Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2018-11-01 01:27:10

cames96
Membro
De: Braga
Registado: 2018-10-22
Website

2D Led Matrix - Projeto de Eletronica

Boas pessoal,

Este ano um dos projetos (de Eletronica) nos quais estou envolvido tem a ver com a criaçao de um produto que consiste no seguinte:
-A matriz de leds, 2d, 10x10, (10 fitas led com 10 leds cada)
-Um display com touchscreen por baixo de forma a apresentar um menu e alternar entre opções.
-Um microcontrolador a controlar este sistema, comunicando tambem com uma app de Android por bluetooth de forma a ter 2 maneiras de interagir com o mesmo.
Nesta fase do projeto é necessario apresentar o design do produto, pensei em combinar as skills de blender e apresentar algo que possa ser parecido ao prototipo final.

A ideia é fazer uma estrutura semelhante a esta:

Neste momento está nesta fase, mas ja tenho algumas duvidas sobre o que vai ser necessário fazer:

led_matrix.png

Como e que faço um material semelhante ao painel superior, algo estilo acrilico fosco, que "espalha" a luz do led que se encontra por baixo?

#2 2018-11-01 18:57:32

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Re: 2D Led Matrix - Projeto de Eletronica

Fiz este teste, a ver se te ajuda. Deixo-te o ficheiro .blend para download

testeledmatrix01.png

#3 2018-11-02 22:59:45

cames96
Membro
Website

Boa noite,

Antes de mais queria agradecer pela resposta rapida, sendo que ver esse ficheiro despertou-me algumas dúvidas sobre o que fizeste.
O cilindro que serve de chao/ parede para a scene é uma ideia que nem sequer tinha pensado mas dá para apresentar o render de uma forma espetacular.
Não entendo bem o que e que o cilindro tem aplicado (o bevel e o subsurf entendo). Mas ao olhar de frente no viewport, parece que a parte de tras do cilindro nao e apresentada. Alguma opçao selecionada para deixar o pc mais rapido enquanto se mexe no viewport?

duvida.png

Depois quanto aos materiais, eu a nivel de materais tenho de praticar bastante porque ainda mexi muito pouco.
Vi que o cilindro tem um Principled para lhe dar a reflexao, cor e etc.
Para os leds, nao percebi bem o que foi aplicado, eles vao buscar a zona certa da imagem atraves do UV Unwraping? nao percebi bem como e que eles sabem que coordenadas da imagem devem ir buscar a cor.

#4 2018-11-03 00:48:16

SlykDrako
Membro
Website

Boas,

Para não se ver a parte interior dos objectos podes activar a opção "Backface Culling" que está em Shading no painel da tecla N. Eu uso isto bastante porque se consegue ver melhor as faces que estão invertidas, com essa opção essas faces não aparecem.

Quando aos leds, fiz um project from view (quando modelei estava tudo orientado à base, não inclinado como no ficheiro que te enviei, podes fazer um ALT+R no empty para voltar à orientação original). Depois de fazer o project from view, fui ao uvmap editor e fiz um scale para 0(zero) alterando o centro da escala para Individual Origins. Foi basicamente isso.
Se não me expliquei muito bem, diz que tento gravar um vídeo a mostrar como fiz essa parte.

#5 2018-11-03 12:31:47

cames96
Membro
Website

Boas,

Depois de ver uns videos no youtube penso que percebi o conceito do project from view, mas gostava de saber se nao existe forma de chegar a um resultado semelhante sem utilizar uma textura aplicada ao padrao dos leds, se dava para colocar um led com o material a emitir, de forma a dar algo semelhante. Andei a mexer um bocado nas opçoes a ver se conseguia algo parecido mas ainda esta longe disso. A ideia era conseguir controlar o padrao apresentado alterando apenas o material aplicado as filas de leds, em vez de criar uma textura e aplica-la a toda a matriz.

Nao sei se estou a complicar demais com esta ideia...

Estado atual do projeto:
45238693_265881107465358_8473269420381175808_n.png

Ficheiro .blend: led_matrix.blend

#6 2018-11-03 17:21:18

SlykDrako
Membro
Website

Consigo pensar em um monte de formas de aplicar cores aos leds sem usar uma textura, mas não sei qual será a melhor para o que procuras fazer.
Podes aplicar um material a cada led, podes usar vertex paint para dar cor a cada led, podes usar uma textura simples para cada uma das linhas, pode-se criar alguma combinação de nós matemáticos para criar as cores, talvez até se possa criar um script que vá buscar as cores RGB a um ficheiro, não sei muitas formas. Não sei como funciona um led matrix real, talvez se consiga simular o mesmo comportamento, não sei.

#7 2018-11-04 11:12:32

cames96
Membro
Website

Boas,

Depois de ver que estava a obter muitos fireflies, andei a procurar causas para esse problema. Vi na net que poderia ser causado por ter fontes de luz demasiado pequenas. Como tinha leds minusculos com um emission material aplicado, testei aumentar o tamanho dos leds. Assim fica muito mais proximo do resultado que estava a espera.

