Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2018-05-08 20:55:36

Forion
Membro
De: Brasil
Registado: 2013-02-25

Solar do Glória

Boa tarde meus amigos portugueses!

Só pra dar uma movimentada no fórum, vou fazer algo que não faço geralmente, que é mostrar trabalho em progresso haha.

Este está sendo um trabalho bem interessante, se trata de um edifício histórico aqui da cidade onde moro. Claro que em questão de idade ele é "novo" em comparação a alguns edifícios ai em Portugal haha, mas para esta cidade com +/- 150 anos ele é antigo.

Eis uma imagem:
w1Vbbtm.jpg

Fiquei encarregado de criar uma réplica em 3D da construção.
Então após alguns minutos de trabalho hehehehe temos parte do volume já definido.

zWle9zu.png

Mais imagens virão conforme o modelo for evoluindo. Acompanhem!

#2 2018-05-09 04:17:02

Forion
Membro

Re: Solar do Glória

Update!

Modelagem finalizada ... agora vamos para a texturização!!

nULWbKn.png

#3 2018-05-09 12:36:00

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Está puramente fantástico, excelente trabalho wink
No final vais recriar a rua ou vai ser só o edifício?

Continuação de um bom trabalho wink

#4 2018-05-09 15:24:06

Forion
Membro

Muito obrigado hehe.

No pedido for orçado somente até a calçada (que ainda falta modelar).

Mais um update e uma imagem do google maps mais atualizada que aquela fotografia, pois alguns detalhes mudaram na fachada.

Separei os objetos por material, para começar a trabalhar na textura.

JhI1jhl.png

CiLkkZC.png

Última edição por Forion (2018-05-09 15:25:20)

#5 2018-05-10 11:57:46

SlykDrako
Membro
Website

Está mesmo muito próximo ao real, fantástico trabalho wink
Se precisares de boas imagens HDRI para iluminar a cena, tens muitas aqui hdriheaven, em caso de ainda não conheceres.

#6 2018-05-11 04:06:04

Forion
Membro

Obrigado, não conhecia esse site hehe.

Update agora já com a calçada

X6mkeNo.png

#7 2018-05-11 19:45:46

SlykDrako
Membro
Website

Está a ficar com muito bom aspecto wink
Deixo-te mais uma página que talvez te seja útil. Texturas PBR com licença CC0.

#8 2018-05-16 16:03:33

Forion
Membro

Não conhecia esse site também, gostei bastante.

Dei uma pincelada nos materiais agora, e na iluminação, fiz um render rapidinho só pra ver como tava, tem bastante coisa pra ajustar.
Estou cogitando fazer um render noturno, mas admito que não é meu forte. Contudo estou gostando do andamento.

aAnNdjM.png

#9 2018-05-16 20:46:06

SlykDrako
Membro
Website

Está fantástico!
Gostei do pormenor do passeio não ser completamente direito, esses altos e baixos dão-lhe algo mais de realismo. A textura da parede parece-me que está um bocadinho grande, mas isso são ajustes que ainda deves fazer, como mencionaste.

#10 2018-05-18 06:33:06

Forion
Membro

Obrigado Slyk hehe ... Estou experimentando bastante nesse projeto, vários setups de câmeras e iluminação. Estou tentando pegar a essência desse edifício, ele tem um ar bem próprio, mas tá difícil conseguir atingir o ponto certo.

Quanto aos materiais estou indo mais na calma, vou ajustando um pouco daqui e um pouco dali. hehehe

Detalhe, o modelo ainda está em "lowpoly" para agilizar os render experimentais. Mas no próximo update pretendo apresentar um modelo highpoly, com melhor acabamento nas quinas. Pois sei que essas transições bruscas estão comprometendo o realismo.

pZkVzN2.png

#11 2018-05-18 08:36:43

SlykDrako
Membro
Website

A parte da composição é sempre complicado tongue
Tenta por a câmara à altura de uma pessoa, como se alguém estivesse a tirar uma foto ao edifício, não sei se ajudará, mas vê que tal fica.
Também te recomendo a colocar um céu, nem que seja o sky texture do blender, esse fundo branco/preto sobressai muito e tira-lhe algum protagonismo ao edifício, mesmo nestes renders de teste. Não sei se estás a renderizar com fundo transparente, mas há forma de separar a imagem hdri que ilumina a cena de uma imagem que fique de fundo, vê estes nós...
nosmixfundo.jpeg

Última edição por SlykDrako (2018-05-18 08:37:47)

#12 2018-05-21 06:37:38

Forion
Membro

Boa noite povo de Portgual!

Então Rui, deixei o fundo transparente mesmo, hehe, mas agora coloquei algo de background.

