Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2018-06-27 01:35:22

maarinhob
Membro
Registado: 2018-06-26

Exportação de localização de um pendulo que oscila

Não sei se aqui é o lugar correto, se não peço desculpas!

Galera estou fazendo um artigo cientifico com o intuito de melhorar o ensino de Física utilizando o Blende, ai eu queria saber se tem como exporta a localização dos eixos x, y e z,para gerar um grafico, quando eu coloco a animação para rodar eu vejo q fica variando uns valores, porem eu não sei exporta-los

#2 2018-06-27 14:26:50

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Exportação de localização de um pendulo que oscila

Não creio que o blender tenha opção para fazer isso.
Parece-me que a única forma será criando um script que guarde num ficheiro algum array ou algo com a localização do objecto. Para isso tens de ter conhecimentos de python, se não talvez possa tentar fazer algo, mas não tenho a certeza que consiga criar um script que faça isso. Talvez também ajude se me puderes enviar um ficheiro .blend que possa usar como teste.

#3 2018-06-27 17:01:41

maarinhob
Membro

Seria de grande ajuda, pois eu não tenho conhecimento muito do Blender, ultilizei como projeto de iniciação cientifica por ser um sotfware livre e de alto nivel, estes dados seria de grande ajuda para criação de gráfico, mandarei o link do Google drive do arquivo .blender .Google Drive

#4 2018-06-27 19:38:25

SlykDrako
Membro
Website

Assim que possa vejo se consigo fazer alguma coisa, também não tenho a certeza se saberei fazer isso.

#5 2018-06-27 21:14:47

SlykDrako
Membro
Website

Isto foi o que consegui fazer. Só tens de carregar no botão "Run Script" que está no editor de texto (deve demorar um bocadinho a obter todas as posições de todos os frames).
Irá ser criado o ficheiro "lista.json", que está em formato json, na mesma localização do ficheiro .blend.

https://drive.google.com/open?id=12nMKQ … s8BpRc476Z

#6 2018-06-28 01:27:46

maarinhob
Membro

Muito massa, eu queria aprender como faz este script, como ele é simples acho que não seria difícil aprender, poderia usar em outros experimentos, vc utilizou um vazio no pendulo e deu um alt+p, e faz o script sobre este vazio ?

#7 2018-06-28 19:12:40

SlykDrako
Membro
Website

Sim, o empty tem como parent o pendulo. O empty também tem de ser o objecto activo, neste caso.
Para fazer o script convém ter algumas noções básicas de python. O resto podes encontrar ajuda online, eu procurei quase tudo do que usei nesse script e encontrei sempre alguém que tinha a mesma dúvida. Como último recurso sempre há a documentação do api do blender, mas por aí é mais complicado tongue

Rodapé do site