Nunca usei Vertex Paint, certamente vai dar jeito para tornar o processo de criar os padroes de forma mais rapido, obrigado pela dica.

"um script que vá buscar as cores RGB a um ficheiro" acho que vou começar a usar os conhecimentos de programaçao com o blender, a ver com que facilidade conseguiria algo assim. Nem sequer tinha pensado em misturar esses conhecimentos sinceramente. Muito obrigado pelas dicas.

Alguma dica para diminuir o ruido na imagem?

Estado atual do projeto:

unknown.png

#8 2018-11-04 16:03:00

SlykDrako
Membro
Website

Boas,

Para diminuir os pontos brancos podes desactivar as causticas, que estão no painel de Render em Light Paths, neste render não creio que se vá notar muito a diferença.
Para diminuir o ruído, além de aumentar os samples. podes activar o Denoiser que está no painel Render Layers (logo a seguir ao do Render), a última opção.

Se tiveres mais alguma dificuldade pergunta e vai mostrando o progresso wink

#9 2018-11-05 20:10:49

cames96
Membro
Website

Espero que nao seja uma dúvida "estupida" mas gostava de saber como fazer o seguinte:
De forma a adicionar uns extras a matriz, fiz Alt + R, dei reset a rotaçao, adicionei os extras. Mas depois como e que eu posso obrigar o painel frontal a ficar perpendicular a um Empty Object que eu coloque em frente a este?
Sem estar a dar rotate a olho senao a cada vez que fizer modificações fica numa posição diferente e nao da muito jeito.

#10 2018-11-05 22:41:44

SlykDrako
Membro
Website

Não sei se entendi muito bem, mas creio que se adicionares o parent dos extras ao empty quando estes estão perpendiculares, depois só necessitas de rodar o empty para colocar tudo na posição que quiseres.
Não sei se era isto que querias, não entendi mesmo muito bem o que queres fazer.

#11 2018-11-06 11:49:17

cames96
Membro
Website

Boas,

Estive a adicionar um extra ao projeto, que vai ser incluido no prototipo final, o display/touchscreen (2.8" TFT Touch Shield for Arduino).

A minha ideia era tentar automatizar ou facilitar o processo de alterar o modelo futuramente, caso seja preciso mudar a escala, texturas, etc, de forma mais simples. Quando a mesh esta assim inclinada torna-se menos intuitivo de mover no eixo de x, y, etc. Usando movimentaçoes no modo normal em vez de global ajuda, mas era so mesmo uma duvida que nao impede o resto do projeto, era um extra para aprender.

Deixo aqui uma imagem a tentar explicar o que queria fazer (colocar a matriz perpendicular ao empty, ou seja, o seu vetor normal a ficar alinhado com o empty)
duvida.png

Ao fazer Alt + R e Alt + G fico com algo assim:

problem_normal.png

Estado atual do projeto (32 samples, na 3d view, eu coloco um render com muito mais qualidade assim que puder)
led_matrix_part4_touch_crop.png

#12 2018-11-06 19:30:01

SlykDrako
Membro
Website

O ideal teria sido teres modelado tudo num determinado ângulo recto, depois criar um empty e parentear tudo a esse empty, depois só precisavas de manipular o empty para colocar a matrix na posição e ângulo que quisesses, e se precisasses de fazer alguma alteração na matrix só precisavas de fazer um ALT+R ao empty. Agora fica um bocado mais difícil de fazer alterações. Talvez possas parentear todos os objectos a um deles, à caixa exterior ou algo, depois fazer o ALT+R a esse (sem ter os outros seleccionados), talvez assim volte tudo à posição inicial, mas não tenho a certeza.
O render está ficar engraçado, muitos parabéns wink

#13 2018-11-07 10:55:43

cames96
Membro
Website

Ando a ver como dar bake da iluminaçao, texturas e etc para fazer uma animaçao turntable com a matriz, para ser mais facil de identificar falhar e melhorar as minhas skills (nao percebo nada de animaçao, turntables mas havendo vontade e tempo aprende-se sempre).
Deixo aqui um render em 2048x2048, estado atual do projeto (nao sei se devia deixar apenas o link da imagem para nao ocupar espaço neste post do forum, mas o pessoal diz que quer ver renders wink):
matriz_snake2k.png

#14 2018-11-07 16:30:24

SlykDrako
Membro
Website

Está muito bom, parabéns!
Quando ao bake, não sei se neste caso irá funcionar muito bem, devido à refração da luz e aos reflexos. Se fosse uma imagem estática, se calhar, não se iria notar, mas um turntable deve-se notar, acho.
Se puderes dá uma vista de olhos ao novo blender 2.8 e vê que tal fica um render com o Eevee. Terás de activar o screen space relection/refraction para que o vidro funcione mais ou menos bem, e jogar depois com alguns valores no material. Só não sei se irá funcionar este tipo de iluminação. Se funcionar os tempos de render serão infinitamente inferiores, segundos por frame.
Outra possibilidade será usar uma render farm grátis como Sheep It, leva o seu tempo, mas é grátis hehe.
Excelente trabalho, e sim, queremos renders hehe wink

