Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2015-07-04 04:46:43

Eitapoh
Membro
Registado: 2015-05-24

Viajando em cores - Um experimento

rrHNk2l.png

Isso na verdade não é um jogo. Vejamos.

Eu sempre fui um traste com cores, especialmente quando tento escolher uma naqueles seletores que bem conhecemos. Sempre tive dificuldade até mesmo de entender direito certas paletas de cores. Então resolvi criar um cenário 3D com uma porção de cubos, cada um com a cor definida pela própria posição:

Desde a posição [x=0, y=0, z=0], para fazer a mistura de cores dos cubos:
- Maior distância no eixo X – maior carga de VERMELHO;
- Maior distância no eixo Y – maior carga de VERDE;
- Maior distância no eixo Z – Maior carga de azul.

Alguns exemplos:
Posição [x=255, y=255, z=0], temos um cubo amarelo.
Posição [x=0, y=255, z=255], temos um cubo cian.

Mw34P3r.png

As cores são dadas por código em Python, então só dá pra ver as cores quando o motor de jogo está rodando.

Podemos mover a camera usando:
W – Pra frente
S – Pra trás
A – Pra esquerda
D – Pra direita
Q – Pra baixo
E – Pra cima

O círculo no meio da tela mostra a cor de acordo com a nossa posição atual..

r4bIzGL.png

Mas eu não queria só as cores dos cubos, mas também cores intermediárias. Se pressionarmos o botão esquerdo do mouse, criamos um octaedro com a cor da nossa posição (nesse momento a câmera dá um pequeno pulo pra trás pra gente poder ver melhor esse novo objeto). O texto acima desse octaedro mostra a cor em hexadecimais.

biT2Lj7.png

Outra opção: se sabemos de uma cor que a gente quer em hexadecimais, podemos teclar Enter pra digitá-la (sem o sinal #). Então, teclamos Enter pra confirmar e um objeto Empty vai até o lugar certo e cria esse novo objeto lá (a câmera não vai até lá, permanecemos no mesmo lugar).

Só tem um problema: essa última opção (digitando a cor) funciona legal quando a gente roda dentro do Blender. Mas se a gente exporta como executável, a gente digita a cor, tecla Enter pra confirmar mas o “jogo” não cria o novo objeto. Não sei por quê.

Uma última coisa: tecla de espaço reinicia o cenário.

Aqui pode baixar o arquivo “.blend”, se alguém quiser testar: http://ge.tt/55aW2gJ2/v/0
Se quiser testar a opção de digitar a cor, digite 050505 ou 0e0e0e, que cria um objeto perto do cubo preto. X)

Última edição por Eitapoh (2015-07-04 04:48:18)

#2 2015-07-06 11:51:13

jnascimento
Membro
De: Coimbra
Registado: 2013-02-24

Re: Viajando em cores - Um experimento

Muito giro, realmente poderá dar jeito a pessoas como eu que tem pessima imaginação para cores.
Também seria giro haver uma lista de objectos a carregar em x do cubo, como por exemplo a suzane .  Eao visualizar um objecto esse ter um sistema triplo de lampadas para ver a cor iluminada.

Continuação de bom trabalho

Atualmente a brincar com: Blender, Substance Designer & Painter, UE4

#3 2015-07-15 06:21:53

Eitapoh
Membro
Registado: 2015-05-24

Re: Viajando em cores - Um experimento

Obrigado! É uma boa ideia essa dos objetos diferentes. Por coincidência, eu até estava testando umas formas de criar um menu pra selecionar objetos.
Só não sei como faria essa parte das lâmpadas. Essa versão que aí está está sem lâmpadas, então é como se fosse uma iluminação uniforme pra todos os lados. Por isso que não aparecem variações de tons nas faces de um mesmo cubo.
Mexi quase nada com lâmpadas, ainda me atrapalho bem com isso. É outra coisa pra aprender. Como você pensou em deixar essas lâmpadas distribuídas? Tem alguma sugestão de tipo de lâmpada?

Rodapé do site