Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2015-01-02 11:06:08

Flávio Rodrigues
Membro
Registado: 2015-01-02
Mensagens: 3

Modelação de Insfastruturas IT

Bom dia,

Estou a iniciar o meu trabalho com o Blender e tenho um projeto de desenho em Blender para apresentar em resultado final uma Infraestrutura IT com Servidores, Bastidores, UPS´s para além disto, terá que ter o chão divido em quadrados de 60 X 60cm, paredes e portas abertas.

Sendo, ainda um iniciante, gostaria do vosso feedback no que respeita:
O blender será o software OPEN SOURCE mais indicado para este tipo de trabalho?

Como devo desenhar o chão?

Agradeço desde já toda a ajuda prestada.

Obrigado.
Flávio

Offline

#2 2015-01-02 16:39:50

costa863
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 152

Re: Modelação de Insfastruturas IT

Bem vindo à comunidade.
Na minha opinião não encontrarás nenhum software OPEN SOURCE melhor do que o Blender. Por ser muito versátil podes aplica-lo nos mais variados projectos.
Quanto a projectos de arquitectura podes usar os ADDONS disponiveis e gratuitos; para paredes, portas, janelas etc o ARCHIMESH. Muito completo, facil de usar e muito automatizado. Para o chão podes usar duas formas: Com um addon planks.py ideal para fazer todo o tipo de chão; flutuante, mosaico etc. Outra forma é com material
Deixo aqui os links para que possas testar.

https://www.dropbox.com/s/isxnjf7k2x19h … l.png?dl=0

Chao com material

https://www.dropbox.com/s/b4bg4m2xmtwdu … s.png?dl=0

Blend

Chão com o addon planks ( atenção que o quadro de alteração dos valores encontra-se no "add modifier"

Archimesh Addon

Planks

Se precisares de ajuda para estamos ca

Última edição por costa863 (2015-01-02 16:49:20)


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

Offline

#3 2015-01-14 17:40:02

Flávio Rodrigues
Membro
Registado: 2015-01-02
Mensagens: 3

Re: Modelação de Insfastruturas IT

Olá de novo,

Obrigado pelo feedback.
Já consegui fazer e já estou a utilizar o Archimesh, muito bom.
Neste momento, estou com dificuldade em fazer um divisória metálicarv8b9yl4.png, já coloquei a textura com uma imagem png, no entanto, não sei como ficar a ver-se apenas a textura sem a cor do material que neste caso é preta.

Alguma dica?

Obrigado.

Offline

#4 2015-01-14 18:39:24

costa863
Membro
De: Lisboa
Registado: 2013-02-24
Mensagens: 152

Re: Modelação de Insfastruturas IT

Se a divisoria é metal porque é que metes material preto ?
Se estas a renderisar em cycles podes usar um material metealico basico.
Node editor 3 shaders 1 difuse quase branco 1 outro glossy quase branco e 1 mix shader onde equilibras o brilho.


Quando olhamos para um objecto e pensamos que forma geométrica se aplica... isso é 3D!!!

Offline

Rodapé do site