#15 2018-11-07 17:46:21

SlykDrako
Membro
Website

Fiz um teste rápido (um pouco às três pancadas hehe), talvez funcione.
Deixo-te aqui o ficheiro para download se lhe quiseres dar uma vista de olhos.
testerefraccaoledmat.png

#16 2018-11-08 16:44:22

cames96
Membro
Website

Boas,

Com certeza que vou dar uma olhada no blender 2.8, embora esteja hesitante devido a grande alteraçao a nivel da GUI e de ainda nao sair uma versao muito estavel. Pra quem percebe pouco de blender como eu, trocaram-me as voltas todas nesta fase de aprendizagem xD. Acho que vou tentar consolidar melhor as bases a nível de modelação, texturas e entender bem as propriedades dos materiais antes de dar o salto para o 2.8. Algo que ainda me faz confusão nos meus projetos é, especialmente com a madeira, saber se fiz algo realista, o UV mapping ainda está numa fase muito básica na minha opinião. Ando a ver uns vídeos a ver se entendo melhor destes varios aspetos antes de fazer uma transiçao desse calibre.

Apesar disto, vou ver um vídeo para entender melhor o principled shader, que parece ser uma especie de holy grail para usar com o Eeevee, de forma a tentar obter resultados semelhantes no 2.8 com tempos de render bem melhores (pelo que vi com um setup simples, parece ser bem mais rápido).

Vou tentar ter um render em 2.8 feito ate a proxima semana, tenho tido como objetivo manter um bom ritmo de evoluçao wink

#17 2018-11-08 19:14:25

SlykDrako
Membro
Website

Para os materiais deves usar o principled shader para praticamente tudo, podes usar o glass para materiais transparentes, mas o principled também pode ser usado para isso. Depois é só procurar texturas preparadas para PBR (physically based rendering).
Deixo-te aqui este exemplo, não é dos melhores, mas deve-te ajudar a entender um pouco como usar o pricipled.
download do ficheiro .blend (versão 2.8)
madeiracycleseevee.png
Links para texturas PBR
https://3dtextures.me/
https://www.cc0textures.com/
https://freepbr.com/
https://texturehaven.com/

Para uma iluminação mais realista podes usar imagens HDRI
https://hdrihaven.com/

Sobre os tempos de render entre cycles e eevee, a diferença é abismal. Neste render o cycles demorou cerca de 7min. enquanto que no eevee levou 11seg., mas tens de ter em conta que com o eevee nunca vais conseguir um render tão realista como no cycles, mas em alguns casos pode ser mais que suficiente.

#18 2018-11-08 23:31:45

cames96
Membro
Website

queria tirar uma duvida rapida, queria perceber o que aconteceu para ficar com estas vistas todas, modificações da default, nao compreendo bem estes layouts.
duvida2.png

#19 2018-11-09 02:30:02

SlykDrako
Membro
Website

Talvez tenhas clicado, sem querer, no mais que fica à frente do nome!? Não sei se haverá algum atalho que cria novas vistas. De todos modos, não tens de te preocupar com isso, podes apagar as que tens a mais, creio que não te irá afectar em nada a cena.

#20 2018-11-10 16:31:07

cames96
Membro
Website

Boas,
Estive a mexer um bocado com o blender 2.8, a tentar fazer a transiçao dos materiais e aspeto do cycles para o eevee, ainda sem sucesso, tenho de investir mais tempo para entender o que cada parametro dos materiais faz para conseguir o mesmo efeito difuso do render em cycles. Pelo que li, a parte de refraction no eevee ainda nao esta num estado "decente", nao sei se isso influenciou muito neste caso. Consegui um material mais parecido a vidro do que a um acrilico ligeiramente fosco, ainda estou a testar no shader editor a ver se consigo ficar mais proximo do conseguido em cycles. (a iluminaçao esta um bocado forçada, nao estava a conseguir um valor suave, com um pouco mais de empenho acredito que fique melhor).

Render em eevee 64 samples:
render_touch2.8.png

#21 2018-11-10 17:57:54

SlykDrako
Membro
Website

Dá uma vista de olhos ao ficheiro que coloquei aqui à uns dias atrás. O vidro que criei é fosco, se tiveres alguma dúvida de como consegui aquele efeito podes perguntar.
Não há muito mais que os programadores do blender possam fazer para as refracções, o Eevee usa as mesmas técnicas que se usam nos jogos. Só poderão dar a volta a isso quando o raytracing em tempo real for amplamente usado, até lá têm de falsear o efeito com as técnicas que existem no momento.

Rodapé do site