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Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

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#1 2018-07-21 19:35:19

SlykDrako
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Nave

Já há uns bons anos que não modelava uma nave, e estava na altura de voltar a pegar em uma hehe.
Tenho vindo a trabalhar nela aos poucos e exclusivamente com o Blender 2.8.
Espero que gostem!

O progresso de hoje
wip1.png

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#2 2018-07-21 19:49:32

Forion
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Re: Nave

Woow, está espetacular.
Tem tudo para ser uma grande trabalho. Mal posso esperar pelas novidades.

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#3 2018-07-22 20:53:52

rapid
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Re: Nave

Nice smile

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#4 2018-07-23 22:10:51

SlykDrako
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Re: Nave

Obrigado Forion e Rui!

Hoje gravei um vídeo enquanto modelava parte da nave, que quase de certeza vai mudar porque não me convenceu hehe. Se quiserem ver como está a ficar a nave podem saltar para o fim.

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#5 2018-07-25 21:54:14

SlykDrako
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Re: Nave

Este é o aspecto em que a nave está neste momento. Ainda lhe quero adicionar mais algum detalhe aqui e ali para depois começar com as texturas e materiais. Talvez mais um par de dias e tenho a modelação terminada!

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#6 2018-07-26 00:05:35

Forion
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Re: Nave

Fantástico, big_smile big_smile

Muito legal ter gravado o vídeo, eu deveria fazer isso mais vezes, mas não sei qual gravador usar, qual você usa?

Está ficando incrível, parabéns

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#7 2018-07-26 10:10:02

SlykDrako
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Re: Nave

Muito obrigado Forion smile

Eu uso linux! O programa que uso, neste momento, é o SimpleScreenRecorder.
Para windows não tenho a certeza, mas acho que o OBS (Open Broadcaster Software), além de permitir fazer stream, acho que também tem opção para gravar. Nunca o usei por isso não tenho a certeza.

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#8 2018-07-26 23:11:03

Forion
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Re: Nave

E no mais, você podia detalhar mais sobre o setup de iluminação? Geralmente quando vou apresentar modelos sem shaders não consigo criar uma iluminação eficiente. Ou é clara demais, e acaba ocultando os detalhes, ou é escura demais e também não consegue revelar os detalhes da malha.
Nas suas imagens o contraste é perfeito.

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#9 2018-07-26 23:34:30

SlykDrako
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Re: Nave

Obrigado Forion!
Não estou a usar nada de especial, apenas uma imagem HDRI e a magia do Eevee smile

Hoje adiantei mais um pouco.
nave202.png
nave203.png
nave204.png

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#10 2018-08-03 22:34:33

SlykDrako
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Re: Nave

Depois da modelação terminada, que não acabou por me convencer de todo, mas já não gostava nada do que lhe adicionava, por isso ficou como está hehe
Agora comecei a trabalhar na textura, algo que nunca se me dá lá muito bem tongue

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#11 2018-08-04 11:55:17

rapid
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Re: Nave

Está a ficar espetacular!
Que hardware tens?
A versão 2.8 tens-se mostrado estável?

Última edição por rapid (2018-08-04 11:55:54)

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#12 2018-08-04 13:40:49

SlykDrako
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Re: Nave

Obrigado!

O hardware é algo modesto, é o PC antigo que tinha o meu irmão! Não sei ao certo as especificações, mas o CPU é um AMD Phenom X2 (acho) com 4 nucleos, não sei ao certo a velocidade. 8 GB de RAM DDR3. Placa gráfica bem antiga, uma GTS450 com apenas 1GB de VRAM.

Tem estado mais ou menos estável! Durante a modelação só estourou uma vez, mas durante esta parte de criar a textura já estourou umas quantas. Eu é que estou constantemente a gravar por isso raramente perco algo.
Ainda não o recomendo para projectos a sério, mas para brincar um pouco torna-se engraçado. O Eevee tem-me hipnotizado hehe.

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#13 2018-08-04 16:24:36

rapid
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Re: Nave

O meu portatil não aguenta/suporta o 2.8.
O 2.79b vai funcionando bem, apesar de ter uma GT 330m ela não funciona no Blender/Ubuntu. Já fiz várias experiências (Com a atualização do CUDA, etc) mas dá sempre erro. Mas sem stress. Pois brevemente vou comprar um pc novo. wink

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#14 2018-08-04 18:16:04

SlykDrako
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Re: Nave

Eu uso o Manjaro e houve uma actualização dos drivers da nvidia que me obrigou a usar uma versão diferente. Não me lembro se agora se chamam de legacy driver ou algo parecido. A nvidia deixou de suportar algumas placas gráficas.
O cuda também não me funciona, o cycles só funciona por CPU. Normalmente compilo o blender com o cuda desactivado. Neste caso acho que é o blender que não suporta a ultima versão do cuda, a 9.0 acho, e o manjaro tem sempre tudo nas ultimas versões. O ubuntu é possível que ainda use o cuda 8.0 que acho que é a versão compatível com o blender. Se conseguires instalar os drivers legacy talvez consigas, pelo menos, por o cuda a funcionar.
O blender 2.8 precisa de uma placa gráfica com opengl 3.3, pelo que vi essa placa só suporta opengl 2.1 tongue, mas se vais comprar um pc novo não precisas de te preocupar com isto smile
Depois se conseguires usar o blender 2.8 diz o que te parece wink

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#15 2018-08-04 18:23:29

rapid
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Re: Nave

Nunca experimentei o Manjaro. Na próxima vez que for atualizar o SO experimento smile

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#16 2018-08-11 04:08:56

SlykDrako
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Re: Nave

Eu estou a gostar bastante de usar o manjaro, e como é baseado no arch linux praticamente todo o software que existe para linux está disponível smile

Teaser da animação da nave

Cliquem aqui se quiserem fazer o download da nave (necessário blender 2.8)

Última edição por SlykDrako (2018-08-11 04:09:47)

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