Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2016-09-27 12:56:01

leonardosv
Membro
Registado: 2016-09-27

Animar dois objetos ao mesmo tempo

Bom dia galera!! Tudo bem??

Sou iniciante por aqui e estou com algumas dúvidas.. hehe
Eu já criei meu personagem, fiz o esqueleto e as animações, mas estou com uma dificuldade...

Meu personagem possui uma "prancha de surf", mas não consigo animar o personagem e a prancha juntos. Não consigo selecionar o esqueleto do personagem e da prancha ao mesmo tempo.. O jeito que consegui fazer é animar o esqueleto do personagem primeiro e depois da prancha, mas isso pra mim não resolve, porque depois que eu exporto para o Unreal Engine 4, ele entende que as animações estão separadas. Preciso que fiquem juntas, em uma só animação!
Já tentei algumas coisas, mas sem sucesso.. Não sei mais o que fazer.

Com dois objetos separados, é possível selecionar o esqueleto dos dois ao mesmo tempo?
Ou então teria alguma outra alternativa para animar dois objetos ao mesmo tempo?

Att,

#2 2016-09-27 13:42:24

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Animar dois objetos ao mesmo tempo

Bom dia Leonardo e sê bem vindo!

Podes usar o mesmo esqueleto em dois objectos diferentes. Adiciona um osso no esqueleto do personagem para controlar a prancha, depois só necessitas desse mesmo esqueleto para controlar tanto a prancha como o personagem.

A qualquer dúvida cá estaremos para ajudar wink

#3 2016-09-27 15:32:52

leonardosv
Membro

Bom dia SlykDrako!

Muito obrigado pelo recebimento! smile
Então.. Em uma das minhas idéias foi fazer isso ai também.. rsrs
Liguei o osso do pé esquerdo do personagem na prancha. Mas depois de ligar o osso no objeto da prancha, quando vou movimentar o osso, acontece uma "deformidade" no objeto, como se as bordas ficassem paradas e apenas o centro se movesse, ou seja, o objeto "prancha" não se move por completo. Diferentemente se eu colocar o osso separado, diretamente na prancha..
Teria alguma opção para não ocorrer essa deformidade?

Obrigado!

Última edição por leonardosv (2016-09-27 15:33:38)

#4 2016-09-27 15:59:36

SlykDrako
Membro
Website

Certificaste-te que os "weights" dos ossos estão correctos? Talvez tenhas um osso a influenciar vértices que não deveria de influenciar.

Vê também em cada objecto, no modificador "armature" se não tens a opção "Bone Envelopes" activada, às vezes podem dar problemas desse tipo.

Se não conseguires resolver isso e se puderes partilhar o ficheiro, sempre ajuda em encontrar o problema e explicar-te melhor como resolvê-lo.

#5 2016-10-18 11:45:35

leonardosv
Membro

Bom dia SlykDrako,

Deu certo!! Eu estendi um osso da perna na prancha e depois verifiquei os "weights". Agora a animação está sendo realizada nos dois objetos em conjunto!

Muito obrigado!

Att,

#6 2016-11-20 08:35:31

SlykDrako
Membro
Website

Alegro-me ter podido ajudar!
Em mais alguma dúvida é só perguntar wink

Rodapé do site