Gostaria de pedir desculpas também, sei que pode parecer que estou enrolando, e que não há grandes avanços de um post para o outro. A verdade é que não estou tendo muito tempo para trabalhar em cima do render, mas o principal mesmo é que cada coisa que mudo vou postando por dois motivos:

Primeiro é para fins de registro, fica registrado o que eu já tentei, o que funciona e o que não funciona, como um diário smile

Segundo é mostrar para o pessoal mais novo que um render magnífico não surge na primeira vez que você aperta F12, e que é um longo caminho, e não é fácil esse caminho. Isso me fez lembrar de um ditado que temos aqui no Brasil, "de grão em grão a galinha enche o papo", então a ideia é essa. Muitas vezes vemos grandes artistas postando seus trabalhos finalizados e não nos damos conta de toda a dedicação que ele teve.

Gostaria de te agradecer Rui, pois seus comentários são sempre de grande ajuda, e isso me estimula também a mostrar o processo a fim de receber mais sugestões para melhorar. Creio que esse seja também o objetivo do fórum haha.

Mas vamos aos negócios. Nesse update mudei novamente o angulo da câmera à altura da pessoa, como sugeriu. Além do background que coloquei. Fiz também alguns pequenos ajustes no material.

Estou gostando dos avanços, agora vou trabalhar um pouco em cima do asfalto (que inclusive está com a textura distorcida)  e da calçada, colocar algo em primeiro plano pra dar maior sensação de profundidade , adicionar alguns elementos como talvez buracos no asfalto, faixas pintadas, talvez um bueiro, placas de sinalização na calçada, poste de luz para dar um ar mais realista a cena.

Claro, não vou adicionar tudo isso, vou escolher alguns elementos e ver o que ajuda a compor a cena sem tirar o protagonismo da edificação.

Ainda vou alterar um pouco o setup da iluminação, tem algumas coisas que não me agradam.

W9avw35.jpg

#13 2018-05-21 14:47:30

gibranvl
Membro
Registado: 2018-05-13

encantado a cada update

#14 2018-05-21 15:47:18

SlykDrako
Membro
Website

Pessoalmente gosto de ver a evolução dos projectos, se puder ajudar, nem que seja com pequenas dicas, melhor ainda smile. Por isso, o meu obrigado!

Tens feito um excelente trabalho e tem-se notado uma evolução em todos os renders, parabéns!
Para a iluminação, se calhar, podias colocar uma diurna e outra nocturna. Colocas as luzes todas num layer separado e quando quiseres renderizar a cena de noite activas esse layer. Também podes criar duas configurações para o background, iluminação global, e depois conectas uma ou outra dependendo da hora do dia que queres ver a cena.
Uma das coisas que lhe está a tirar um pouco de realismo é que o interior do edifícios está vazio, possivelmente sem paredes interiores nem nada, e isso nota-se mais na cena nocturna. Numa diurna o reflexo dos vidros iria "esconder" um pouco mais o interior, mas criar um interior completo numa cena, já de por si, complexa, daria muito trabalho wink

Mais uma vez, o meu muito obrigado por colocares estes renders e o avanço do projecto.
Continuação wink

PS: essa expressão também existe em Portugal wink

#15 2018-07-09 03:14:06

Forion
Membro

Olá pessoal,

Infelizmente obtive pouco progresso com o render,  até pq foi me pedido só o modelo 3D do prédio para um estudo arquitetônico, o render acabou sendo um plus, e a entrega do modelo foi feita há um bom tempo. Tentei desenvolver um bom render, mas existiam vários limitantes, como o entorno principalmente, e também tive dificuldades para iluminar essa cena, nada estava me agradando.

Claro que existem soluções para esse problemas, como desenvolver o entorno, para então conseguir um angulo de câmera melhor, e complementar a cena. Outro seria desenvolver o interior do edifício e por ai vai. Porém os trabalhos andam e não tive tempo para me dedicar a algo pelo qual não estou recebendo retorno financeiro hehehe.

Estarei deixando aqui o render que foi incluso junto no contrato, e que marcou o final do trabalho oficialmente. No quesito qualidade em relação a computação gráfica realmente não está um trabalho excepcional, porém atendeu as necessidades para os fins que o cliente precisava, o que para mim é o importante.

Om6lK94.png

Obrigado pelos que acompanharam e gostaram, abraço.

Última edição por Forion (2018-07-09 03:14:37)

#16 2018-07-11 12:20:40

SlykDrako
Membro
Website

Excelente trabalho Forion, muitos parabéns!
Gostei bastante do resultado final do render, as cores dão-lhe um toque mais antiquado, muito bom wink
Parabéns!

Rodapé do site