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#1 2014-10-27 16:10:55

domus
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Textura madeira

Boas pessoal!
Alguem me sabe explicar o porquê de estar a ficar a textura em render assim???w9ziog.png

Última edição por domus (2014-10-27 16:17:20)

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#2 2014-10-27 17:04:56

jnascimento
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Re: Textura madeira

Parece que tens faces/vertices sobrepostas dentro do mesmo objecto. Já exprimentaste "Remove Doubles"

"Remove Doubles
Mode: Edit mode

Panel: Editing context → Mesh Tools
Hotkey: W » 6 NumPad or CtrlV » pad1
Menu: Mesh » Vertices » Remove Doubles, Specials » Remove Doubles or Vertex Specials » Remove Doubles"


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#3 2014-11-10 16:36:15

domus
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Re: Textura madeira

obrigado Jnascimento... e mais uma questão qual é o modify que voçes usam para arredondar as arestas?

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#4 2014-11-10 16:51:25

jnascimento
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Re: Textura madeira

Modifier Bevel. Quantos mais "segmentos" mais arredondados são as arestas smile


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#5 2014-11-10 19:08:24

sergio
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Re: Textura madeira

Tmb podes colocar os normals em smooth e brincar  com o modifier edge split (para dar a ilusaõ de arredondamento), no caso de não queres adicionar + poligonos.

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#6 2014-11-13 11:27:58

domus
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Re: Textura madeira

Obrigado pessoal wink
e já agora como meto imagens textura e faço assign no objeto no modo cycles?
tenho andado a testar as texturas no blender render mas não me esta a parecer tão realistas como quero...
algum conselho para esse tipo de texturas no cycles?

Cump.
Domus

P.s. Já tenho feito texturas realistas do tipo criar o objeto só para a textura como mostrei em cima no topico!

Última edição por domus (2014-11-13 11:29:26)

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#7 2014-11-13 12:00:06

jnascimento
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Re: Textura madeira

Na minha opinião, o realismo está principalmente na textura (não imagem mas aspecto que um objecto te transmite: mapas normais, mapas refleções, brilho, ambient oclusion)  e também na iluminação em si. Por exemplo, usares um sistema triplo de lampadas com cores distintas. acaba por dar um maior realismo, embora existam outras configurações
ex:  http://wiki.blender.org/index.php/Doc:2 … oint_Light

Para usares cycles, começas por mudar o motor de renderizacao em cima centro onde diz "Blender Render". Depois selecionas o objecto, escolhes a tab "materiais" e clicas "use nodes". Depois é so abrir o "Node Editor"

Exemplo de configuracao de um shader com texturas (imagem via google).
blender_cycles_UV_diff_nor_spe_shader.jpg


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#8 2014-11-13 23:25:38

costa863
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Re: Textura madeira

Tenho andado de volta do cycles e consegui estes exemplos com texturas de imagem.
A situação da iluminação continua a ser o principal problema. Nestes casos tenho hdr nos 3 mas apenas no primeiro tenho emissão interna.
comentários...

https://www.dropbox.com/s/t4cheq7c04ocy … 1.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/sl1e548us9p55 … 2.png?dl=0
https://www.dropbox.com/s/ahrawwm0m8dvt … 3.png?dl=0

Última edição por costa863 (2014-11-13 23:30:28)


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

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#9 2014-11-14 15:42:23

domus
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Re: Textura madeira

o meu projeto cada vez esta a ficar pior e a uma semana da entrega...
bem isto é o que tenho para agora quando faço render no cycles...
alguem me consegue dar um guia pratico de como por as texturas no cycles...
jnascimento só ha mesmo essa maneira de por textura no cycles? preciso de usar o crazybump certo?
ws4312.png
e costa863 isso foi tudo feito com uma simples textura de madeira?

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#10 2014-11-14 16:04:22

costa863
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Re: Textura madeira

yep

Suite.blend

Aqui tens o ficheiro completo com texturas. Vẽ os nodes. Usei a mesma imagem para a textura e para os bumps. Este blend é um teste para uma suite de um hotel em fase de construção, daí ter aproveitado os electrodomesticos que encomtrei no Blendswap. O soalho e o mosaico da varanda e a textura da parede são addons disponiveis na net. Posso colocar na munha pasta google drive. Se quiseres ajuda no que puder estás à vontade.

Última edição por costa863 (2014-11-14 16:06:15)


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

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#11 2014-11-14 16:31:49

domus
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Re: Textura madeira

Costa muito obrigado pelo ficheiro! so com o teu ficheiro ja tirei 50 duvidas :b
Vou tentar por texturas como tu metes te wink

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#12 2014-11-14 16:39:26

costa863
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Re: Textura madeira

Esses tres nodegroup Soalho, Tiles e paredes são um espetaculo. Ha outro node procedural que so usas cor. Usas as cores para o fundo da madeira, para os veios, para os bumps etc.



wink
parquet


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

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#13 2014-11-14 18:21:38

domus
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Re: Textura madeira

já agora para relva costumam usar textura?
e os vidros como faço transparência e aspecto de vidro?

Última edição por domus (2014-11-14 18:31:04)

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#14 2014-11-14 20:24:40

costa863
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Re: Textura madeira

Dpende para mais realismo creio que a fisica do Blender hair, mas se for apenas para maqueta penso que a textura se bem aplicada serve. Usa o node do soalho mas sem intervalos nas pranchas com uma boa textura de relva e adiciona um node atribute com vertex color para fazer um random. Vou tentar fazer um e logo informo como me saí.
Quanto aos vidros ha um node do Andrew que me parece bastante bom.

Vidro para janelas


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

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#15 2014-11-14 21:25:00

costa863
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Re: Textura madeira

Tenta esta relva. Ja fiz testes com imagens com mair definição mas o resultado não é satistatorio.
Relva
As alterações à base do relvado, tamanho, é feito no add modifier em modo objecto.


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