Blender PT

Blender 3D, Modelação, Renderização, Arte tudo em Português

Você não está autenticado.

#1 2018-11-09 18:16:46

dodi280
Membro
Registado: 2013-03-25

Blender 2.8

Como é de conhecimentos de todos que já estão familiarizados com o Blender, a versão 2.8 está para ser lançada nos próximos meses, com várias novidades.

Já é possível a algum tempo testar as versões alpha da versão 2.8, sendo que se espera para breve a versão beta. Para quem ainda não tem a versão 2.8, podem sacar através deste link:

https://builder.blender.org/download/

Atenção, visto ser ainda versões alpha, a mesma ainda contém alguns erros e não é recomendado utilizar para trabalhos importantes, com o risco de perder tudo.

Alguém já testou a versão 2.8? o que acharam?

#2 2018-11-10 17:52:05

SlykDrako
Membro
De: Portugal
Registado: 2013-02-24
Website

Re: Blender 2.8

Eu o pouco que tenho feito tenho usado, quase, exclusivamente o blender 2.8. Não tenho tido grandes problemas e já me custa um pouco voltar ao 2.79 tongue
No início estava algo desiludido com o corte nos atalhos de teclado, mas neste momento já, praticamente, todos estão lá, e os que não foram adicionados estão em menus fáceis de aceder, com exceção do Flip Normals.
No geral estou a gostar bastante smile

#3 2018-11-11 22:03:42

dodi280
Membro

Não sei se foi da versão que fui buscar, mas tenho tido vários problemas com o 2.8, está constantemente a bloquear, mesmo em cenas leves e simples... Da outra vez que andei a testar, não tinha me acontecido isso.

Já agora, se puderem me ajudar em algumas duvidas...

Como se faz para modificar o tamanho das texturas ou mover/girar a imagem hdr? Já andei à procura e não encontrei... V

Já agora, sou só eu que acho que deveriam tentar criar um estilo de camadas mais simples como nas versões anteriores? O novo sistema é mais completo, mas perde-se mais tempo também. Já agora, porque ainda não criaram um botão para render?

#4 2018-11-12 19:09:03

SlykDrako
Membro
Website

Eu tive alguns problemas, mas foi por minha culpa, andei a brincar com os drivers da gráfica e andei um tempo com o blender constantemente a estourar. Depois lembrei-me de dar uma limpeza aos drivers e deste então tem funcionado quase sem problemas nenhuns. Eu também compilo o blender todos os dias e talvez isso também ajude a não tantos problemas, imagino que ao compilar a blender "adapta-se" melhor ao meu sistema. Por certo, uso linux.

Para modificar a imagem hdr adiciona um nó "Input/Texture Coordinates", liga o "Generated" a um nó "Vector/Mapping", por fim liga esse nó ao vector da imagem "Texture/Environment Texture".

Sobre as camadas, na verdade ainda não as usei, não sei muito bem como funcionam. A não ser que te estejas a referir às colecções/collections, a substituição dos antigos 20 layers. Se for o caso, diria que é uma questão de hábito, no início também achei um pouco confuso, mas agora parece-me bastante melhor e não é tão confuso como me parecei inicialmente.

O botão de render, curiosamente, também pensei nisso recentemente, sobretudo quando agora têm uma área dedicada ao render, mas nem nessa área há um botão para renderizar. Eu raramente usava os botões para renderizar, mas neste caso acho que, pelo menos, nessa área deveria de haver os botões de render. Além de que, quando se escolhe no render mode a opção para usar essa área de render, o blender deveria de mudar automaticamente para essa área/workspace.

Bom a versão completa só estará disponível para o ano, ainda têm muito trabalho pela frente, continua a haver umas quantas coisas que não funcionam muito bem, e algumas delas básicas. Pessoalmente acho que deveriam de dar alguma prioridade a corrigir esses problemas, porque em momentos tornam o uso do blender 2.8 menos agradável para trabalhar.

#5 2018-11-13 21:17:32

HugoA
Membro
Registado: 2018-11-10

dodi280 escreveu:

Não sei se foi da versão que fui buscar, mas tenho tido vários problemas com o 2.8, está constantemente a bloquear, mesmo em cenas leves e simples... Da outra vez que andei a testar, não tinha me acontecido isso.

Já agora, se puderem me ajudar em algumas duvidas...

