecei um projeto chamado "Dream Home" onde pretendia fazer uma casa futurista!
O projeto consiste em ser uma casa super interativa e bastante realista e futurista...
Basicamente comecei por fazer uma simples casa e comecei a por lhe texturas, mas... pelos vistos o que eu queria era ter dois tipos de textura... ou seja ter a textura do "Blender Render" e a textura do "Cycles Render"...
E depois comecei por fazer animações, com sensores para abrir as portas e tudo assim pelo "Blender Game"...
Depois de ter feito tudo isso deparei me com a tal situação... não consigo exportar tudo para o mesmo!
1º queria texturas normais
2º queria poder ter texturas realistas
3º queria poder ter um avatar em "1st person" (já o desenvolvi) a percorrer a casa toda...

Ou seja exportar a animação como um jogo junto com o "cycles render" e com o "blender render"...

Conseguem ajudar me ou simplesmente não vai funcionar???

Cump. Domus

P.s. quando testo a animação na tecla "P" a vista fica completamente diferente de como tinha no render.... (penso que quando o "jogo" corre o blender fica em "texture mod" e eu queria que ficasse em "render mod") ((uso o Blender Versão 2.71 ))

Última edição por domus (2014-10-07 18:20:33)

Offline

#2 2014-10-08 09:53:11

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 814
Website

Re: Exportação

Bem não te sei ajudar nas partes do game engine mas vou tentar clarificar-te acerca de texturas e materiais.

Em primeiro lugar tens que perceber a diferença entre uns e outros.
As texturas são geralmente fotografias como esta:
ConcreteTexture11.png
Os materiais são onde especificas como a superfície do objecto reage à luz, por exemplo, o quanto reflete.

Regra geral, as texturas são ligadas aos materiais. Tendo em conta o exemplo acima, usarias a textura para fazer o objecto parecer feito de cimento e terias que controlar os parâmetros do material para que se pareça com cimento e não com metal, por exemplo.

Dito isto.. os materiais (também chamados shaders) do Cycles e do Blender Render são completamente diferentes e apenas os do Blender Render são compatíveis com motores de jogo. O Cycles usa uma tecnologia que não permite render em tempo real como os jogos necessitam.

Por outro lado, as texturas são ficheiros de imagem e, como são apenas imagens, podes liga-las a qualquer material, seja do Cycles, seja do BR, etc..

Tens que ter em conta que o tamanho da imagem afecta o desempenho do jogo/render. Com imagens muito grandes perdes velocidade mas com imagens muito pequenas ficas com pouca resolução.

É também muito importante teres em conta que o tamanho das images usadas como texturas devem obedecer ao chamado power of 2 (elevado ao quadrado?? em português??), ou seja deves usar as medidas:

2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048, 4096, etc..

Ou seja, na maioria dos casos são usadas texturas quadradas de, por exemplo, 512x512, 1024x1024 ou 2048x2048 pixels.
Podes também usar texturas rectangulares se te derem mais jeito para determinado objecto mas deves manter-te nos valores acima.
ex.: 2048x256, 128x1024, 1024x512, etc..

Quanto a realismo, vais querer usar sempre (ou quase) texturas fotográficas. Mas grande parte do trabalho tem também a ver com os parâmetros dos materiais. Se tiveres cimento a reflectir como se fosse metal o resultado não vai ser realista mesmo que tenhas usado boas texturas.
O Cycles é o motor de render que consegue resultados realistas com mais facilidade por ser baseado em física real.. daí ser demasiado pesado para ser usado em jogos.

Offline

#3 2014-10-08 10:51:41

domus
Membro
Registado: 2014-10-07
Mensagens: 18

Re: Exportação

Obrigado pela a ajuda Utopia...

Sim essa parte das texturas do tipo de tamanho, qualidade, shades e tudo isso já tenho feito e editado para o meu projeto...

Pesei que desse para usar o Cycles como render blender pela imensa qualidade e realidade fica a imagem...

Eu aprendi algures no youtube a fazer texturas 3D com o CrazyBump não sei se conheces e era por isso que queria usar o cycles por causa das texturas 3D!

Mas de qualquer maneira muito obrigado pela ajuda wink

Vou deixar aqui uma foto do meu projeto em construção!

Captura%20de%20ecr%C3%A3%202014-10-8%2C%20%C3%A0s%2010.49.36.png?_subject_uid=31476424&w=AADjTMIh-oukoh2KVqrUZKmxzm1S-V5UA1Wfw5Zx3aT6ZA

Última edição por domus (2014-10-08 20:08:39)

Offline

#4 2014-10-08 16:06:54

Utopia780
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 814
Website

Re: Exportação

domus escreveu:

Eu aprendi algures no youtube a fazer texturas 3D com o CrazyBump não sei se conheces e era por isso que queria usar o cycles por causa das texturas 3D!

Mas podes usar os spec e bump/normal maps que fazes no Crazybump também no Blender Render.

Dá uma olhada a este canal.

Tem coisas muito boas viradas para texturização para jogos.

Offline

#5 2014-10-08 16:36:40

MPorces
Membro
Registado: 2014-09-11
Mensagens: 35

Re: Exportação

Também podes usar o Cycles. Não como motor de render para o projecto final, mas para fazer toda a iluminação e texturas, e depois fazer um bake, para poderes usufruir da qualidade do Cycles no game engine que quizeres.

Offline

#6 2014-10-08 20:09:37

domus
Membro
Registado: 2014-10-07
Mensagens: 18

Re: Exportação

Obrigado pelas dicas pessoal! wink

E já agora sabem algum site de free models pra importação colada ou 3Ds???

Tenho usado o "archive3d.net" mas falta lhe algumas coisas...

Última edição por domus (2014-10-08 20:22:33)

Offline

#7 2014-10-09 11:06:02

costa863
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 152

Re: Exportação


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

Offline

Rodapé do site