Como se faz para modificar o tamanho das texturas ou mover/girar a imagem hdr? Já andei à procura e não encontrei... V

Já agora, sou só eu que acho que deveriam tentar criar um estilo de camadas mais simples como nas versões anteriores? O novo sistema é mais completo, mas perde-se mais tempo também. Já agora, porque ainda não criaram um botão para render?

Boas, Tudo bem?. Para fazeres ou alterares o hdri abre o menu Shading, coloca uma imagem hdri como fazias antes  e depois. No menu do shading ves que por cima esta escrito object. Muda para world. Assim já te aparece os nodes para conseguires girar ou mover.

QUanto ao botão para render é F12 para imagem  e Ctrl F12 para animação

#6 2018-11-14 20:06:29

dodi280
Membro

Obrigados amigos...

A parte do botão "render", certamente vai estar corrigida até a versão final, penso eu... Pois não tem lógica não ter qualquer botão.

A parte das imagens hdr e texturas é que achava bastante fácil e simples editar as dimensões e posição no Blender até ao 2.79.

Tenho de me adaptar melhor ao 2.8, mas como ultimamente é só para trabalho, fico com receio de começar algum trabalho nessa versão e depois perder tudo, pois já aconteceu de ficar com um save corrompido de uns testes que estava a fazer...

#7 2018-11-15 19:47:47

SlykDrako
Membro
Website

É de momento talvez seja melhor não usar o 2.8 para trabalho sério, eu nunca tive problemas de ficheiros corruptos e crashes são muito raros, mas como disse talvez seja por compilar o blender ou talvez o hardware que tenho que se adapta melhor, não sei.

Quando ao problema que falas das imagens hdr e texturas, não entendo bem, o método é exactamente o mesmo, nesse aspecto não mudou nada. Talvez estejas a usar o addon node wrangler, se for o caso podes-o activar no blender 2.8 também, e para adicionar uma textura ou hdri só tens de carregar em CTRL+T.

#8 2018-11-15 22:10:19

dodi280
Membro

Obrigado pelo esclarecimento SlyDrako wink

Mas penso que igual não está, pelo menos não trabalhava desta forma no 2.79, que era muito mais simples, pelo menos eu achava, pois me habituei a trabalhar assim.

No 2.79, no separador "world" eu apenas adicionava a imagem no environment texture, depois passava para o separador "texture" e conseguia editar a posição da mesma, não era preciso ir ao node editor, pois era tudo automático através do separador "texture".

Agora no 2.8, no separador texture apenas me aparece a opção "Brush", de resto tenho que ir ao node editor e adicionar um nó de texture cordinate e outro de mapping para depois conseguir fazer o mesmo que no outro era automático assim que se introduzia a textura. No caso tenho muito mais trabalho ao adicionar isso tudo de forma manual em cada material que preciso criar com texturas.

A nao ser que era algum addon que usava que tornava isso mais simples...

Já agora, fui buscar outra versão mais actual do 2.8, e já está muito mais estável, não tem nada a ver com a que estava a usar da outra vez.

#9 2018-11-16 22:02:03

SlykDrako
Membro
Website

Tens razão! Na verdade nunca tinha feito isso, por isso que nem me apercebi que mudaram isso, sempre fui pelo editor de nós.

Sobre o blender, recomendo que o actualizes dia sim dia sim hehe, como mínimo uma vez por semana. Eles fazem alterações e adições todos os dias.

#10 2018-11-17 22:47:36

dodi280
Membro

Sim, por acaso agora vou tentar me habituar a actualizar com mais frequência... Também já andei a ler em qualquer lado que está para breve uma versao beta. Vamos lá ver.

Já agora, porque não colocar o nome de Blender 3 em vez de 2.8? Penso que em termos de mediatismo, colocar um número inteiro chama mais a atenção, caso contrario, apenas parece mais uma atualização para quem não está familiarizado com o programa. Visto ser talvez a maior atualização de sempre a par da 2.5 (que acho que também deveria ter se chamado Blender 3 pelo tamanho da mudança), tinha toda a lógica ter outra designação.

Alguém já andou a fazer testes entre o Blender 2.79 e o Blender 2.8 para ver se o Cycles tem melhorias significativas? Em apenas fiz um de interior e pareceu que a luz se expande de maneira mais homogênea e natural.

Rodapé do site